Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13748 |
Resumo: | Observa-se que com o passar dos anos houve uma grande evolução da Tecnologia da Informação (TI). Cada vez mais diversas áreas são dependentes de sistemas informatizados, gerando assim uma forte demanda por profissionais qualificados e novas oportunidades de emprego na área de TI. Mas, ao mesmo tempo, o número de pessoas que buscam se qualificar na área não supre as demandas do mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é mostrar se é possível aumentar a visibilidade da área de TI apresentando a mesma para os estudantes do segundo grau que estão prestes a concluir o ensino médio. O intuito é aumentar a demanda de alunos nos cursos de TI, já que, pouco se fala dessa área nas escolas. Muitos dos ingressantes são motivados por indicação de amigos ou familiares, sem se aprofundar muito sobre o curso escolhido. Assim, acabam ingressando em uma área que está em constante evolução e destarte com muitos desafios. Para alcançar os objetivos delineados foi inicialmente realizada uma pesquisa prévia para verificar a validade da proposta, 73 participantes responderam um questionário e balizaram positivamente a proposta. Logo foi elaborada uma revisão da literatura sobre projetos de computação e algoritmos nas escolas, ferramentas adequadas para ensino de computação na escola e sobre os cursos de TI existentes no ensino superior. A seguir foi planejado e aplicado um curso de Algoritmos I para 22 participantes, com idade entre 15 e 18 anos cursando o ensino médio. Além de Algoritmos I, também foi apresentado aos alunos os cursos existentes na área de TI, como cursos superiores e tecnólogos. A seleção dos participantes e aplicação do curso foram realizadas de forma remota, devido às restrições sanitárias pela COVID-19. Nas aulas ofertadas foi usada a linguagem de programação JAVA. Após a finalização do curso foi aplicado um questionário sobre o conteúdo apresentado para avaliação dos estudantes e professores. Foi constatado alguns erros de sintaxe e lógica, mas também que os participantes conseguiram entender os principais conceitos apresentados sobre algoritmos. Os estudantes avaliaram de forma muito positiva aos professores e à proposta e manifestaram interesse em continuar participando da mesma. De modo geral pode se dizer que os objetivos de dar uma visibilidade maior para a área de TI e ensinar algoritmos para alunos do ensino médio foram atingidos. |
id |
Ânima_950edcc78abdffce8db4c2dc5e0e8fe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13748 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa açãoEnsino de AlgoritmosComputação na EscolaInformática no ensino médioObserva-se que com o passar dos anos houve uma grande evolução da Tecnologia da Informação (TI). Cada vez mais diversas áreas são dependentes de sistemas informatizados, gerando assim uma forte demanda por profissionais qualificados e novas oportunidades de emprego na área de TI. Mas, ao mesmo tempo, o número de pessoas que buscam se qualificar na área não supre as demandas do mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é mostrar se é possível aumentar a visibilidade da área de TI apresentando a mesma para os estudantes do segundo grau que estão prestes a concluir o ensino médio. O intuito é aumentar a demanda de alunos nos cursos de TI, já que, pouco se fala dessa área nas escolas. Muitos dos ingressantes são motivados por indicação de amigos ou familiares, sem se aprofundar muito sobre o curso escolhido. Assim, acabam ingressando em uma área que está em constante evolução e destarte com muitos desafios. Para alcançar os objetivos delineados foi inicialmente realizada uma pesquisa prévia para verificar a validade da proposta, 73 participantes responderam um questionário e balizaram positivamente a proposta. Logo foi elaborada uma revisão da literatura sobre projetos de computação e algoritmos nas escolas, ferramentas adequadas para ensino de computação na escola e sobre os cursos de TI existentes no ensino superior. A seguir foi planejado e aplicado um curso de Algoritmos I para 22 participantes, com idade entre 15 e 18 anos cursando o ensino médio. Além de Algoritmos I, também foi apresentado aos alunos os cursos existentes na área de TI, como cursos superiores e tecnólogos. A seleção dos participantes e aplicação do curso foram realizadas de forma remota, devido às restrições sanitárias pela COVID-19. Nas aulas ofertadas foi usada a linguagem de programação JAVA. Após a finalização do curso foi aplicado um questionário sobre o conteúdo apresentado para avaliação dos estudantes e professores. Foi constatado alguns erros de sintaxe e lógica, mas também que os participantes conseguiram entender os principais conceitos apresentados sobre algoritmos. Os estudantes avaliaram de forma muito positiva aos professores e à proposta e manifestaram interesse em continuar participando da mesma. De modo geral pode se dizer que os objetivos de dar uma visibilidade maior para a área de TI e ensinar algoritmos para alunos do ensino médio foram atingidos.Ceci, FlávioFerreira, Carlos Eduardo GonçalvesSouza, Dagoberto Melo de2021-07-01T00:35:35Z2021-07-01T00:35:35Z2021-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13748PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-02T07:07:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13748Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-02T07:07:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação |
title |
Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação |
spellingShingle |
Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação Ferreira, Carlos Eduardo Gonçalves Ensino de Algoritmos Computação na Escola Informática no ensino médio |
title_short |
Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação |
title_full |
Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação |
title_fullStr |
Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação |
title_full_unstemmed |
Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação |
title_sort |
Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação |
author |
Ferreira, Carlos Eduardo Gonçalves |
author_facet |
Ferreira, Carlos Eduardo Gonçalves Souza, Dagoberto Melo de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Dagoberto Melo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ceci, Flávio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carlos Eduardo Gonçalves Souza, Dagoberto Melo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Algoritmos Computação na Escola Informática no ensino médio |
topic |
Ensino de Algoritmos Computação na Escola Informática no ensino médio |
description |
Observa-se que com o passar dos anos houve uma grande evolução da Tecnologia da Informação (TI). Cada vez mais diversas áreas são dependentes de sistemas informatizados, gerando assim uma forte demanda por profissionais qualificados e novas oportunidades de emprego na área de TI. Mas, ao mesmo tempo, o número de pessoas que buscam se qualificar na área não supre as demandas do mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é mostrar se é possível aumentar a visibilidade da área de TI apresentando a mesma para os estudantes do segundo grau que estão prestes a concluir o ensino médio. O intuito é aumentar a demanda de alunos nos cursos de TI, já que, pouco se fala dessa área nas escolas. Muitos dos ingressantes são motivados por indicação de amigos ou familiares, sem se aprofundar muito sobre o curso escolhido. Assim, acabam ingressando em uma área que está em constante evolução e destarte com muitos desafios. Para alcançar os objetivos delineados foi inicialmente realizada uma pesquisa prévia para verificar a validade da proposta, 73 participantes responderam um questionário e balizaram positivamente a proposta. Logo foi elaborada uma revisão da literatura sobre projetos de computação e algoritmos nas escolas, ferramentas adequadas para ensino de computação na escola e sobre os cursos de TI existentes no ensino superior. A seguir foi planejado e aplicado um curso de Algoritmos I para 22 participantes, com idade entre 15 e 18 anos cursando o ensino médio. Além de Algoritmos I, também foi apresentado aos alunos os cursos existentes na área de TI, como cursos superiores e tecnólogos. A seleção dos participantes e aplicação do curso foram realizadas de forma remota, devido às restrições sanitárias pela COVID-19. Nas aulas ofertadas foi usada a linguagem de programação JAVA. Após a finalização do curso foi aplicado um questionário sobre o conteúdo apresentado para avaliação dos estudantes e professores. Foi constatado alguns erros de sintaxe e lógica, mas também que os participantes conseguiram entender os principais conceitos apresentados sobre algoritmos. Os estudantes avaliaram de forma muito positiva aos professores e à proposta e manifestaram interesse em continuar participando da mesma. De modo geral pode se dizer que os objetivos de dar uma visibilidade maior para a área de TI e ensinar algoritmos para alunos do ensino médio foram atingidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01T00:35:35Z 2021-07-01T00:35:35Z 2021-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13748 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
80 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415834014121984 |