Covid-19 em crianças na produção científica de enfermagem: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rita de Cassia Oliveira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31116
Resumo: Introdução: A pandemia da COVID-19 afetou diversos setores e públicos, sendo as crianças e mulheres os públicos mais vulneráveis às várias formas de violência e abuso. As crianças foram afetadas pelas medidas de prevenção, como a suspensão das aulas, às expondo mais às telas e desenvolvimento de distúrbios psicológicos e de comportamento. A enfermagem, por sua vez, tem um papel importante reconhecendo esses distúrbios tanto nas crianças quanto nos pais e cuidadores para orientar adequadamente cada família. Objetivo: Analisar a produção científica nacional de enfermagem sobre covid-19 em crianças. Método: Trata-se de uma revisão integrativa. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2022 por meio das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados de Enfermagem (BDEnf) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de inclusão foram: produções científicas que tratassem do tema COVID-19 na infância, publicados na íntegra, gratuitamente, no idioma português, entre os anos de 2019 e 2022. Excluiram-se: monografias, dissertações, teses, manuais técnicos, artigos não relacionados à questão norteadora, e artigos duplicados nas bases de dados. Resultados: A amostra foi composta por 18 artigos. Os estudos desta revisão integrativa indicam que as crianças não são o foco de prevenção da COVID-19, mas elas sofreram as consequências do isolamento social prolongado, de maneira a apresentarem distúrbios psicológicos como ansiedade e distúrbios de comportamento. Quando a doença se manifesta nas crianças é comum ela apresentar sintomas leves como febre, tosse e sintomas gastrointestinais. As produções científicas também abordam aspectos que envolvem a equipe de enfermagem para o sucesso da assistência prestada. Conclusão: Pais e cuidadores, juntamente com a equipe de saúde, necessitam estar atentos aos sinais e sintomas que a criança pode apresentar, seja gripal ou algum distúrbio. Os enfermeiros têm um papel fundamental nessa identificação e na orientação das famílias quanto aos cuidados com as crianças com e sem necessidades especiais de saúde, mas para isso é preciso mapear a saúde mental da equipe para que esta demanda de trabalho seja possível. Descritores: COVID-19; Enfermagem pediátrica; Saúde da criança.
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A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2022 por meio das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados de Enfermagem (BDEnf) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de inclusão foram: produções científicas que tratassem do tema COVID-19 na infância, publicados na íntegra, gratuitamente, no idioma português, entre os anos de 2019 e 2022. Excluiram-se: monografias, dissertações, teses, manuais técnicos, artigos não relacionados à questão norteadora, e artigos duplicados nas bases de dados. Resultados: A amostra foi composta por 18 artigos. Os estudos desta revisão integrativa indicam que as crianças não são o foco de prevenção da COVID-19, mas elas sofreram as consequências do isolamento social prolongado, de maneira a apresentarem distúrbios psicológicos como ansiedade e distúrbios de comportamento. Quando a doença se manifesta nas crianças é comum ela apresentar sintomas leves como febre, tosse e sintomas gastrointestinais. As produções científicas também abordam aspectos que envolvem a equipe de enfermagem para o sucesso da assistência prestada. Conclusão: Pais e cuidadores, juntamente com a equipe de saúde, necessitam estar atentos aos sinais e sintomas que a criança pode apresentar, seja gripal ou algum distúrbio. Os enfermeiros têm um papel fundamental nessa identificação e na orientação das famílias quanto aos cuidados com as crianças com e sem necessidades especiais de saúde, mas para isso é preciso mapear a saúde mental da equipe para que esta demanda de trabalho seja possível. Descritores: COVID-19; Enfermagem pediátrica; Saúde da criança.Introduction: The COVID-19 pandemic affected different sectors and publics, with children and women being the audience most affected by various forms of violence and abuse. Children were protected by preventive measures, such as suspension of classes, increased exposure to screens and the development of psychological and behavioral disorders. Nursing, in turn, has an important role in recognizing these disorders both in children and in parents and caregivers to guide each family. Objective: To analyze the national scientific nursing production on covid-19 in children. Method: This is an integrative review. Data collection took place in August and September 2022 through the databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Nursing Databases (BDEnf) and Scientific Electronic Library Online (SciELO ). The inclusion criteria were: scientific productions that dealt with the topic of COVID-19 in childhood, published in full, free of charge, in Portuguese, between the years 2019 and 2022. The following were excluded: monographs, dissertations, theses, technical manuals, articles unrelated to the guiding question, and duplicate articles in the databases. Results: The sample consisted of 18 articles. The studies in this integrative review indicate that children are not the focus of COVID-19 prevention, but they have suffered the consequences of prolonged social isolation, in a way that they have psychological disorders such as anxiety and behavioral disorders. When the disease manifests itself in children, it is common for them to have mild symptoms such as fever, cough and gastrointestinal symptoms. Scientific productions also address aspects that involve the nursing team for the success of the care provided. Conclusion: Parents and caregivers, along with the health team, were attentive to the signs and symptoms that the child may present, whether it be the flu or some disorder. Nurses have a fundamental role in this identification and in guiding families regarding the care of children with and without special health needs, but for that it is necessary to map the mental health of the team so that this work demand is possible.Silva, Eveline Franco daOliveira, Rita de Cassia Oliveira de2023-01-11T16:34:12Z2023-01-11T16:34:12Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31116CanoasAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-11T16:34:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31116Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-11T16:34:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
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