O universo teatral de Zeno Wilde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daiane Nara de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3375
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a trajetória do dramaturgo Zeno Wilde (1947-1998) a partir da análise de uma seleção de peças teatrais do autor com ênfase em Blue Jeans (1980), drama vivido por jovens travestis e garotos de programa, que na vida noturna optaram pela prostituição como sobrevivência. Além de Blue Jeans (1980), cuja relevância foi fundamental para consolidar, no cenário dramatúrgico, os textos posteriores do autor, nove foram as peças teatrais comentadas neste trabalho, sendo elas: Uma lição longe demais (1986), Anjos da Guarda (1987), Salve o Prazer (1992), A segunda morte de Pedro e Paulo (1996), Os olhos cor de mel de James Dean (1992), Zero de Conduta (1994), Quem te fez saber que estavas nu? (1989), Ritos de infância (1988) e Sabe quem dançou?(1990). Dividida em dois capítulos, esta pesquisa traz, primeiramente, uma reflexão sobre o que é marginalidade, contextualizando-a no teatro brasileiro para, posteriormente, comentar os anos 80, trazendo um questionamento sobre se a década foi, de fato, "perdida" ou se significou uma pluralidade de tendências, decorrente das inúmeras transformações pelas quais a época passou. Sequencialmente são comentadas as peças Blue Jeans (1980), Uma lição longe demais (1986) e Anjos da Guarda (1987), ainda no primeiro capítulo. O segundo capítulo tem por objetivo traçar as experiências de Zeno Wilde com outros universos, ao mesclar, nas peças teatrais, a temática do marginal já presente nas peças do primeiro capítulo, porém, com referências ao cinema (James Dean e Pasolini), à música (Assis Valente), ao próprio teatro (Nelson Rodrigues), entre outros temas abordados. Tendo como ponto de partida a análise das peças de Zeno, este trabalho comenta a produção teatral do autor e sua posição na dramaturgia nacional, considerando o texto teatral como importante instrumento para a leitura, análise e interpretação do gênero literário dramático considerando os acontecimentos políticos, culturais e artísticos brasileiros dos anos 80 e 90 do século XX. Para a dramaturgia brasileira dos anos 80, os trabalhos dos críticos como Alberto Guzik e Fauzi Arap são de grande valia e se fazem presentes nesta pesquisa, além do pensamento de autores como Sábato Magaldi e Silviano Santiago. Sobre contextualização e entendimento da modernidade e seus desdobramentos, faz-se uso das contribuições de teóricos como Fredric Jameson, Stuart Hall, Néstor Garcia Canclini, Beatriz Sarlo, Marshall Berman e Zygmunt Bauman
id Ânima_a0d6ac0ec95211ed4b6eb2ef96d5bc6d
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3375
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O universo teatral de Zeno WildeTeatro brasileiroMarginalidade socialAnos 1980Língua e linguagemEste trabalho tem como objetivo estudar a trajetória do dramaturgo Zeno Wilde (1947-1998) a partir da análise de uma seleção de peças teatrais do autor com ênfase em Blue Jeans (1980), drama vivido por jovens travestis e garotos de programa, que na vida noturna optaram pela prostituição como sobrevivência. Além de Blue Jeans (1980), cuja relevância foi fundamental para consolidar, no cenário dramatúrgico, os textos posteriores do autor, nove foram as peças teatrais comentadas neste trabalho, sendo elas: Uma lição longe demais (1986), Anjos da Guarda (1987), Salve o Prazer (1992), A segunda morte de Pedro e Paulo (1996), Os olhos cor de mel de James Dean (1992), Zero de Conduta (1994), Quem te fez saber que estavas nu? (1989), Ritos de infância (1988) e Sabe quem dançou?(1990). Dividida em dois capítulos, esta pesquisa traz, primeiramente, uma reflexão sobre o que é marginalidade, contextualizando-a no teatro brasileiro para, posteriormente, comentar os anos 80, trazendo um questionamento sobre se a década foi, de fato, "perdida" ou se significou uma pluralidade de tendências, decorrente das inúmeras transformações pelas quais a época passou. Sequencialmente são comentadas as peças Blue Jeans (1980), Uma lição longe demais (1986) e Anjos da Guarda (1987), ainda no primeiro capítulo. O segundo capítulo tem por objetivo traçar as experiências de Zeno Wilde com outros universos, ao mesclar, nas peças teatrais, a temática do marginal já presente nas peças do primeiro capítulo, porém, com referências ao cinema (James Dean e Pasolini), à música (Assis Valente), ao próprio teatro (Nelson Rodrigues), entre outros temas abordados. Tendo como ponto de partida a análise das peças de Zeno, este trabalho comenta a produção teatral do autor e sua posição na dramaturgia nacional, considerando o texto teatral como importante instrumento para a leitura, análise e interpretação do gênero literário dramático considerando os acontecimentos políticos, culturais e artísticos brasileiros dos anos 80 e 90 do século XX. Para a dramaturgia brasileira dos anos 80, os trabalhos dos críticos como Alberto Guzik e Fauzi Arap são de grande valia e se fazem presentes nesta pesquisa, além do pensamento de autores como Sábato Magaldi e Silviano Santiago. Sobre contextualização e entendimento da modernidade e seus desdobramentos, faz-se uso das contribuições de teóricos como Fredric Jameson, Stuart Hall, Néstor Garcia Canclini, Beatriz Sarlo, Marshall Berman e Zygmunt BaumanThis work aims study the trajectory of playwright Zeno Wilde (1947-1998) from the analysis of a selection of the author plays with emphasis on Blue Jeans (1980), drama lived by young transvestites and hustlers, who opted for the nightlife prostitution as an alternative survival. Apart from Blue Jeans (1980), whose relevance was essential to consolidate the dramaturgical scenario, the later writings of the author, nine were commented plays in this work, namely: Uma lição longe demais (1986), Anjos da Guarda (1987), Salve o Prazer (1992), A segunda morte de Pedro e Paulo (1996), Os olhos cor de mel de James Dean (1992), Zero de Conduta (1993), Quem te fez saber que estavas nu?(1989), Ritos de infância (1988) e Sabe quem dançou?(1990) .Divided into two chapters, this research brings primarily a reflection on what is marginality, contextualizing it in Brazilian theater for later review 80, bringing questions about whether the decade was, in fact, "lost " or is meant a plurality of trends arising from the numerous transformations that the time spent. Parts are discussed sequentially Blue Jeans (1980), Uma lição longe demais (1986) e Anjos da Guarda (1987), in the first chapter. The second chapter aims at tracing the experiences of Zeno Wilde with other universes to merge, the plays, the theme already present in the marginal parts of the first chapter, however, with references to the movies (James Dean and Pasolini), music (Assis Valente), the theater itself (Nelson Rodrigues) and other topics discussed. Taking as its starting point the analysis of Zeno´s plays, this work comments the theatrical production of the author and his position in the national drama, considering the theatrical text as an important tool for reading, analysis and interpretation of literary genre considering the political, artistic and cultural Brazilian events from 80s to 90s of the twentieth century. For the Brazilian drama 80s, the work of critics such as Alberto Guzik and Fauzi Arap are of great value and are present in this research, beyond thinking of authors like Sabato Magaldi and Silviano Santiago. About contextualization and understanding of modernity and its consequences, there are important contributions of theorists such as Fredric Jameson, Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Beatriz Sarlo, Marshall Berman and Zygmunt BaumanJuliano, Dilma Beatriz RochaOliveira, Daiane Nara de2016-11-30T14:52:44Z2020-11-26T21:34:46Z2016-11-30T14:52:44Z2020-11-26T21:34:46Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1426https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3375info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:55:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3375Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:55:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O universo teatral de Zeno Wilde
title O universo teatral de Zeno Wilde
spellingShingle O universo teatral de Zeno Wilde
Oliveira, Daiane Nara de
Teatro brasileiro
Marginalidade social
Anos 1980
Língua e linguagem
title_short O universo teatral de Zeno Wilde
title_full O universo teatral de Zeno Wilde
title_fullStr O universo teatral de Zeno Wilde
title_full_unstemmed O universo teatral de Zeno Wilde
title_sort O universo teatral de Zeno Wilde
author Oliveira, Daiane Nara de
author_facet Oliveira, Daiane Nara de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Juliano, Dilma Beatriz Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daiane Nara de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro brasileiro
Marginalidade social
Anos 1980
Língua e linguagem
topic Teatro brasileiro
Marginalidade social
Anos 1980
Língua e linguagem
description Este trabalho tem como objetivo estudar a trajetória do dramaturgo Zeno Wilde (1947-1998) a partir da análise de uma seleção de peças teatrais do autor com ênfase em Blue Jeans (1980), drama vivido por jovens travestis e garotos de programa, que na vida noturna optaram pela prostituição como sobrevivência. Além de Blue Jeans (1980), cuja relevância foi fundamental para consolidar, no cenário dramatúrgico, os textos posteriores do autor, nove foram as peças teatrais comentadas neste trabalho, sendo elas: Uma lição longe demais (1986), Anjos da Guarda (1987), Salve o Prazer (1992), A segunda morte de Pedro e Paulo (1996), Os olhos cor de mel de James Dean (1992), Zero de Conduta (1994), Quem te fez saber que estavas nu? (1989), Ritos de infância (1988) e Sabe quem dançou?(1990). Dividida em dois capítulos, esta pesquisa traz, primeiramente, uma reflexão sobre o que é marginalidade, contextualizando-a no teatro brasileiro para, posteriormente, comentar os anos 80, trazendo um questionamento sobre se a década foi, de fato, "perdida" ou se significou uma pluralidade de tendências, decorrente das inúmeras transformações pelas quais a época passou. Sequencialmente são comentadas as peças Blue Jeans (1980), Uma lição longe demais (1986) e Anjos da Guarda (1987), ainda no primeiro capítulo. O segundo capítulo tem por objetivo traçar as experiências de Zeno Wilde com outros universos, ao mesclar, nas peças teatrais, a temática do marginal já presente nas peças do primeiro capítulo, porém, com referências ao cinema (James Dean e Pasolini), à música (Assis Valente), ao próprio teatro (Nelson Rodrigues), entre outros temas abordados. Tendo como ponto de partida a análise das peças de Zeno, este trabalho comenta a produção teatral do autor e sua posição na dramaturgia nacional, considerando o texto teatral como importante instrumento para a leitura, análise e interpretação do gênero literário dramático considerando os acontecimentos políticos, culturais e artísticos brasileiros dos anos 80 e 90 do século XX. Para a dramaturgia brasileira dos anos 80, os trabalhos dos críticos como Alberto Guzik e Fauzi Arap são de grande valia e se fazem presentes nesta pesquisa, além do pensamento de autores como Sábato Magaldi e Silviano Santiago. Sobre contextualização e entendimento da modernidade e seus desdobramentos, faz-se uso das contribuições de teóricos como Fredric Jameson, Stuart Hall, Néstor Garcia Canclini, Beatriz Sarlo, Marshall Berman e Zygmunt Bauman
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-11-30T14:52:44Z
2016-11-30T14:52:44Z
2020-11-26T21:34:46Z
2020-11-26T21:34:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1426
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3375
identifier_str_mv 1426
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415830799187968