Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Sandro Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17604
Resumo: Esta pesquisa foi fomentada a partir das inquietações frente ao currículo por competências e sua aplicabilidade no curso técnico em enfermagem do Senac Alagoas. Algumas inquietações nortearam a escolha da temática: O currículo por competência atende as necessidades do mundo do trabalho? Como a instituição define as competências a serem desenvolvidas? O modelo pedagógico do Senac Alagoas, cumpre o objetivo de desenvolver, no egresso, as competências necessárias e desejadas pelo mundo do trabalho? Nessa perspectiva levantamos a seguinte pergunta diretriz: Qual a compreensão do egresso sobre o currículo por competência e de sua centralidade na apropriação de técnicas e atitudes necessárias para atuação profissional? Destacamos que os conceitos e entendimento sobre competências se pautam em Kuller, (2012). O autor apresenta a competência como sendo requerida para enfrentar os desafios e problemas cotidianos e inusitados. A situação de aprendizagem deve ser organizada de forma que os desafios e problemas surjam no ambiente escolar de forma muito semelhante àquela com que aparecem na vida, na sociedade e no trabalho. Os referenciais teóricos de Perrenoud (1999) também subsidiam o estudo, quando aponta que o currículo organizado por competência ser a única alternativa para dar sentido à escola. Com essa compreensão, destaca-se Roldão (2003) que marca o entendimento de competência como a capacidade de ajustar saberes consolidados ao contexto, por meio de integração e mobilidade. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso de uma implementação do currículo por competência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O estudo de caso possibilita reunir o maior número de informações detalhadas, por meio de diferentes técnicas de pesquisa, com o objetivo de apreender a totalidade de uma situação e descrever a complexidade de um caso concreto, através de um mergulho profundo e exaustivo em um objeto delimitado. Nos procedimentos da pesquisa, foi aplicado um questionário semiestruturado para coleta dos dados. Os sujeitos pesquisados foram alunos concluintes do curso Técnico em Enfermagem do Senac Alagoas. Na análise da implementação do currículo por competências na instituição envolvida na pesquisa, buscamos respostas para atender ao problema da pesquisa. O estudo sugere observar as práticas do currículo por competência, no que concerne às concepções da formação profissional direcionada para o mundo do trabalho, bem como sua relação com as instâncias instituídas do mercado produtivo.
id Ânima_a1b9e84a25c3f293affd5ea212a3f483
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17604
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competênciaEducação ProfissionalCurrículoCompetênciaTrabalhoEsta pesquisa foi fomentada a partir das inquietações frente ao currículo por competências e sua aplicabilidade no curso técnico em enfermagem do Senac Alagoas. Algumas inquietações nortearam a escolha da temática: O currículo por competência atende as necessidades do mundo do trabalho? Como a instituição define as competências a serem desenvolvidas? O modelo pedagógico do Senac Alagoas, cumpre o objetivo de desenvolver, no egresso, as competências necessárias e desejadas pelo mundo do trabalho? Nessa perspectiva levantamos a seguinte pergunta diretriz: Qual a compreensão do egresso sobre o currículo por competência e de sua centralidade na apropriação de técnicas e atitudes necessárias para atuação profissional? Destacamos que os conceitos e entendimento sobre competências se pautam em Kuller, (2012). O autor apresenta a competência como sendo requerida para enfrentar os desafios e problemas cotidianos e inusitados. A situação de aprendizagem deve ser organizada de forma que os desafios e problemas surjam no ambiente escolar de forma muito semelhante àquela com que aparecem na vida, na sociedade e no trabalho. Os referenciais teóricos de Perrenoud (1999) também subsidiam o estudo, quando aponta que o currículo organizado por competência ser a única alternativa para dar sentido à escola. Com essa compreensão, destaca-se Roldão (2003) que marca o entendimento de competência como a capacidade de ajustar saberes consolidados ao contexto, por meio de integração e mobilidade. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso de uma implementação do currículo por competência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O estudo de caso possibilita reunir o maior número de informações detalhadas, por meio de diferentes técnicas de pesquisa, com o objetivo de apreender a totalidade de uma situação e descrever a complexidade de um caso concreto, através de um mergulho profundo e exaustivo em um objeto delimitado. Nos procedimentos da pesquisa, foi aplicado um questionário semiestruturado para coleta dos dados. Os sujeitos pesquisados foram alunos concluintes do curso Técnico em Enfermagem do Senac Alagoas. Na análise da implementação do currículo por competências na instituição envolvida na pesquisa, buscamos respostas para atender ao problema da pesquisa. O estudo sugere observar as práticas do currículo por competência, no que concerne às concepções da formação profissional direcionada para o mundo do trabalho, bem como sua relação com as instâncias instituídas do mercado produtivo.Costa, Gilvan Luiz MachadoDiniz, Sandro Soares2021-11-16T13:06:21Z2021-11-16T13:06:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17604MaceióAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-03T15:45:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17604Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-03T15:45:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência
title Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência
spellingShingle Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência
Diniz, Sandro Soares
Educação Profissional
Currículo
Competência
Trabalho
title_short Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência
title_full Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência
title_fullStr Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência
title_full_unstemmed Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência
title_sort Ocurso técnico em enfermagem no SENAC Alagoas: um estudo de caso sobre a efetividade do currículo por competência
author Diniz, Sandro Soares
author_facet Diniz, Sandro Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Gilvan Luiz Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Sandro Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Currículo
Competência
Trabalho
topic Educação Profissional
Currículo
Competência
Trabalho
description Esta pesquisa foi fomentada a partir das inquietações frente ao currículo por competências e sua aplicabilidade no curso técnico em enfermagem do Senac Alagoas. Algumas inquietações nortearam a escolha da temática: O currículo por competência atende as necessidades do mundo do trabalho? Como a instituição define as competências a serem desenvolvidas? O modelo pedagógico do Senac Alagoas, cumpre o objetivo de desenvolver, no egresso, as competências necessárias e desejadas pelo mundo do trabalho? Nessa perspectiva levantamos a seguinte pergunta diretriz: Qual a compreensão do egresso sobre o currículo por competência e de sua centralidade na apropriação de técnicas e atitudes necessárias para atuação profissional? Destacamos que os conceitos e entendimento sobre competências se pautam em Kuller, (2012). O autor apresenta a competência como sendo requerida para enfrentar os desafios e problemas cotidianos e inusitados. A situação de aprendizagem deve ser organizada de forma que os desafios e problemas surjam no ambiente escolar de forma muito semelhante àquela com que aparecem na vida, na sociedade e no trabalho. Os referenciais teóricos de Perrenoud (1999) também subsidiam o estudo, quando aponta que o currículo organizado por competência ser a única alternativa para dar sentido à escola. Com essa compreensão, destaca-se Roldão (2003) que marca o entendimento de competência como a capacidade de ajustar saberes consolidados ao contexto, por meio de integração e mobilidade. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso de uma implementação do currículo por competência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O estudo de caso possibilita reunir o maior número de informações detalhadas, por meio de diferentes técnicas de pesquisa, com o objetivo de apreender a totalidade de uma situação e descrever a complexidade de um caso concreto, através de um mergulho profundo e exaustivo em um objeto delimitado. Nos procedimentos da pesquisa, foi aplicado um questionário semiestruturado para coleta dos dados. Os sujeitos pesquisados foram alunos concluintes do curso Técnico em Enfermagem do Senac Alagoas. Na análise da implementação do currículo por competências na instituição envolvida na pesquisa, buscamos respostas para atender ao problema da pesquisa. O estudo sugere observar as práticas do currículo por competência, no que concerne às concepções da formação profissional direcionada para o mundo do trabalho, bem como sua relação com as instâncias instituídas do mercado produtivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16T13:06:21Z
2021-11-16T13:06:21Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17604
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Maceió
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415822267973632