A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balan, Matheus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13518
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a possibilidade de se utilizar outras espécies de precedentes como base para a concessão da tutela provisória da evidência, prevista no artigo 311, inciso II, do Código de Processo Civil, que não apenas as hipóteses de tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante. Para tanto, deve-se, primeiramente, analisar a tutela provisória como um todo para, então, aprofundar-se na tutela da evidência, verificando seus pontos mais relevantes e, acima de tudo, a hipótese específica do art. 311, II, CPC. Feito isto, faz-se necessário abordar o tema dos precedentes, a fim de entender as características essenciais que os constituem, bem como a sua valorização na vigência do novo CPC, principalmente no tocante ao diálogo atual entre as tradições jurídicas da civil law e da common law, sem se esquecer de relacionar os precedentes com os princípios da segurança jurídica e do livre convencimento motivado do juiz, no intuito de criar uma base suficientemente solidificada para conseguir sustentar posicionamentos dentro do tema proposto. Por fim, levando em consideração todo o arcabouço teórico desenvolvido, como também as possíveis razões que orientaram o legislador a limitar as hipóteses de precedentes no art. 311, II, CPC, e o pensamento de respeitados autores que trabalharam com esta ideia, resta investigar a efetiva utilização dos precedentes judiciais como base para a concessão da tutela da evidência pautada no art. 311, II, CPC, de forma a analisar concretamente a possibilidade de se fundamentar a tutela da evidência em outros precedentes que não aqueles previstos no referido dispositivo legal.
id Ânima_91655bc8272299fe63bb0ae0663bf761
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13518
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidênciaTutela da evidênciaPrecedentesRol exemplificativo do art. 311, II, CPCPrincípio da segurança jurídicaAproximação entre as tradições jurídicasO presente trabalho tem como objetivo verificar a possibilidade de se utilizar outras espécies de precedentes como base para a concessão da tutela provisória da evidência, prevista no artigo 311, inciso II, do Código de Processo Civil, que não apenas as hipóteses de tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante. Para tanto, deve-se, primeiramente, analisar a tutela provisória como um todo para, então, aprofundar-se na tutela da evidência, verificando seus pontos mais relevantes e, acima de tudo, a hipótese específica do art. 311, II, CPC. Feito isto, faz-se necessário abordar o tema dos precedentes, a fim de entender as características essenciais que os constituem, bem como a sua valorização na vigência do novo CPC, principalmente no tocante ao diálogo atual entre as tradições jurídicas da civil law e da common law, sem se esquecer de relacionar os precedentes com os princípios da segurança jurídica e do livre convencimento motivado do juiz, no intuito de criar uma base suficientemente solidificada para conseguir sustentar posicionamentos dentro do tema proposto. Por fim, levando em consideração todo o arcabouço teórico desenvolvido, como também as possíveis razões que orientaram o legislador a limitar as hipóteses de precedentes no art. 311, II, CPC, e o pensamento de respeitados autores que trabalharam com esta ideia, resta investigar a efetiva utilização dos precedentes judiciais como base para a concessão da tutela da evidência pautada no art. 311, II, CPC, de forma a analisar concretamente a possibilidade de se fundamentar a tutela da evidência em outros precedentes que não aqueles previstos no referido dispositivo legal.Filho, RuyBalan, Matheus2021-06-23T19:34:27Z2021-06-23T19:34:27Z2021-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis95 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13518Curitiba- PRAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-06-28T13:10:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13518Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-06-28T13:10:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidência
title A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidência
spellingShingle A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidência
Balan, Matheus
Tutela da evidência
Precedentes
Rol exemplificativo do art. 311, II, CPC
Princípio da segurança jurídica
Aproximação entre as tradições jurídicas
title_short A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidência
title_full A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidência
title_fullStr A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidência
title_full_unstemmed A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidência
title_sort A utilização dos precedentes como base para a concessão da tutela da evidência
author Balan, Matheus
author_facet Balan, Matheus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Ruy
dc.contributor.author.fl_str_mv Balan, Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Tutela da evidência
Precedentes
Rol exemplificativo do art. 311, II, CPC
Princípio da segurança jurídica
Aproximação entre as tradições jurídicas
topic Tutela da evidência
Precedentes
Rol exemplificativo do art. 311, II, CPC
Princípio da segurança jurídica
Aproximação entre as tradições jurídicas
description O presente trabalho tem como objetivo verificar a possibilidade de se utilizar outras espécies de precedentes como base para a concessão da tutela provisória da evidência, prevista no artigo 311, inciso II, do Código de Processo Civil, que não apenas as hipóteses de tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante. Para tanto, deve-se, primeiramente, analisar a tutela provisória como um todo para, então, aprofundar-se na tutela da evidência, verificando seus pontos mais relevantes e, acima de tudo, a hipótese específica do art. 311, II, CPC. Feito isto, faz-se necessário abordar o tema dos precedentes, a fim de entender as características essenciais que os constituem, bem como a sua valorização na vigência do novo CPC, principalmente no tocante ao diálogo atual entre as tradições jurídicas da civil law e da common law, sem se esquecer de relacionar os precedentes com os princípios da segurança jurídica e do livre convencimento motivado do juiz, no intuito de criar uma base suficientemente solidificada para conseguir sustentar posicionamentos dentro do tema proposto. Por fim, levando em consideração todo o arcabouço teórico desenvolvido, como também as possíveis razões que orientaram o legislador a limitar as hipóteses de precedentes no art. 311, II, CPC, e o pensamento de respeitados autores que trabalharam com esta ideia, resta investigar a efetiva utilização dos precedentes judiciais como base para a concessão da tutela da evidência pautada no art. 311, II, CPC, de forma a analisar concretamente a possibilidade de se fundamentar a tutela da evidência em outros precedentes que não aqueles previstos no referido dispositivo legal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-23T19:34:27Z
2021-06-23T19:34:27Z
2021-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13518
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Curitiba- PR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415848441479168