Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carlos Eduardo Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Dagoberto Melo de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13748
Resumo: Observa-se que com o passar dos anos houve uma grande evolução da Tecnologia da Informação (TI). Cada vez mais diversas áreas são dependentes de sistemas informatizados, gerando assim uma forte demanda por profissionais qualificados e novas oportunidades de emprego na área de TI. Mas, ao mesmo tempo, o número de pessoas que buscam se qualificar na área não supre as demandas do mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é mostrar se é possível aumentar a visibilidade da área de TI apresentando a mesma para os estudantes do segundo grau que estão prestes a concluir o ensino médio. O intuito é aumentar a demanda de alunos nos cursos de TI, já que, pouco se fala dessa área nas escolas. Muitos dos ingressantes são motivados por indicação de amigos ou familiares, sem se aprofundar muito sobre o curso escolhido. Assim, acabam ingressando em uma área que está em constante evolução e destarte com muitos desafios. Para alcançar os objetivos delineados foi inicialmente realizada uma pesquisa prévia para verificar a validade da proposta, 73 participantes responderam um questionário e balizaram positivamente a proposta. Logo foi elaborada uma revisão da literatura sobre projetos de computação e algoritmos nas escolas, ferramentas adequadas para ensino de computação na escola e sobre os cursos de TI existentes no ensino superior. A seguir foi planejado e aplicado um curso de Algoritmos I para 22 participantes, com idade entre 15 e 18 anos cursando o ensino médio. Além de Algoritmos I, também foi apresentado aos alunos os cursos existentes na área de TI, como cursos superiores e tecnólogos. A seleção dos participantes e aplicação do curso foram realizadas de forma remota, devido às restrições sanitárias pela COVID-19. Nas aulas ofertadas foi usada a linguagem de programação JAVA. Após a finalização do curso foi aplicado um questionário sobre o conteúdo apresentado para avaliação dos estudantes e professores. Foi constatado alguns erros de sintaxe e lógica, mas também que os participantes conseguiram entender os principais conceitos apresentados sobre algoritmos. Os estudantes avaliaram de forma muito positiva aos professores e à proposta e manifestaram interesse em continuar participando da mesma. De modo geral pode se dizer que os objetivos de dar uma visibilidade maior para a área de TI e ensinar algoritmos para alunos do ensino médio foram atingidos.
id Ânima_950edcc78abdffce8db4c2dc5e0e8fe2
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13748
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa açãoEnsino de AlgoritmosComputação na EscolaInformática no ensino médioObserva-se que com o passar dos anos houve uma grande evolução da Tecnologia da Informação (TI). Cada vez mais diversas áreas são dependentes de sistemas informatizados, gerando assim uma forte demanda por profissionais qualificados e novas oportunidades de emprego na área de TI. Mas, ao mesmo tempo, o número de pessoas que buscam se qualificar na área não supre as demandas do mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é mostrar se é possível aumentar a visibilidade da área de TI apresentando a mesma para os estudantes do segundo grau que estão prestes a concluir o ensino médio. O intuito é aumentar a demanda de alunos nos cursos de TI, já que, pouco se fala dessa área nas escolas. Muitos dos ingressantes são motivados por indicação de amigos ou familiares, sem se aprofundar muito sobre o curso escolhido. Assim, acabam ingressando em uma área que está em constante evolução e destarte com muitos desafios. Para alcançar os objetivos delineados foi inicialmente realizada uma pesquisa prévia para verificar a validade da proposta, 73 participantes responderam um questionário e balizaram positivamente a proposta. Logo foi elaborada uma revisão da literatura sobre projetos de computação e algoritmos nas escolas, ferramentas adequadas para ensino de computação na escola e sobre os cursos de TI existentes no ensino superior. A seguir foi planejado e aplicado um curso de Algoritmos I para 22 participantes, com idade entre 15 e 18 anos cursando o ensino médio. Além de Algoritmos I, também foi apresentado aos alunos os cursos existentes na área de TI, como cursos superiores e tecnólogos. A seleção dos participantes e aplicação do curso foram realizadas de forma remota, devido às restrições sanitárias pela COVID-19. Nas aulas ofertadas foi usada a linguagem de programação JAVA. Após a finalização do curso foi aplicado um questionário sobre o conteúdo apresentado para avaliação dos estudantes e professores. Foi constatado alguns erros de sintaxe e lógica, mas também que os participantes conseguiram entender os principais conceitos apresentados sobre algoritmos. Os estudantes avaliaram de forma muito positiva aos professores e à proposta e manifestaram interesse em continuar participando da mesma. De modo geral pode se dizer que os objetivos de dar uma visibilidade maior para a área de TI e ensinar algoritmos para alunos do ensino médio foram atingidos.Ceci, FlávioFerreira, Carlos Eduardo GonçalvesSouza, Dagoberto Melo de2021-07-01T00:35:35Z2021-07-01T00:35:35Z2021-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13748PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-02T07:07:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13748Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-02T07:07:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação
title Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação
spellingShingle Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação
Ferreira, Carlos Eduardo Gonçalves
Ensino de Algoritmos
Computação na Escola
Informática no ensino médio
title_short Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação
title_full Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação
title_fullStr Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação
title_full_unstemmed Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação
title_sort Oficinas de algoritmos com estudantes do segundo grau: uma pesquisa ação
author Ferreira, Carlos Eduardo Gonçalves
author_facet Ferreira, Carlos Eduardo Gonçalves
Souza, Dagoberto Melo de
author_role author
author2 Souza, Dagoberto Melo de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ceci, Flávio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carlos Eduardo Gonçalves
Souza, Dagoberto Melo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Algoritmos
Computação na Escola
Informática no ensino médio
topic Ensino de Algoritmos
Computação na Escola
Informática no ensino médio
description Observa-se que com o passar dos anos houve uma grande evolução da Tecnologia da Informação (TI). Cada vez mais diversas áreas são dependentes de sistemas informatizados, gerando assim uma forte demanda por profissionais qualificados e novas oportunidades de emprego na área de TI. Mas, ao mesmo tempo, o número de pessoas que buscam se qualificar na área não supre as demandas do mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é mostrar se é possível aumentar a visibilidade da área de TI apresentando a mesma para os estudantes do segundo grau que estão prestes a concluir o ensino médio. O intuito é aumentar a demanda de alunos nos cursos de TI, já que, pouco se fala dessa área nas escolas. Muitos dos ingressantes são motivados por indicação de amigos ou familiares, sem se aprofundar muito sobre o curso escolhido. Assim, acabam ingressando em uma área que está em constante evolução e destarte com muitos desafios. Para alcançar os objetivos delineados foi inicialmente realizada uma pesquisa prévia para verificar a validade da proposta, 73 participantes responderam um questionário e balizaram positivamente a proposta. Logo foi elaborada uma revisão da literatura sobre projetos de computação e algoritmos nas escolas, ferramentas adequadas para ensino de computação na escola e sobre os cursos de TI existentes no ensino superior. A seguir foi planejado e aplicado um curso de Algoritmos I para 22 participantes, com idade entre 15 e 18 anos cursando o ensino médio. Além de Algoritmos I, também foi apresentado aos alunos os cursos existentes na área de TI, como cursos superiores e tecnólogos. A seleção dos participantes e aplicação do curso foram realizadas de forma remota, devido às restrições sanitárias pela COVID-19. Nas aulas ofertadas foi usada a linguagem de programação JAVA. Após a finalização do curso foi aplicado um questionário sobre o conteúdo apresentado para avaliação dos estudantes e professores. Foi constatado alguns erros de sintaxe e lógica, mas também que os participantes conseguiram entender os principais conceitos apresentados sobre algoritmos. Os estudantes avaliaram de forma muito positiva aos professores e à proposta e manifestaram interesse em continuar participando da mesma. De modo geral pode se dizer que os objetivos de dar uma visibilidade maior para a área de TI e ensinar algoritmos para alunos do ensino médio foram atingidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01T00:35:35Z
2021-07-01T00:35:35Z
2021-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13748
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415834014121984