Leitura de anúncios publicitários televisivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Eliana Gato
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3212
Resumo: Esta pesquisa tem como embasamento teórico a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, especialmente sob a perspectiva dos trabalhos sobre leitura desenvolvidos por Orlandi, e considerou as diretrizes que fundamentam os Parâmetros Curriculares Nacionais no desenvolvimento da atividade de campo. Tem como objetivo promover uma discussão sobre a leitura de anúncios publicitários televisivos na escola a fim de instaurar um espaço polêmico de construção de sentidos, no qual os alunos possam posicionar-se de forma reflexiva sobre os valores e ideologias trazidas por esse tipo de texto. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental e médio da rede estadual de Manaus/AM. Para isso, primeiramente realizou-se uma abordagem sobre texto e o gênero textual anúncio publicitário com uma turma de nono ano dessa escola. Na sequência, foi promovida a interpretação de dois anúncios publicitários televisivos (do refrigerante Sukita e o do veículo Classe A da Mercedes Benz). Os resultados apontam que o uso do anúncio publicitário televisivo: a) incentiva o aluno a assumir a função de autor, visto que durante o processo de interpretação dos anúncios eles argumentam, questionam e desestabilizam sentidos já naturalizados nos dois discursos publicitários; b) propicia a reflexão quanto ao uso da metáfora, da paráfrase e da interdiscursividade na construção do discurso publicitário; c) envolve os alunos com o processo de ensino aprendizagem, uma vez que eles próprios ajudam a conduzir as aulas por meio dos debates, e o professor torna-se um mediador.
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