Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar Incisivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Eliege
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26078
Resumo: Um dos defeitos de esmalte que vem desafiando Odontopediatras e a Dentística Restauradora é a Hipomineralização Molar Incisivo, uma alteração de origem sistêmica que afeta diretamente o esmalte dentário, podendo acometer um ou até mesmo os quatro primeiros molares permanentes, podendo ou não estarem associados aos incisivos. Esse esmalte defeituoso apresenta uma diminuição no seu conteúdo mineral e um aumento de conteúdo orgânico, ocasionando menor resistência e dureza. Com isso, facilita o risco de desenvolver lesões cariosas, fraturas quando expostas a forças mastigatórias e falhas nas restaurações provenientes de uma adesão deficiente. Assim, o propósito do presente trabalho é avaliar como ocorre a adesão no esmalte hipomineralizado, compará-lo com a adesão no esmalte sadio e verificar qual o sistema adesivo mais apropriado a ser utilizado nesses casos. Através de uma revisão de literatura foram selecionados artigos científicos através de bases de dados como PubMed, SciELO e Google Acadêmico, além de livros, monografias e teses que contemplaram o tema em questão. Com base nos estudos pode-se concluir que a adesão no esmalte sadio é eficiente e passível de criar microrretenções. Já a adesão em esmalte hipomineralizado é precária devido a diminuição do seu conteúdo mineral. Diante disso, as evidências científicas são limitadas. Ainda não há comprovações revelem se o uso de um adesivo autocondicionante é mais favorável do que o uso de um adesivo com condicionamento prévio, ainda que alguns estudos nos mostrem que o uso de Hipoclorito de Sódio a 5,25%, usado como desproteinizante após o condicionamento ácido, aumenta a força de adesão no esmalte hipomineralizado.
id Ânima_937e0483bb2034ed6535159a8ab2ba9e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26078
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar IncisivoEsmalte dentárioHipomineralização dentáriaIncisivoMolarUm dos defeitos de esmalte que vem desafiando Odontopediatras e a Dentística Restauradora é a Hipomineralização Molar Incisivo, uma alteração de origem sistêmica que afeta diretamente o esmalte dentário, podendo acometer um ou até mesmo os quatro primeiros molares permanentes, podendo ou não estarem associados aos incisivos. Esse esmalte defeituoso apresenta uma diminuição no seu conteúdo mineral e um aumento de conteúdo orgânico, ocasionando menor resistência e dureza. Com isso, facilita o risco de desenvolver lesões cariosas, fraturas quando expostas a forças mastigatórias e falhas nas restaurações provenientes de uma adesão deficiente. Assim, o propósito do presente trabalho é avaliar como ocorre a adesão no esmalte hipomineralizado, compará-lo com a adesão no esmalte sadio e verificar qual o sistema adesivo mais apropriado a ser utilizado nesses casos. Através de uma revisão de literatura foram selecionados artigos científicos através de bases de dados como PubMed, SciELO e Google Acadêmico, além de livros, monografias e teses que contemplaram o tema em questão. Com base nos estudos pode-se concluir que a adesão no esmalte sadio é eficiente e passível de criar microrretenções. Já a adesão em esmalte hipomineralizado é precária devido a diminuição do seu conteúdo mineral. Diante disso, as evidências científicas são limitadas. Ainda não há comprovações revelem se o uso de um adesivo autocondicionante é mais favorável do que o uso de um adesivo com condicionamento prévio, ainda que alguns estudos nos mostrem que o uso de Hipoclorito de Sódio a 5,25%, usado como desproteinizante após o condicionamento ácido, aumenta a força de adesão no esmalte hipomineralizado.Brum, GracielaAlves, Eliege2022-10-29T00:08:37Z2022-10-29T00:08:37Z2021-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26078TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-18T07:54:05Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26078Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-18T07:54:05Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar Incisivo
title Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar Incisivo
spellingShingle Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar Incisivo
Alves, Eliege
Esmalte dentário
Hipomineralização dentária
Incisivo
Molar
title_short Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar Incisivo
title_full Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar Incisivo
title_fullStr Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar Incisivo
title_full_unstemmed Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar Incisivo
title_sort Adesão em esmalte com Hipomineralização Molar Incisivo
author Alves, Eliege
author_facet Alves, Eliege
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brum, Graciela
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Eliege
dc.subject.por.fl_str_mv Esmalte dentário
Hipomineralização dentária
Incisivo
Molar
topic Esmalte dentário
Hipomineralização dentária
Incisivo
Molar
description Um dos defeitos de esmalte que vem desafiando Odontopediatras e a Dentística Restauradora é a Hipomineralização Molar Incisivo, uma alteração de origem sistêmica que afeta diretamente o esmalte dentário, podendo acometer um ou até mesmo os quatro primeiros molares permanentes, podendo ou não estarem associados aos incisivos. Esse esmalte defeituoso apresenta uma diminuição no seu conteúdo mineral e um aumento de conteúdo orgânico, ocasionando menor resistência e dureza. Com isso, facilita o risco de desenvolver lesões cariosas, fraturas quando expostas a forças mastigatórias e falhas nas restaurações provenientes de uma adesão deficiente. Assim, o propósito do presente trabalho é avaliar como ocorre a adesão no esmalte hipomineralizado, compará-lo com a adesão no esmalte sadio e verificar qual o sistema adesivo mais apropriado a ser utilizado nesses casos. Através de uma revisão de literatura foram selecionados artigos científicos através de bases de dados como PubMed, SciELO e Google Acadêmico, além de livros, monografias e teses que contemplaram o tema em questão. Com base nos estudos pode-se concluir que a adesão no esmalte sadio é eficiente e passível de criar microrretenções. Já a adesão em esmalte hipomineralizado é precária devido a diminuição do seu conteúdo mineral. Diante disso, as evidências científicas são limitadas. Ainda não há comprovações revelem se o uso de um adesivo autocondicionante é mais favorável do que o uso de um adesivo com condicionamento prévio, ainda que alguns estudos nos mostrem que o uso de Hipoclorito de Sódio a 5,25%, usado como desproteinizante após o condicionamento ácido, aumenta a força de adesão no esmalte hipomineralizado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22
2022-10-29T00:08:37Z
2022-10-29T00:08:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26078
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415839283216384