A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Danyele Cristina Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10180
Resumo: A discussão acerca da temática morte vem ganhando força nas últimas décadas. As dificuldades encontradas por profissionais de saúde no contexto hospitalar têm sido amplamente pesquisadas. O objetivo dessas pesquisas, geralmente, tem sido o de problematizar e refletir meios, que consigam preencher as lacunas promovidas pela falta de estudos sobre tal assunto nesse meio profissional. Este trabalho teve como objetivo identificar a concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar. A pesquisa foi desenvolvida no núcleo de psicologia e saúde em um hospital geral da Grande Florianópolis, no qual a pesquisadora realizou estágio curricular obrigatório. Para tanto, foi empregada a abordagem qualitativa, utilizando como instrumento a entrevista semi estruturada com perguntas abertas. Foram coletados dados de cinco profissionais de saúde, sendo eles uma médica, dois enfermeiros e duas técnicas de enfermagem. O delineamento foi estudo de campo e os dados coletados foram discutidos a partir da análise de conteúdo. Em consonância com os objetivos específicos, foram elaboradas categorias, à posteriori, a partir das falas mais significativas e de maior frequência nos discursos, foram elaboradas subcategorias. Os resultados sugerem um reconhecimento da necessidade de estratégias, no sentido de oferecer preparo psicológico aos profissionais de saúde que são expostos constantemente a episódios de óbitos, sofrimentos e pacientes em conflito com tais situações. Notou-se que, a falta de informação acerca da temática morte, pode ser um indicativo de que os profissionais de saúde deveriam ter um contato maior no momento da sua formação com disciplinas que trabalhem mais profundamente esse assunto, melhorando assim, as suas bases profissional e psicológica.
id Ânima_9a8bce433a0491688c364adcd5752294
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10180
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalarMorte - Aspectos psicológicosHospitais - Aspectos psicológicosA discussão acerca da temática morte vem ganhando força nas últimas décadas. As dificuldades encontradas por profissionais de saúde no contexto hospitalar têm sido amplamente pesquisadas. O objetivo dessas pesquisas, geralmente, tem sido o de problematizar e refletir meios, que consigam preencher as lacunas promovidas pela falta de estudos sobre tal assunto nesse meio profissional. Este trabalho teve como objetivo identificar a concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar. A pesquisa foi desenvolvida no núcleo de psicologia e saúde em um hospital geral da Grande Florianópolis, no qual a pesquisadora realizou estágio curricular obrigatório. Para tanto, foi empregada a abordagem qualitativa, utilizando como instrumento a entrevista semi estruturada com perguntas abertas. Foram coletados dados de cinco profissionais de saúde, sendo eles uma médica, dois enfermeiros e duas técnicas de enfermagem. O delineamento foi estudo de campo e os dados coletados foram discutidos a partir da análise de conteúdo. Em consonância com os objetivos específicos, foram elaboradas categorias, à posteriori, a partir das falas mais significativas e de maior frequência nos discursos, foram elaboradas subcategorias. Os resultados sugerem um reconhecimento da necessidade de estratégias, no sentido de oferecer preparo psicológico aos profissionais de saúde que são expostos constantemente a episódios de óbitos, sofrimentos e pacientes em conflito com tais situações. Notou-se que, a falta de informação acerca da temática morte, pode ser um indicativo de que os profissionais de saúde deveriam ter um contato maior no momento da sua formação com disciplinas que trabalhem mais profundamente esse assunto, melhorando assim, as suas bases profissional e psicológica.Maliska, Maurício EugênioLima, Danyele Cristina Santos2016-11-30T15:03:51Z2020-11-29T04:05:45Z2016-11-30T15:03:51Z2020-11-29T04:05:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1113https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10180Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T05:43:54Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10180Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T05:43:54Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar
title A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar
spellingShingle A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar
Lima, Danyele Cristina Santos
Morte - Aspectos psicológicos
Hospitais - Aspectos psicológicos
title_short A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar
title_full A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar
title_fullStr A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar
title_full_unstemmed A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar
title_sort A concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar
author Lima, Danyele Cristina Santos
author_facet Lima, Danyele Cristina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maliska, Maurício Eugênio
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Danyele Cristina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Morte - Aspectos psicológicos
Hospitais - Aspectos psicológicos
topic Morte - Aspectos psicológicos
Hospitais - Aspectos psicológicos
description A discussão acerca da temática morte vem ganhando força nas últimas décadas. As dificuldades encontradas por profissionais de saúde no contexto hospitalar têm sido amplamente pesquisadas. O objetivo dessas pesquisas, geralmente, tem sido o de problematizar e refletir meios, que consigam preencher as lacunas promovidas pela falta de estudos sobre tal assunto nesse meio profissional. Este trabalho teve como objetivo identificar a concepção de morte para os profissionais de saúde no contexto hospitalar. A pesquisa foi desenvolvida no núcleo de psicologia e saúde em um hospital geral da Grande Florianópolis, no qual a pesquisadora realizou estágio curricular obrigatório. Para tanto, foi empregada a abordagem qualitativa, utilizando como instrumento a entrevista semi estruturada com perguntas abertas. Foram coletados dados de cinco profissionais de saúde, sendo eles uma médica, dois enfermeiros e duas técnicas de enfermagem. O delineamento foi estudo de campo e os dados coletados foram discutidos a partir da análise de conteúdo. Em consonância com os objetivos específicos, foram elaboradas categorias, à posteriori, a partir das falas mais significativas e de maior frequência nos discursos, foram elaboradas subcategorias. Os resultados sugerem um reconhecimento da necessidade de estratégias, no sentido de oferecer preparo psicológico aos profissionais de saúde que são expostos constantemente a episódios de óbitos, sofrimentos e pacientes em conflito com tais situações. Notou-se que, a falta de informação acerca da temática morte, pode ser um indicativo de que os profissionais de saúde deveriam ter um contato maior no momento da sua formação com disciplinas que trabalhem mais profundamente esse assunto, melhorando assim, as suas bases profissional e psicológica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-11-30T15:03:51Z
2016-11-30T15:03:51Z
2020-11-29T04:05:45Z
2020-11-29T04:05:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1113
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10180
identifier_str_mv 1113
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415817321840640