Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11532 |
Resumo: | A pesquisa, como estratégia de ensino, é reconhecida entre os professores das ciências da natureza e matemática e alunos. No entanto, ainda não é devidamente explorada na busca do conhecimento significativo. Pesquisar amplia significativamente os conhecimentos obtidos em sala de aula, não ficando, assim, restritos e fragmentados. A pesquisa para a realização do presente trabalho foi de abordagem qualitativa e nível descritivo, no qual se faz observações e aplicação de questionário semiestruturado no campo de estudo. Portanto, levou à análise e descrição do conhecimento dessas investigações, obtendo-se, assim, a percepção dos alunos e professores a respeito da pesquisa como método de ensino nas escolas públicas da região da Amurel. Os resultados apontam para a importância da pesquisa como estratégia de ensino. Todavia, o método predominante nas salas de aula ainda é o tradicional, no qual o professor repassa as informações no quadro e os alunos copiam e memorizam os conteúdos para as avaliações. Apesar da percepção positiva de que a pesquisa pode ajudar a formar um aluno mais crítico, a pesquisa ainda não faz parte efetiva da rotina da sala de aula. |
id |
Ânima_9102fe44db91239f271523bb995ecd75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11532 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimentoPesquisarAmurelConhecimentoA pesquisa, como estratégia de ensino, é reconhecida entre os professores das ciências da natureza e matemática e alunos. No entanto, ainda não é devidamente explorada na busca do conhecimento significativo. Pesquisar amplia significativamente os conhecimentos obtidos em sala de aula, não ficando, assim, restritos e fragmentados. A pesquisa para a realização do presente trabalho foi de abordagem qualitativa e nível descritivo, no qual se faz observações e aplicação de questionário semiestruturado no campo de estudo. Portanto, levou à análise e descrição do conhecimento dessas investigações, obtendo-se, assim, a percepção dos alunos e professores a respeito da pesquisa como método de ensino nas escolas públicas da região da Amurel. Os resultados apontam para a importância da pesquisa como estratégia de ensino. Todavia, o método predominante nas salas de aula ainda é o tradicional, no qual o professor repassa as informações no quadro e os alunos copiam e memorizam os conteúdos para as avaliações. Apesar da percepção positiva de que a pesquisa pode ajudar a formar um aluno mais crítico, a pesquisa ainda não faz parte efetiva da rotina da sala de aula.Reynaldo, Gilson RochaDelfino, Alessandro2017-12-14T22:57:11Z2020-11-29T07:11:13Z2017-12-14T22:57:11Z2020-11-29T07:11:13Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11532Química Licenciatura - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T08:54:53Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11532Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:54:53Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento |
title |
Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento |
spellingShingle |
Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento Delfino, Alessandro Pesquisar Amurel Conhecimento |
title_short |
Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento |
title_full |
Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento |
title_fullStr |
Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento |
title_sort |
Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento |
author |
Delfino, Alessandro |
author_facet |
Delfino, Alessandro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reynaldo, Gilson Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delfino, Alessandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisar Amurel Conhecimento |
topic |
Pesquisar Amurel Conhecimento |
description |
A pesquisa, como estratégia de ensino, é reconhecida entre os professores das ciências da natureza e matemática e alunos. No entanto, ainda não é devidamente explorada na busca do conhecimento significativo. Pesquisar amplia significativamente os conhecimentos obtidos em sala de aula, não ficando, assim, restritos e fragmentados. A pesquisa para a realização do presente trabalho foi de abordagem qualitativa e nível descritivo, no qual se faz observações e aplicação de questionário semiestruturado no campo de estudo. Portanto, levou à análise e descrição do conhecimento dessas investigações, obtendo-se, assim, a percepção dos alunos e professores a respeito da pesquisa como método de ensino nas escolas públicas da região da Amurel. Os resultados apontam para a importância da pesquisa como estratégia de ensino. Todavia, o método predominante nas salas de aula ainda é o tradicional, no qual o professor repassa as informações no quadro e os alunos copiam e memorizam os conteúdos para as avaliações. Apesar da percepção positiva de que a pesquisa pode ajudar a formar um aluno mais crítico, a pesquisa ainda não faz parte efetiva da rotina da sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-14T22:57:11Z 2017-12-14T22:57:11Z 2017 2020-11-29T07:11:13Z 2020-11-29T07:11:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11532 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Química Licenciatura - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
73 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415837440868352 |