EFEITOS DO USO DE METILFENIDATO NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TDAH: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32045 |
Resumo: | Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas ou ambientais, que aparece na primeira infância e se estende ao longo da vida do indivíduo, se caracterizando por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O baixo desempenho escolar está intimamente relacionado ao TDAH, sendo este um dos principais motivos para o uso. Nesse sentido, o principal medicamento utilizado é o metilfenidato, o qual possui efeitos questionáveis em relação aos eventuais benefícios ou malefícios acerca do desempenho escolar em crianças e adolescentes com TDAH. Objetivo: Analisar, através de uma revisão sistemática da literatura, o desempenho acadêmico das crianças e adolescentes com TDAH que fazem uso do Metilfenidato (MPH) em comparação com crianças e adolescentes que não usam MPH. Métodos: Revisão sistemática de artigos nas bases de dados do MEDLINE/PubMed, EMBASE (Elsevier), CENTRAL (The Cochrane Central Register of Controlled Trials The Cochrane Library), LILACS (Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe / BVS - Biblioteca Virtual em Saúde). Considerações finais: Embora haja efeitos adversos relevantes a serem considerados, o uso do MPH nos estudos selecionados para esta revisão parece demonstrar efeitos benéficos no que diz respeito ao desempenho escolar, provavelmente devido à ação do medicamento sobre a diminuição da hiperatividade, impulsividade e aumentando o tempo de atenção. Contudo, é importante salientar que estes estudos apresentam limitações importantes, como o fato de não mostrarem resultados a longo prazo, sejam relacionados ao desempenho escolar ou possíveis efeitos adversos oriundos de um tratamento contínuo. |
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EFEITOS DO USO DE METILFENIDATO NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TDAH: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAEFFECTS OF METHYLPHENIDATE USE ON SCHOOL PERFORMANCE OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH ADHD: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURETDAHMetilfenidatoDesempenho EscolarResumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas ou ambientais, que aparece na primeira infância e se estende ao longo da vida do indivíduo, se caracterizando por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O baixo desempenho escolar está intimamente relacionado ao TDAH, sendo este um dos principais motivos para o uso. Nesse sentido, o principal medicamento utilizado é o metilfenidato, o qual possui efeitos questionáveis em relação aos eventuais benefícios ou malefícios acerca do desempenho escolar em crianças e adolescentes com TDAH. Objetivo: Analisar, através de uma revisão sistemática da literatura, o desempenho acadêmico das crianças e adolescentes com TDAH que fazem uso do Metilfenidato (MPH) em comparação com crianças e adolescentes que não usam MPH. Métodos: Revisão sistemática de artigos nas bases de dados do MEDLINE/PubMed, EMBASE (Elsevier), CENTRAL (The Cochrane Central Register of Controlled Trials The Cochrane Library), LILACS (Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe / BVS - Biblioteca Virtual em Saúde). Considerações finais: Embora haja efeitos adversos relevantes a serem considerados, o uso do MPH nos estudos selecionados para esta revisão parece demonstrar efeitos benéficos no que diz respeito ao desempenho escolar, provavelmente devido à ação do medicamento sobre a diminuição da hiperatividade, impulsividade e aumentando o tempo de atenção. Contudo, é importante salientar que estes estudos apresentam limitações importantes, como o fato de não mostrarem resultados a longo prazo, sejam relacionados ao desempenho escolar ou possíveis efeitos adversos oriundos de um tratamento contínuo.de Bitencourt, Rafael MarianoMaurilio, Maria2023-01-31T13:53:36Z2023-01-31T13:53:36Z2022-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis43application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32045Unisul - Polo TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-31T13:53:38Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/32045Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-31T13:53:38Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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