Aeronaves não tripuladas: uma análise cronológica dos desafios práticos e de legislação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17731 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer uma evolução cronológica dos veículos aéreos não tripulados, também chamados de drones e do sistemas de aeronaves remotamente pilotadas, evidenciando o constante avanço tecnológico frente às necessidades regulatórias que buscam viabilizar o uso militar, comercial e civil desses meios aéreos junto à aviação convencional, buscando mitigar ao máximo o risco de colisão, acidente ou qualquer outro fator que ponha em risco vidas humanas durante a operação desses. A pesquisa tem caráter exploratório, análise bibliográfica e documental, com foco em artigos científicos, regulamentos, reportagens, leis e dados estatísticos dos órgãos que regulam a aviação pelos mais diversos países, ressaltando-se a International Civil Aviation Organization (ICAO), a Federal Aviation Administration (FAA), a European Union Aviation Safety Agency (EASA), e em âmbito brasileiro a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica (COMAER) que atuam como órgãos regulatórios no Brasil. Buscando ainda apontar as soluções utilizadas e a busca constante por evolução regulatória |
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Aeronaves não tripuladas: uma análise cronológica dos desafios práticos e de legislaçãoUNMANNED AIRCRAFT: A CHRONOLOGICAL ANALYSIS OF PRACTICAL AND LEGISLATION CHALLENGESDroneVeículo aéreo não tripuladoSistemas de Aeronaves Remotamente PilotadasEsta pesquisa tem por objetivo estabelecer uma evolução cronológica dos veículos aéreos não tripulados, também chamados de drones e do sistemas de aeronaves remotamente pilotadas, evidenciando o constante avanço tecnológico frente às necessidades regulatórias que buscam viabilizar o uso militar, comercial e civil desses meios aéreos junto à aviação convencional, buscando mitigar ao máximo o risco de colisão, acidente ou qualquer outro fator que ponha em risco vidas humanas durante a operação desses. A pesquisa tem caráter exploratório, análise bibliográfica e documental, com foco em artigos científicos, regulamentos, reportagens, leis e dados estatísticos dos órgãos que regulam a aviação pelos mais diversos países, ressaltando-se a International Civil Aviation Organization (ICAO), a Federal Aviation Administration (FAA), a European Union Aviation Safety Agency (EASA), e em âmbito brasileiro a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica (COMAER) que atuam como órgãos regulatórios no Brasil. Buscando ainda apontar as soluções utilizadas e a busca constante por evolução regulatóriaSilva, Orlando FlavioSantos, Maxsuel2021-11-28T02:23:01Z2021-11-28T02:23:01Z2021-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17731PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-04-13T18:43:21Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17731Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-04-13T18:43:21Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer uma evolução cronológica dos veículos aéreos não tripulados, também chamados de drones e do sistemas de aeronaves remotamente pilotadas, evidenciando o constante avanço tecnológico frente às necessidades regulatórias que buscam viabilizar o uso militar, comercial e civil desses meios aéreos junto à aviação convencional, buscando mitigar ao máximo o risco de colisão, acidente ou qualquer outro fator que ponha em risco vidas humanas durante a operação desses. A pesquisa tem caráter exploratório, análise bibliográfica e documental, com foco em artigos científicos, regulamentos, reportagens, leis e dados estatísticos dos órgãos que regulam a aviação pelos mais diversos países, ressaltando-se a International Civil Aviation Organization (ICAO), a Federal Aviation Administration (FAA), a European Union Aviation Safety Agency (EASA), e em âmbito brasileiro a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica (COMAER) que atuam como órgãos regulatórios no Brasil. Buscando ainda apontar as soluções utilizadas e a busca constante por evolução regulatória |
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