Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taísa dos Santos Praxedes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25365
Resumo: A área da enfermagem paliativa domiciliar, introduzida pelo Cofen nº 0464/2014 que normatiza a atuação da equipe de enfermagem na atenção domiciliar tem como principal objetivo ofertar uma melhor qualidade de vida a pacientes idoso, adulto, adolescente ou criança. Que são diagnosticados com doenças crônicas, terminais e degenerativas. Assim como, supervisionar, organizar, avaliar, coordenar materiais, insumos e equipamentos utilizados em todos os procedimentos acompanhado do plano de cuidado. Simultaneamente a isso, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar os benefícios e impactos que a visita domiciliar realizada pelo enfermeiro possui na evolução do paciente paliativo. Que tem como objetivos específicos: Identificar a sistematização da enfermagem durante a assistência a domicílio; Identificar a importância do atendimento do enfermeiro no âmbito domiciliar; Qualificar a assistência e cuidados domiciliares baseado nas necessidades e carências do usuário. Utilizou-se como descritores “cuidado paliativo’’, “cuidado domiciliar”, “Assistência de enfermagem”. A revisão compreendeu artigos publicados em um período entre 2017 a 2022, na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Ciências da Saúde (DeCS), PubMed. O cuidado paliativo se faz de suma importância aos pacientes desinstitucionalizados que necessitam ser acompanhados em suas residências por acometimento de doenças terminais ou patologias crônicas e degenerativas. Assim, afirma-se que, o cuidado Paliativo e o atendimento domiciliar sob intermediação do enfermeiro prestará uma assistência holística, considerando o biopsicossocial do paciente em uma assistência individualizada, sendo capaz de promover saúde, prevenir agravos e realizar tratamento e reabilitação com o apoio da equipe multidisciplinar e dos cuidados familiares.
id Ânima_86f15aa36284e2efacd38a7295045366
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25365
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagemAssistência DomiciliarCuidados PaliativosAssistência em EnfermagemA área da enfermagem paliativa domiciliar, introduzida pelo Cofen nº 0464/2014 que normatiza a atuação da equipe de enfermagem na atenção domiciliar tem como principal objetivo ofertar uma melhor qualidade de vida a pacientes idoso, adulto, adolescente ou criança. Que são diagnosticados com doenças crônicas, terminais e degenerativas. Assim como, supervisionar, organizar, avaliar, coordenar materiais, insumos e equipamentos utilizados em todos os procedimentos acompanhado do plano de cuidado. Simultaneamente a isso, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar os benefícios e impactos que a visita domiciliar realizada pelo enfermeiro possui na evolução do paciente paliativo. Que tem como objetivos específicos: Identificar a sistematização da enfermagem durante a assistência a domicílio; Identificar a importância do atendimento do enfermeiro no âmbito domiciliar; Qualificar a assistência e cuidados domiciliares baseado nas necessidades e carências do usuário. Utilizou-se como descritores “cuidado paliativo’’, “cuidado domiciliar”, “Assistência de enfermagem”. A revisão compreendeu artigos publicados em um período entre 2017 a 2022, na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Ciências da Saúde (DeCS), PubMed. O cuidado paliativo se faz de suma importância aos pacientes desinstitucionalizados que necessitam ser acompanhados em suas residências por acometimento de doenças terminais ou patologias crônicas e degenerativas. Assim, afirma-se que, o cuidado Paliativo e o atendimento domiciliar sob intermediação do enfermeiro prestará uma assistência holística, considerando o biopsicossocial do paciente em uma assistência individualizada, sendo capaz de promover saúde, prevenir agravos e realizar tratamento e reabilitação com o apoio da equipe multidisciplinar e dos cuidados familiares.Wellington Pereira RodriguesTaísa dos Santos Praxedes2022-07-29T13:36:17Z2022-07-29T13:36:17Z2022-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 fapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25365Faculdade AGES Campus LagartoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-29T13:36:27Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25365Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-29T13:36:27Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagem
title Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagem
spellingShingle Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagem
Taísa dos Santos Praxedes
Assistência Domiciliar
Cuidados Paliativos
Assistência em Enfermagem
title_short Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagem
title_full Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagem
title_fullStr Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagem
title_full_unstemmed Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagem
title_sort Pacientes domiciliares e cuidados paliativos: condutas e importância do papel da enfermagem
author Taísa dos Santos Praxedes
author_facet Taísa dos Santos Praxedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wellington Pereira Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Taísa dos Santos Praxedes
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Domiciliar
Cuidados Paliativos
Assistência em Enfermagem
topic Assistência Domiciliar
Cuidados Paliativos
Assistência em Enfermagem
description A área da enfermagem paliativa domiciliar, introduzida pelo Cofen nº 0464/2014 que normatiza a atuação da equipe de enfermagem na atenção domiciliar tem como principal objetivo ofertar uma melhor qualidade de vida a pacientes idoso, adulto, adolescente ou criança. Que são diagnosticados com doenças crônicas, terminais e degenerativas. Assim como, supervisionar, organizar, avaliar, coordenar materiais, insumos e equipamentos utilizados em todos os procedimentos acompanhado do plano de cuidado. Simultaneamente a isso, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar os benefícios e impactos que a visita domiciliar realizada pelo enfermeiro possui na evolução do paciente paliativo. Que tem como objetivos específicos: Identificar a sistematização da enfermagem durante a assistência a domicílio; Identificar a importância do atendimento do enfermeiro no âmbito domiciliar; Qualificar a assistência e cuidados domiciliares baseado nas necessidades e carências do usuário. Utilizou-se como descritores “cuidado paliativo’’, “cuidado domiciliar”, “Assistência de enfermagem”. A revisão compreendeu artigos publicados em um período entre 2017 a 2022, na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Ciências da Saúde (DeCS), PubMed. O cuidado paliativo se faz de suma importância aos pacientes desinstitucionalizados que necessitam ser acompanhados em suas residências por acometimento de doenças terminais ou patologias crônicas e degenerativas. Assim, afirma-se que, o cuidado Paliativo e o atendimento domiciliar sob intermediação do enfermeiro prestará uma assistência holística, considerando o biopsicossocial do paciente em uma assistência individualizada, sendo capaz de promover saúde, prevenir agravos e realizar tratamento e reabilitação com o apoio da equipe multidisciplinar e dos cuidados familiares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29T13:36:17Z
2022-07-29T13:36:17Z
2022-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25365
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.coverage.none.fl_str_mv Faculdade AGES Campus Lagarto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415847583744000