Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Catarina Rivadávia Silva de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3404
Resumo: This work, based on theoretical and analytical frameworks from Discourse Analysis (Pêcheux, 1969 and 1975, and Orlandi, 1983, 1990, 1999), expects to understand the senses produced about Special Needs people, especially the discourse on “general and unrestricted inclusion for all”. This study analyses the following materials: three posters of campaigns produced by Fundação Catarinense de Educação Especial (Special Education Foundation of Santa Catarina State, Brazil), three reports published by the diaries Diário de Santa Catarina, Diário do Nordeste and O Mossoroense, one report published in the magazine Gente Especial, and finally a paper presented at PUC/MG in the conference III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. With this research the intention is to contrast the senses built through these materials with those developed by the inclusion discourse
id Ânima_8c3e6628e83d9813530c2d53316c7c83
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3404
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especialAnálise do discursoPortador de necessidades especiaisIncapacidadeInclusãoExclusãoThis work, based on theoretical and analytical frameworks from Discourse Analysis (Pêcheux, 1969 and 1975, and Orlandi, 1983, 1990, 1999), expects to understand the senses produced about Special Needs people, especially the discourse on “general and unrestricted inclusion for all”. This study analyses the following materials: three posters of campaigns produced by Fundação Catarinense de Educação Especial (Special Education Foundation of Santa Catarina State, Brazil), three reports published by the diaries Diário de Santa Catarina, Diário do Nordeste and O Mossoroense, one report published in the magazine Gente Especial, and finally a paper presented at PUC/MG in the conference III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. With this research the intention is to contrast the senses built through these materials with those developed by the inclusion discourseO presente trabalho, baseando-se nos dispositivos teóricos e analíticos da Análise do Discurso (Pêcheux, 1969 e 1975 e Orlandi, 1983, 1990, 1999), pretende compreender os sentidos produzidos sobre o Portador de Necessidades Especiais (PNE), especificamente o discurso da "inclusão total e irrestrita para todos". São analisados três cartazes de divulgação de campanhas produzidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial, três reportagens veiculadas respectivamente pelos jornais Diário de Santa Catarina, Diário do Nordeste e O Mossoroense, bem como uma reportagem veiculada pela revista Gente Especial e um artigo divulgado no III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva, na PUC/MG. Busca-se, com esta discussão, confrontar os sentidos construídos no material pesquisado com o discurso sobre inclusãoMartins, Marci FiletiSouza, Catarina Rivadávia Silva de2018-01-17T17:16:39Z2020-11-26T21:38:37Z2018-01-17T17:16:39Z2020-11-26T21:38:37Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis84 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3404Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemFlorianópolisporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T16:56:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3404Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:56:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especial
title Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especial
spellingShingle Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especial
Souza, Catarina Rivadávia Silva de
Análise do discurso
Portador de necessidades especiais
Incapacidade
Inclusão
Exclusão
title_short Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especial
title_full Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especial
title_fullStr Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especial
title_full_unstemmed Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especial
title_sort Exclusão pela inclusão: a constituição de sentidos na educação especial
author Souza, Catarina Rivadávia Silva de
author_facet Souza, Catarina Rivadávia Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Marci Fileti
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Catarina Rivadávia Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Portador de necessidades especiais
Incapacidade
Inclusão
Exclusão
topic Análise do discurso
Portador de necessidades especiais
Incapacidade
Inclusão
Exclusão
description This work, based on theoretical and analytical frameworks from Discourse Analysis (Pêcheux, 1969 and 1975, and Orlandi, 1983, 1990, 1999), expects to understand the senses produced about Special Needs people, especially the discourse on “general and unrestricted inclusion for all”. This study analyses the following materials: three posters of campaigns produced by Fundação Catarinense de Educação Especial (Special Education Foundation of Santa Catarina State, Brazil), three reports published by the diaries Diário de Santa Catarina, Diário do Nordeste and O Mossoroense, one report published in the magazine Gente Especial, and finally a paper presented at PUC/MG in the conference III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. With this research the intention is to contrast the senses built through these materials with those developed by the inclusion discourse
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2018-01-17T17:16:39Z
2018-01-17T17:16:39Z
2020-11-26T21:38:37Z
2020-11-26T21:38:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3404
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415803746975744