Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4381 |
Resumo: | Foram avaliadas, as principais cargas de importação e exportação, buscando-se analisar as formas de transporte envolvidas nestes processos, do porto de Imbituba, procurando adaptar soluções de modais mais eficientes em cada caso. É imprescindível, para a logística portuária o transporte eficiente das cargas, a fim de se tornar mais competitivo ao mercado, em questão de tempo e valores de frete. Visa-se a reduzir a carga transportada pelo modal rodoviário, propondo soluções multimodais. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com pesquisa qualitativa, para expor as peculiaridades de cada modal. A partir disso, foi possível evidenciar as deficiências nos transportes e propor a solução adequada para garantir o melhor aproveitamento dos investimentos. Para conectar o porto de Imbituba ao centro do país e aquecer a economia da região, a proposta encontrada foi a ligação da Ferrovia Tereza Cristina a Rumo – Malha Sul, com uma ferrovia, partindo de Imbituba pela BR-101 e BR-282, até o município de Lages, também em Santa Catarina. |
id |
Ânima_9ebefe89a5aebb211f984a120e892018 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4381 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportesModais de transportesDesenvolvimentoPortoForam avaliadas, as principais cargas de importação e exportação, buscando-se analisar as formas de transporte envolvidas nestes processos, do porto de Imbituba, procurando adaptar soluções de modais mais eficientes em cada caso. É imprescindível, para a logística portuária o transporte eficiente das cargas, a fim de se tornar mais competitivo ao mercado, em questão de tempo e valores de frete. Visa-se a reduzir a carga transportada pelo modal rodoviário, propondo soluções multimodais. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com pesquisa qualitativa, para expor as peculiaridades de cada modal. A partir disso, foi possível evidenciar as deficiências nos transportes e propor a solução adequada para garantir o melhor aproveitamento dos investimentos. Para conectar o porto de Imbituba ao centro do país e aquecer a economia da região, a proposta encontrada foi a ligação da Ferrovia Tereza Cristina a Rumo – Malha Sul, com uma ferrovia, partindo de Imbituba pela BR-101 e BR-282, até o município de Lages, também em Santa Catarina.Medeiros, IsmaelFreitas, Daiane Silva de2019-06-28T22:40:39Z2020-11-26T23:44:39Z2019-06-28T22:40:39Z2020-11-26T23:44:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4381Engenharia Civil - TubarãoTubarãoAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:31:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4381Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:31:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportes |
title |
Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportes |
spellingShingle |
Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportes Freitas, Daiane Silva de Modais de transportes Desenvolvimento Porto |
title_short |
Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportes |
title_full |
Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportes |
title_fullStr |
Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportes |
title_full_unstemmed |
Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportes |
title_sort |
Obras estruturantes aplicadas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba: análise quanto aos modais de transportes |
author |
Freitas, Daiane Silva de |
author_facet |
Freitas, Daiane Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Ismael |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Daiane Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modais de transportes Desenvolvimento Porto |
topic |
Modais de transportes Desenvolvimento Porto |
description |
Foram avaliadas, as principais cargas de importação e exportação, buscando-se analisar as formas de transporte envolvidas nestes processos, do porto de Imbituba, procurando adaptar soluções de modais mais eficientes em cada caso. É imprescindível, para a logística portuária o transporte eficiente das cargas, a fim de se tornar mais competitivo ao mercado, em questão de tempo e valores de frete. Visa-se a reduzir a carga transportada pelo modal rodoviário, propondo soluções multimodais. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com pesquisa qualitativa, para expor as peculiaridades de cada modal. A partir disso, foi possível evidenciar as deficiências nos transportes e propor a solução adequada para garantir o melhor aproveitamento dos investimentos. Para conectar o porto de Imbituba ao centro do país e aquecer a economia da região, a proposta encontrada foi a ligação da Ferrovia Tereza Cristina a Rumo – Malha Sul, com uma ferrovia, partindo de Imbituba pela BR-101 e BR-282, até o município de Lages, também em Santa Catarina. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28T22:40:39Z 2019-06-28T22:40:39Z 2019 2020-11-26T23:44:39Z 2020-11-26T23:44:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4381 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Engenharia Civil - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415823633219584 |