O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreazza, Daniel Vargas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7187
Resumo: Esta monografia é resultado da realização de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial que teve por objetivo a identificação, no ordenamento jurídico brasileiro, de limites quantitativos e qualitativos para a incidência de juros remuneratórios sobre os contratos de mútuo bancários. Inicia-se com a conceituação, classificação e contextualização histórica dos juros, bem como, o delineamento do contrato de mútuo, das instituições financeiras, dos bancos e do Sistema Financeiro Nacional. Na sequência são analisados os princípios jurídicos concernentes à limitação dos juros, incluindo-se a livre-iniciativa, a proteção ao consumidor, a função social do contrato e a equivalência material dos contratos. Por último, são abordadas as regras diretamente relacionadas à limitação dos juros remuneratórios, tendo por base a discussão sobre a vigência e o alcance do Decreto nº 22.626/33 ou Lei de Usura, da Lei nº 4.595/64 ou Lei da Reforma Bancária, e do §3º do art. 192 da CRFB, além de outras legislações específicas. Concluiu-se, ao final, pela confirmação da hipótese de existência de limites quantitativos e qualitativos para incidência de juros remuneratórios bancários, verificando-se significativa divergência entre as posições da ciência jurídica e a da jurisprudência dominante.
id Ânima_8a3df6a4c8f41f47bd6e23faa949b0e0
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7187
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no BrasilJurosJuros remuneratóriosCapitalização dos jurosJuros abusivosMútuo feneratícioInstituições financeirasSistema Financeiro NacionalEsta monografia é resultado da realização de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial que teve por objetivo a identificação, no ordenamento jurídico brasileiro, de limites quantitativos e qualitativos para a incidência de juros remuneratórios sobre os contratos de mútuo bancários. Inicia-se com a conceituação, classificação e contextualização histórica dos juros, bem como, o delineamento do contrato de mútuo, das instituições financeiras, dos bancos e do Sistema Financeiro Nacional. Na sequência são analisados os princípios jurídicos concernentes à limitação dos juros, incluindo-se a livre-iniciativa, a proteção ao consumidor, a função social do contrato e a equivalência material dos contratos. Por último, são abordadas as regras diretamente relacionadas à limitação dos juros remuneratórios, tendo por base a discussão sobre a vigência e o alcance do Decreto nº 22.626/33 ou Lei de Usura, da Lei nº 4.595/64 ou Lei da Reforma Bancária, e do §3º do art. 192 da CRFB, além de outras legislações específicas. Concluiu-se, ao final, pela confirmação da hipótese de existência de limites quantitativos e qualitativos para incidência de juros remuneratórios bancários, verificando-se significativa divergência entre as posições da ciência jurídica e a da jurisprudência dominante.Ardenghi, Régis SchneiderAndreazza, Daniel Vargas2017-10-23T19:17:41Z2020-11-27T05:52:05Z2017-10-23T19:17:41Z2020-11-27T05:52:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7187Direito - FlorianópolisFlorianópolisporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T22:27:01Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7187Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:27:01Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no Brasil
title O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no Brasil
spellingShingle O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no Brasil
Andreazza, Daniel Vargas
Juros
Juros remuneratórios
Capitalização dos juros
Juros abusivos
Mútuo feneratício
Instituições financeiras
Sistema Financeiro Nacional
title_short O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no Brasil
title_full O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no Brasil
title_fullStr O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no Brasil
title_full_unstemmed O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no Brasil
title_sort O limite da incidência de juros nos mútuos bancários no Brasil
author Andreazza, Daniel Vargas
author_facet Andreazza, Daniel Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ardenghi, Régis Schneider
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreazza, Daniel Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Juros
Juros remuneratórios
Capitalização dos juros
Juros abusivos
Mútuo feneratício
Instituições financeiras
Sistema Financeiro Nacional
topic Juros
Juros remuneratórios
Capitalização dos juros
Juros abusivos
Mútuo feneratício
Instituições financeiras
Sistema Financeiro Nacional
description Esta monografia é resultado da realização de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial que teve por objetivo a identificação, no ordenamento jurídico brasileiro, de limites quantitativos e qualitativos para a incidência de juros remuneratórios sobre os contratos de mútuo bancários. Inicia-se com a conceituação, classificação e contextualização histórica dos juros, bem como, o delineamento do contrato de mútuo, das instituições financeiras, dos bancos e do Sistema Financeiro Nacional. Na sequência são analisados os princípios jurídicos concernentes à limitação dos juros, incluindo-se a livre-iniciativa, a proteção ao consumidor, a função social do contrato e a equivalência material dos contratos. Por último, são abordadas as regras diretamente relacionadas à limitação dos juros remuneratórios, tendo por base a discussão sobre a vigência e o alcance do Decreto nº 22.626/33 ou Lei de Usura, da Lei nº 4.595/64 ou Lei da Reforma Bancária, e do §3º do art. 192 da CRFB, além de outras legislações específicas. Concluiu-se, ao final, pela confirmação da hipótese de existência de limites quantitativos e qualitativos para incidência de juros remuneratórios bancários, verificando-se significativa divergência entre as posições da ciência jurídica e a da jurisprudência dominante.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-10-23T19:17:41Z
2017-10-23T19:17:41Z
2020-11-27T05:52:05Z
2020-11-27T05:52:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7187
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415814002049024