Proposta de sequências didáticas utilizando a química forense nos conteúdos de química do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GABRIEL, Guilherme de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leandro, Matheus Querino, Molon, Daniele Alves
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16993
Resumo: A Química Forense é um ramo das Ciências Forense, tendo o intuito de auxiliar os peritos criminais na determinação de como certos crimes ocorreram, tanto no campo legal quanto judicial, através das inúmeras técnicas presentes na química. O uso dessa área no ensino tem se mostrado efetivo para aumentar o interesse, a motivação e o desenvolvimento de habilidades dos alunos. A grande dificuldade é conseguir incorporá-la aos currículos escolares já existentes. Neste sentido, o presente trabalho apresenta propostas de sequências didáticas simples e práticas utilizando a Química Forense de forma contextualizada em conteúdos da disciplina de Química no Ensino Médio. Através de análise bibliográfica foi levantado informações necessárias ao estudo, com ênfase em como o não uso da contextualização está diretamente ligado à falta de interesse dos estudantes. Por meio de questionário aplicado a professores de Química do ensino médio da região da AMUREL, verificou-se que a maioria dos docentes estão cientes da necessidade dessa inclusão de técnicas inovadores fundamentadas em contextualização e interdisciplinaridade, porém ainda existe relutância de aplicar esses conceitos na prática, havendo 46,2% de desinteresse na disciplina por parte dos seus alunos. No que diz respeito à Forense, 53,8% dos docentes demonstram ter noção da existência do campo, mas não sabem como introduzi-la à sala de aula, reforçando o que foi averiguado na literatura. Esperançosamente, almeja-se que os professores de ensino médio encontrem técnicas ou experimentos neste trabalho que possam ser aplicados em seu próprio contexto, visando motivar os alunos para o ensino de Química.
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