Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Mariana Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Traebert, Jefferson, Traebert, Eliane, Almeida, Luiza Gandolfi, Nunes, Rodrigo Dias
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14392
Resumo: O vínculo materno-fetal consiste na relação entre uma mulher grávida e seu filho durante a gestação. Faz-se necessária a identificação de pacientes com dificuldade em criar este vínculo, minimizando possíveis consequências emocionais para a gestante ou seu filho. Assim, este estudo objetiva adaptar transculturalmente e identificar as propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Apego Materno-Fetal (Maternal-Fetal Attachment Scale - MFAS). Trata-se de um estudo transversal, envolvendo 240 gestantes durante o terceiro trimestre de gestação, em uma maternidade da rede pública brasileira. O processo de adaptação transcultural seguiu as recomendações internacionais. A versão brasileira da MFAS totalizou 22 itens do instrumento original, com exclusão de um item por não corresponder ao constructo. A média de idade das gestantes foi de 28 anos, em idade gestacional de 35 semanas, com 10,8 anos de escolaridade, em sua maioria caucasianas (61,6%), que viviam com seus parceiros (89,5%) e trabalhavam (56,2%). A análise de confiabilidade apresentou correlação de Pearson de 0,96 e coeficiente de correlação intraclasse de 0,95. O índice α-Cronbach variou entre 0,80 e 0,85 e a validade de critério foi calculada em 0,79. A Análise Fatorial Exploratória revelou três componentes, sendo “Expectativas para o bebê”, “Interações com o bebê” e “Questionamentos quanto ao bebê”. Conclui-se que a versão brasileira da MFAS é um instrumento confiável, válido e com boa consistência interna na avaliação do vínculo materno-fetal em brasileiros.
id Ânima_962de826d24284551b9e09ace0a807ee
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14392
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)Escala de Apego Materno-FetalEstudo de ValidaçãoRelações materno-fetaisO vínculo materno-fetal consiste na relação entre uma mulher grávida e seu filho durante a gestação. Faz-se necessária a identificação de pacientes com dificuldade em criar este vínculo, minimizando possíveis consequências emocionais para a gestante ou seu filho. Assim, este estudo objetiva adaptar transculturalmente e identificar as propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Apego Materno-Fetal (Maternal-Fetal Attachment Scale - MFAS). Trata-se de um estudo transversal, envolvendo 240 gestantes durante o terceiro trimestre de gestação, em uma maternidade da rede pública brasileira. O processo de adaptação transcultural seguiu as recomendações internacionais. A versão brasileira da MFAS totalizou 22 itens do instrumento original, com exclusão de um item por não corresponder ao constructo. A média de idade das gestantes foi de 28 anos, em idade gestacional de 35 semanas, com 10,8 anos de escolaridade, em sua maioria caucasianas (61,6%), que viviam com seus parceiros (89,5%) e trabalhavam (56,2%). A análise de confiabilidade apresentou correlação de Pearson de 0,96 e coeficiente de correlação intraclasse de 0,95. O índice α-Cronbach variou entre 0,80 e 0,85 e a validade de critério foi calculada em 0,79. A Análise Fatorial Exploratória revelou três componentes, sendo “Expectativas para o bebê”, “Interações com o bebê” e “Questionamentos quanto ao bebê”. Conclui-se que a versão brasileira da MFAS é um instrumento confiável, válido e com boa consistência interna na avaliação do vínculo materno-fetal em brasileiros.Nunes, Rodrigo DiasGarcia, Mariana CostaTraebert, JeffersonTraebert, ElianeAlmeida, Luiza GandolfiNunes, Rodrigo Dias2021-07-13T00:55:11Z2021-07-13T00:55:11Z2021-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14392FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-16T07:07:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14392Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-16T07:07:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)
title Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)
spellingShingle Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)
Garcia, Mariana Costa
Escala de Apego Materno-Fetal
Estudo de Validação
Relações materno-fetais
title_short Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)
title_full Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)
title_fullStr Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)
title_full_unstemmed Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)
title_sort Versão Brasileira da Escala de Apego Materno Fetal (MFAS)
author Garcia, Mariana Costa
author_facet Garcia, Mariana Costa
Traebert, Jefferson
Traebert, Eliane
Almeida, Luiza Gandolfi
Nunes, Rodrigo Dias
author_role author
author2 Traebert, Jefferson
Traebert, Eliane
Almeida, Luiza Gandolfi
Nunes, Rodrigo Dias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Rodrigo Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Mariana Costa
Traebert, Jefferson
Traebert, Eliane
Almeida, Luiza Gandolfi
Nunes, Rodrigo Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de Apego Materno-Fetal
Estudo de Validação
Relações materno-fetais
topic Escala de Apego Materno-Fetal
Estudo de Validação
Relações materno-fetais
description O vínculo materno-fetal consiste na relação entre uma mulher grávida e seu filho durante a gestação. Faz-se necessária a identificação de pacientes com dificuldade em criar este vínculo, minimizando possíveis consequências emocionais para a gestante ou seu filho. Assim, este estudo objetiva adaptar transculturalmente e identificar as propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Apego Materno-Fetal (Maternal-Fetal Attachment Scale - MFAS). Trata-se de um estudo transversal, envolvendo 240 gestantes durante o terceiro trimestre de gestação, em uma maternidade da rede pública brasileira. O processo de adaptação transcultural seguiu as recomendações internacionais. A versão brasileira da MFAS totalizou 22 itens do instrumento original, com exclusão de um item por não corresponder ao constructo. A média de idade das gestantes foi de 28 anos, em idade gestacional de 35 semanas, com 10,8 anos de escolaridade, em sua maioria caucasianas (61,6%), que viviam com seus parceiros (89,5%) e trabalhavam (56,2%). A análise de confiabilidade apresentou correlação de Pearson de 0,96 e coeficiente de correlação intraclasse de 0,95. O índice α-Cronbach variou entre 0,80 e 0,85 e a validade de critério foi calculada em 0,79. A Análise Fatorial Exploratória revelou três componentes, sendo “Expectativas para o bebê”, “Interações com o bebê” e “Questionamentos quanto ao bebê”. Conclui-se que a versão brasileira da MFAS é um instrumento confiável, válido e com boa consistência interna na avaliação do vínculo materno-fetal em brasileiros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13T00:55:11Z
2021-07-13T00:55:11Z
2021-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14392
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415847660290048