Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gyorgia Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4842
Resumo: Atualmente, a prática de atividades esportivas aquáticas está cada vez mais crescente, e o gerenciamento das boas práticas operacionais de um complexo aquático com piscinas coletivas é fundamental para garantir a segurança dos usuários e do meio ambiente. Em 2004, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), desenvolveu o Sistema de Avaliação de Boas Práticas Operacionais em Estação de Tratamento de Águas (ETA). O objetivo deste trabalho foi adaptar o método e aplicá-lo no Complexo Aquático da UNISUL. Foram avaliados os módulos: gestão do complexo aquático da UNISUL, captação de água, casa de máquinas e tratamento de água, piscinas, instalações e estruturas. A porcentagem de pontos alcançada para cada módulo foi, respectivamente, 62,08%, 54,20%, 90,44%, 84,60% e 78,48%. Considerando a fragilidade em cada módulo decorrente de práticas indesejáveis (fatores de riscos), que compromete o funcionamento seguro do complexo aquático, observou-se que dois módulos (Gestão do Complexo Aquático e Captação de Água) alcançaram pontuação abaixo de 70%, ficando abaixo da expectativa. Com isso, apesar da avaliação média final de todos os módulos ter alcançado um valor de 73,96%, o Complexo Aquático da UNISUL foi avaliado como "abaixo da expectativa". A partir do método proposto nesse trabalho, se obteve uma satisfatória avaliação qualitativa dos riscos ambientais, identificando as possíveis situações que podem conduzir a um evento indesejável. Esse método também se mostrou aplicável no processo de licenciamento e auditoria ambiental, podendo se tornar uma ferramenta auxiliar na implantação da ISO 14.000, por exemplo
id Ânima_94aaebfaf0868502684c360ba2c993b7
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4842
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)PiscinasInstalações esportivasAvaliação de riscos ambientaisAtualmente, a prática de atividades esportivas aquáticas está cada vez mais crescente, e o gerenciamento das boas práticas operacionais de um complexo aquático com piscinas coletivas é fundamental para garantir a segurança dos usuários e do meio ambiente. Em 2004, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), desenvolveu o Sistema de Avaliação de Boas Práticas Operacionais em Estação de Tratamento de Águas (ETA). O objetivo deste trabalho foi adaptar o método e aplicá-lo no Complexo Aquático da UNISUL. Foram avaliados os módulos: gestão do complexo aquático da UNISUL, captação de água, casa de máquinas e tratamento de água, piscinas, instalações e estruturas. A porcentagem de pontos alcançada para cada módulo foi, respectivamente, 62,08%, 54,20%, 90,44%, 84,60% e 78,48%. Considerando a fragilidade em cada módulo decorrente de práticas indesejáveis (fatores de riscos), que compromete o funcionamento seguro do complexo aquático, observou-se que dois módulos (Gestão do Complexo Aquático e Captação de Água) alcançaram pontuação abaixo de 70%, ficando abaixo da expectativa. Com isso, apesar da avaliação média final de todos os módulos ter alcançado um valor de 73,96%, o Complexo Aquático da UNISUL foi avaliado como "abaixo da expectativa". A partir do método proposto nesse trabalho, se obteve uma satisfatória avaliação qualitativa dos riscos ambientais, identificando as possíveis situações que podem conduzir a um evento indesejável. Esse método também se mostrou aplicável no processo de licenciamento e auditoria ambiental, podendo se tornar uma ferramenta auxiliar na implantação da ISO 14.000, por exemploMagnago, Rachel FaverzaniMartins, Gyorgia Lima2016-11-30T15:02:51Z2020-11-27T00:45:28Z2016-11-30T15:02:51Z2020-11-27T00:45:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1655https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4842Engenharia Ambiental e Sanitária - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T18:00:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4842Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T18:00:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
title Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
spellingShingle Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Martins, Gyorgia Lima
Piscinas
Instalações esportivas
Avaliação de riscos ambientais
title_short Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
title_full Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
title_fullStr Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
title_full_unstemmed Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
title_sort Avaliação de boas práticas operacionais do complexo aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
author Martins, Gyorgia Lima
author_facet Martins, Gyorgia Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnago, Rachel Faverzani
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Gyorgia Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Piscinas
Instalações esportivas
Avaliação de riscos ambientais
topic Piscinas
Instalações esportivas
Avaliação de riscos ambientais
description Atualmente, a prática de atividades esportivas aquáticas está cada vez mais crescente, e o gerenciamento das boas práticas operacionais de um complexo aquático com piscinas coletivas é fundamental para garantir a segurança dos usuários e do meio ambiente. Em 2004, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), desenvolveu o Sistema de Avaliação de Boas Práticas Operacionais em Estação de Tratamento de Águas (ETA). O objetivo deste trabalho foi adaptar o método e aplicá-lo no Complexo Aquático da UNISUL. Foram avaliados os módulos: gestão do complexo aquático da UNISUL, captação de água, casa de máquinas e tratamento de água, piscinas, instalações e estruturas. A porcentagem de pontos alcançada para cada módulo foi, respectivamente, 62,08%, 54,20%, 90,44%, 84,60% e 78,48%. Considerando a fragilidade em cada módulo decorrente de práticas indesejáveis (fatores de riscos), que compromete o funcionamento seguro do complexo aquático, observou-se que dois módulos (Gestão do Complexo Aquático e Captação de Água) alcançaram pontuação abaixo de 70%, ficando abaixo da expectativa. Com isso, apesar da avaliação média final de todos os módulos ter alcançado um valor de 73,96%, o Complexo Aquático da UNISUL foi avaliado como "abaixo da expectativa". A partir do método proposto nesse trabalho, se obteve uma satisfatória avaliação qualitativa dos riscos ambientais, identificando as possíveis situações que podem conduzir a um evento indesejável. Esse método também se mostrou aplicável no processo de licenciamento e auditoria ambiental, podendo se tornar uma ferramenta auxiliar na implantação da ISO 14.000, por exemplo
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-11-30T15:02:51Z
2016-11-30T15:02:51Z
2020-11-27T00:45:28Z
2020-11-27T00:45:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1655
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4842
identifier_str_mv 1655
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Engenharia Ambiental e Sanitária - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415821876854785