FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Ana Carla Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17827
Resumo: A trissomia 21 ou Síndrome de Down (SD), como é denominada, é vista como uma anomalia cromossômica com maior incidência entre os bebês vivos sendo capaz de provocar alterações no desenvolvimento da criança, retardando as suas funções psicomotoras. Perante o exposto, totaliza mostrando particularidades físicas específicas, como redução do conhecimento intelectual, hipotonia generalizada, a base nasal achatada, braquicefalia, prega palmar única, hipoplasia da região mediana da face, pregas epicântricas, fontanela anterior e posterior amplas, língua protusa e hipotônica, diâmetro fronto-occipital menor, pescoço curto em relação ao não portador da síndrome, orelhas pequenas e subdesenvolvidas, presença de clinodatilia, além de fígado e baço grande, maior incidência de infecções respiratórias, presença de cardiopatias e alterações posturais, déficit de equilíbrio, fraqueza muscular e coordenação motora. Apesar disso, considera-se que o indivíduo que possui a Síndrome de Down, no momento em que são estimulados precocemente e de modo adequado, pode conseguir uma vida favorável com total integração na sociedade. Consequentemente, fica provada a indispensabilidade de a criança com Síndrome de Down ser acompanhada por um fisioterapeuta e por toda a equipe multidisciplinar, com a intenção de atingir uma vivência com maior qualidade de vida e autonomia, desse modo, no decorrer dos métodos de estimulação adiantado, conceito de cinesioterapia, hidroterapia, neuroevolutivo de Bobath, neuroestimulação, equoterapia e método Padovan. Em vista disso, o indivíduo será capaz de conquistar seus aprendizados motores e ser incluído na sociedade de modo ativo. Deste modo, deduz-se que a fisioterapia é bastante significativa na vida do portador desta síndrome, visto que auxiliará de forma positiva, para melhorar a qualidade de vida da criança e ajudar no seu desenvolvimento, melhorando sua autonomia e ajudando na participação ativa do portador na sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Down. Criança. Fisioterapia.
id Ânima_a32ac826108b0d301d752fc00056ab40
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17827
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico1. Síndrome de Down. 2. Criança. 3. Fisioterapia. – IA trissomia 21 ou Síndrome de Down (SD), como é denominada, é vista como uma anomalia cromossômica com maior incidência entre os bebês vivos sendo capaz de provocar alterações no desenvolvimento da criança, retardando as suas funções psicomotoras. Perante o exposto, totaliza mostrando particularidades físicas específicas, como redução do conhecimento intelectual, hipotonia generalizada, a base nasal achatada, braquicefalia, prega palmar única, hipoplasia da região mediana da face, pregas epicântricas, fontanela anterior e posterior amplas, língua protusa e hipotônica, diâmetro fronto-occipital menor, pescoço curto em relação ao não portador da síndrome, orelhas pequenas e subdesenvolvidas, presença de clinodatilia, além de fígado e baço grande, maior incidência de infecções respiratórias, presença de cardiopatias e alterações posturais, déficit de equilíbrio, fraqueza muscular e coordenação motora. Apesar disso, considera-se que o indivíduo que possui a Síndrome de Down, no momento em que são estimulados precocemente e de modo adequado, pode conseguir uma vida favorável com total integração na sociedade. Consequentemente, fica provada a indispensabilidade de a criança com Síndrome de Down ser acompanhada por um fisioterapeuta e por toda a equipe multidisciplinar, com a intenção de atingir uma vivência com maior qualidade de vida e autonomia, desse modo, no decorrer dos métodos de estimulação adiantado, conceito de cinesioterapia, hidroterapia, neuroevolutivo de Bobath, neuroestimulação, equoterapia e método Padovan. Em vista disso, o indivíduo será capaz de conquistar seus aprendizados motores e ser incluído na sociedade de modo ativo. Deste modo, deduz-se que a fisioterapia é bastante significativa na vida do portador desta síndrome, visto que auxiliará de forma positiva, para melhorar a qualidade de vida da criança e ajudar no seu desenvolvimento, melhorando sua autonomia e ajudando na participação ativa do portador na sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Down. Criança. Fisioterapia.Prof. Me. Fabio Luiz Oliveira de CarvalhoRabelo, Ana Carla Andrade2021-12-02T17:41:38Z2021-12-02T17:41:38Z2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17827Paripiranga-BAAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-03T06:44:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17827Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-03T06:44:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico
title FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico
spellingShingle FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico
Rabelo, Ana Carla Andrade
1. Síndrome de Down. 2. Criança. 3. Fisioterapia. – I
title_short FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico
title_full FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico
title_fullStr FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico
title_full_unstemmed FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico
title_sort FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: abordagem do tratamento fisioterapêutico
author Rabelo, Ana Carla Andrade
author_facet Rabelo, Ana Carla Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prof. Me. Fabio Luiz Oliveira de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Ana Carla Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Síndrome de Down. 2. Criança. 3. Fisioterapia. – I
topic 1. Síndrome de Down. 2. Criança. 3. Fisioterapia. – I
description A trissomia 21 ou Síndrome de Down (SD), como é denominada, é vista como uma anomalia cromossômica com maior incidência entre os bebês vivos sendo capaz de provocar alterações no desenvolvimento da criança, retardando as suas funções psicomotoras. Perante o exposto, totaliza mostrando particularidades físicas específicas, como redução do conhecimento intelectual, hipotonia generalizada, a base nasal achatada, braquicefalia, prega palmar única, hipoplasia da região mediana da face, pregas epicântricas, fontanela anterior e posterior amplas, língua protusa e hipotônica, diâmetro fronto-occipital menor, pescoço curto em relação ao não portador da síndrome, orelhas pequenas e subdesenvolvidas, presença de clinodatilia, além de fígado e baço grande, maior incidência de infecções respiratórias, presença de cardiopatias e alterações posturais, déficit de equilíbrio, fraqueza muscular e coordenação motora. Apesar disso, considera-se que o indivíduo que possui a Síndrome de Down, no momento em que são estimulados precocemente e de modo adequado, pode conseguir uma vida favorável com total integração na sociedade. Consequentemente, fica provada a indispensabilidade de a criança com Síndrome de Down ser acompanhada por um fisioterapeuta e por toda a equipe multidisciplinar, com a intenção de atingir uma vivência com maior qualidade de vida e autonomia, desse modo, no decorrer dos métodos de estimulação adiantado, conceito de cinesioterapia, hidroterapia, neuroevolutivo de Bobath, neuroestimulação, equoterapia e método Padovan. Em vista disso, o indivíduo será capaz de conquistar seus aprendizados motores e ser incluído na sociedade de modo ativo. Deste modo, deduz-se que a fisioterapia é bastante significativa na vida do portador desta síndrome, visto que auxiliará de forma positiva, para melhorar a qualidade de vida da criança e ajudar no seu desenvolvimento, melhorando sua autonomia e ajudando na participação ativa do portador na sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Down. Criança. Fisioterapia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02T17:41:38Z
2021-12-02T17:41:38Z
2021-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17827
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga-BA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415801160138753