Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9184 |
Resumo: | Este trabalho tem como temática a análise da contextualização de questões de matemática do ENEM de 2018. Utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade documental. A educação é a base de desenvolvimento da sociedade brasileira, portanto esse direito fundamental merece atenção de todos os meios governamentais, através de políticas públicas que garantam acesso igualitário nos diversos níveis educacionais. Uma dessas políticas é o ENEM, que tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos alunos que estão ao final do ensino médio, além de ser uma das ferramentas classificatórias para ingressar em universidades. Ao analisar a contextualização de uma prova do ENEM, percebemos como os docentes devem trabalhar os conteúdos para que tenham significado com o planejamento de exercícios contextualizados no ensino regular. Através do arquivo Microdados Enem 2018, montamos uma tabela com a análise das questões uma a uma, que nos permitiu constatar que 93% das questões da área de conhecimento Matemática e suas tecnologias são contextualizadas, e apenas 23% das questões são interdisciplinares relacionadas com as áreas de física, química, biologia, geografia, educação física. Com base nesses dados, verificamos que a contextualização tem sido bem explorada nas questões, por outro lado a interdisciplinaridade precisa ser melhor representada nas questões para condizer com a Matriz de Referência do ENEM. |
id |
Ânima_8b68cc82b3ed2969014961f95059132a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9184 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018ContextualizaçãoEnemMatemáticaEste trabalho tem como temática a análise da contextualização de questões de matemática do ENEM de 2018. Utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade documental. A educação é a base de desenvolvimento da sociedade brasileira, portanto esse direito fundamental merece atenção de todos os meios governamentais, através de políticas públicas que garantam acesso igualitário nos diversos níveis educacionais. Uma dessas políticas é o ENEM, que tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos alunos que estão ao final do ensino médio, além de ser uma das ferramentas classificatórias para ingressar em universidades. Ao analisar a contextualização de uma prova do ENEM, percebemos como os docentes devem trabalhar os conteúdos para que tenham significado com o planejamento de exercícios contextualizados no ensino regular. Através do arquivo Microdados Enem 2018, montamos uma tabela com a análise das questões uma a uma, que nos permitiu constatar que 93% das questões da área de conhecimento Matemática e suas tecnologias são contextualizadas, e apenas 23% das questões são interdisciplinares relacionadas com as áreas de física, química, biologia, geografia, educação física. Com base nesses dados, verificamos que a contextualização tem sido bem explorada nas questões, por outro lado a interdisciplinaridade precisa ser melhor representada nas questões para condizer com a Matriz de Referência do ENEM.Garcia, Vanessa Soares SandriniJulião, Mylena Luiz2019-12-17T21:37:58Z2020-11-29T01:55:00Z2019-12-17T21:37:58Z2020-11-29T01:55:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9184Matemática - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:51:46Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9184Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:51:46Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018 |
title |
Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018 |
spellingShingle |
Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018 Julião, Mylena Luiz Contextualização Enem Matemática |
title_short |
Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018 |
title_full |
Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018 |
title_fullStr |
Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018 |
title_full_unstemmed |
Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018 |
title_sort |
Análise da contextualização de questões de matemática do Enem de 2018 |
author |
Julião, Mylena Luiz |
author_facet |
Julião, Mylena Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Vanessa Soares Sandrini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Julião, Mylena Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Enem Matemática |
topic |
Contextualização Enem Matemática |
description |
Este trabalho tem como temática a análise da contextualização de questões de matemática do ENEM de 2018. Utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade documental. A educação é a base de desenvolvimento da sociedade brasileira, portanto esse direito fundamental merece atenção de todos os meios governamentais, através de políticas públicas que garantam acesso igualitário nos diversos níveis educacionais. Uma dessas políticas é o ENEM, que tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos alunos que estão ao final do ensino médio, além de ser uma das ferramentas classificatórias para ingressar em universidades. Ao analisar a contextualização de uma prova do ENEM, percebemos como os docentes devem trabalhar os conteúdos para que tenham significado com o planejamento de exercícios contextualizados no ensino regular. Através do arquivo Microdados Enem 2018, montamos uma tabela com a análise das questões uma a uma, que nos permitiu constatar que 93% das questões da área de conhecimento Matemática e suas tecnologias são contextualizadas, e apenas 23% das questões são interdisciplinares relacionadas com as áreas de física, química, biologia, geografia, educação física. Com base nesses dados, verificamos que a contextualização tem sido bem explorada nas questões, por outro lado a interdisciplinaridade precisa ser melhor representada nas questões para condizer com a Matriz de Referência do ENEM. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T21:37:58Z 2019-12-17T21:37:58Z 2019 2020-11-29T01:55:00Z 2020-11-29T01:55:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9184 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matemática - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415829911044096 |