Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Rosa Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19898
Resumo: OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo analisar os fundamentos legais e doutrinários, bem como estudar a efetiva aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor nas relações de comércio eletrônico. MÉTODOS: Utilizou-se, quanto ao nível pesquisa exploratória; quanto à abordagem pesquisa qualitativa; e no que se refere ao procedimento de coleta de dados trata-se de uma pesquisa bibliográfica. RESULTADOS: O comércio eletrônico é a venda ou prestações de serviços de maneira virtual, por meios eletrônicos de comunicação, conhecido popularmente por e-commerce nada mais é que uma extensão do comércio convencional para a internet. No comércio eletrônico todo o processo de compra e venda é realizado de forma virtual, onde os contratos são aceitos com apenas um clique por parte do consumidor, é esse ato que provoca o nascimento do contrato. Já sobre a aplicação da legislação brasileira sobre os contratos eletrônicos, considera-se que na maior parte desses negócios é suscetível a aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Sabemos que o Código de Defesa do Consumidor é regido por princípios para sua aplicação e interpretação. O Código de Defesa do consumidor incide sobre todas as relações consumo, e são elementos da relação de consumo o consumidor, o fornecedor, o produto e o serviço. CONCLUSÃO: Por mais que o consumidor internauta tenha mais facilidade para buscar informações acerca do produto ou serviço que pretende adquirir, não há o que se falar em exclusão da sua condição de vulnerável. O princípio da vulnerabilidade reconhece que o consumidor geralmente encontra-se em situação desfavorável quanto ao fornecedor, no direito essa vulnerabilidade é absoluta, dessa forma qualquer consumidor deve ser considerado vulnerável independente da forma de contratação que este utilizou na aquisição do produto ou serviço.
id Ânima_a1e93797b666e98b62c4f0cc4774088f
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19898
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônicoPrincípio da vulnerabilidadeRelação de consumoComércio eletrônicoOBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo analisar os fundamentos legais e doutrinários, bem como estudar a efetiva aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor nas relações de comércio eletrônico. MÉTODOS: Utilizou-se, quanto ao nível pesquisa exploratória; quanto à abordagem pesquisa qualitativa; e no que se refere ao procedimento de coleta de dados trata-se de uma pesquisa bibliográfica. RESULTADOS: O comércio eletrônico é a venda ou prestações de serviços de maneira virtual, por meios eletrônicos de comunicação, conhecido popularmente por e-commerce nada mais é que uma extensão do comércio convencional para a internet. No comércio eletrônico todo o processo de compra e venda é realizado de forma virtual, onde os contratos são aceitos com apenas um clique por parte do consumidor, é esse ato que provoca o nascimento do contrato. Já sobre a aplicação da legislação brasileira sobre os contratos eletrônicos, considera-se que na maior parte desses negócios é suscetível a aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Sabemos que o Código de Defesa do Consumidor é regido por princípios para sua aplicação e interpretação. O Código de Defesa do consumidor incide sobre todas as relações consumo, e são elementos da relação de consumo o consumidor, o fornecedor, o produto e o serviço. CONCLUSÃO: Por mais que o consumidor internauta tenha mais facilidade para buscar informações acerca do produto ou serviço que pretende adquirir, não há o que se falar em exclusão da sua condição de vulnerável. O princípio da vulnerabilidade reconhece que o consumidor geralmente encontra-se em situação desfavorável quanto ao fornecedor, no direito essa vulnerabilidade é absoluta, dessa forma qualquer consumidor deve ser considerado vulnerável independente da forma de contratação que este utilizou na aquisição do produto ou serviço.Lanzendorf, Francisco Luiz GoulartPacheco, Rosa Alves2021-12-17T14:32:11Z2021-12-17T14:32:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19898TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-17T14:32:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19898Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-17T14:32:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônico
title Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônico
spellingShingle Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônico
Pacheco, Rosa Alves
Princípio da vulnerabilidade
Relação de consumo
Comércio eletrônico
title_short Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônico
title_full Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônico
title_fullStr Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônico
title_full_unstemmed Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônico
title_sort Aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor no comércio eletrônico
author Pacheco, Rosa Alves
author_facet Pacheco, Rosa Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lanzendorf, Francisco Luiz Goulart
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Rosa Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Princípio da vulnerabilidade
Relação de consumo
Comércio eletrônico
topic Princípio da vulnerabilidade
Relação de consumo
Comércio eletrônico
description OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo analisar os fundamentos legais e doutrinários, bem como estudar a efetiva aplicação do princípio da vulnerabilidade do consumidor nas relações de comércio eletrônico. MÉTODOS: Utilizou-se, quanto ao nível pesquisa exploratória; quanto à abordagem pesquisa qualitativa; e no que se refere ao procedimento de coleta de dados trata-se de uma pesquisa bibliográfica. RESULTADOS: O comércio eletrônico é a venda ou prestações de serviços de maneira virtual, por meios eletrônicos de comunicação, conhecido popularmente por e-commerce nada mais é que uma extensão do comércio convencional para a internet. No comércio eletrônico todo o processo de compra e venda é realizado de forma virtual, onde os contratos são aceitos com apenas um clique por parte do consumidor, é esse ato que provoca o nascimento do contrato. Já sobre a aplicação da legislação brasileira sobre os contratos eletrônicos, considera-se que na maior parte desses negócios é suscetível a aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Sabemos que o Código de Defesa do Consumidor é regido por princípios para sua aplicação e interpretação. O Código de Defesa do consumidor incide sobre todas as relações consumo, e são elementos da relação de consumo o consumidor, o fornecedor, o produto e o serviço. CONCLUSÃO: Por mais que o consumidor internauta tenha mais facilidade para buscar informações acerca do produto ou serviço que pretende adquirir, não há o que se falar em exclusão da sua condição de vulnerável. O princípio da vulnerabilidade reconhece que o consumidor geralmente encontra-se em situação desfavorável quanto ao fornecedor, no direito essa vulnerabilidade é absoluta, dessa forma qualquer consumidor deve ser considerado vulnerável independente da forma de contratação que este utilizou na aquisição do produto ou serviço.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T14:32:11Z
2021-12-17T14:32:11Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19898
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415806152409088