Uso de geossintéticos para estabilização de recalque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buss, Lucas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28068
Resumo: O uso e ocupação dos solos em regiões que contenha solos moles apresenta um grande desafio para a engenharia, por apresentarem características construtivas desfavoráveis, possuindo baixa consistência, baixa permeabilidade e alta compressibilidade. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo o estudo do uso de geossintéticos para aceleração de recalque de solos moles. Para isso, será apresentado a revisão da caracterização dos solos moles com foco nas principais características geomecânicas que influenciarão no recalque, o comportamento e utilização de geossintéticos, além dos principais métodos utilizados. Para elaboração da pesquisa bibliográfica, utilizou-se artigos, normas, livros, entre outros que estão referenciados ao longo do trabalho. Para realização da metodologia buscou-se delimitar a área de estudo e realizar ensaios de caracterização geotécnica, possibilitando a obtenção de cenários que permitam avaliar o desempenho do uso de geossintéticos para aceleração de recalques de solos moles. As análises de compressibilidade determinaram longos períodos para que as deformações atingissem o adensamento almejado em projeto, e de forma a atender o cronograma de obra e proporcionar estabilidade deste solo foram dimensionados drenos verticais para a aceleração do recalque.
id Ânima_acd0b7764859e1357b1ad7dce6225267
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28068
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Uso de geossintéticos para estabilização de recalqueGeossintéticosSolos molesAceleração de recalqueO uso e ocupação dos solos em regiões que contenha solos moles apresenta um grande desafio para a engenharia, por apresentarem características construtivas desfavoráveis, possuindo baixa consistência, baixa permeabilidade e alta compressibilidade. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo o estudo do uso de geossintéticos para aceleração de recalque de solos moles. Para isso, será apresentado a revisão da caracterização dos solos moles com foco nas principais características geomecânicas que influenciarão no recalque, o comportamento e utilização de geossintéticos, além dos principais métodos utilizados. Para elaboração da pesquisa bibliográfica, utilizou-se artigos, normas, livros, entre outros que estão referenciados ao longo do trabalho. Para realização da metodologia buscou-se delimitar a área de estudo e realizar ensaios de caracterização geotécnica, possibilitando a obtenção de cenários que permitam avaliar o desempenho do uso de geossintéticos para aceleração de recalques de solos moles. As análises de compressibilidade determinaram longos períodos para que as deformações atingissem o adensamento almejado em projeto, e de forma a atender o cronograma de obra e proporcionar estabilidade deste solo foram dimensionados drenos verticais para a aceleração do recalque.Andrade, LucimaraBuss, Lucas2022-12-09T23:03:13Z2022-12-09T23:03:13Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28068TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-09T23:03:15Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28068Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-09T23:03:15Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso de geossintéticos para estabilização de recalque
title Uso de geossintéticos para estabilização de recalque
spellingShingle Uso de geossintéticos para estabilização de recalque
Buss, Lucas
Geossintéticos
Solos moles
Aceleração de recalque
title_short Uso de geossintéticos para estabilização de recalque
title_full Uso de geossintéticos para estabilização de recalque
title_fullStr Uso de geossintéticos para estabilização de recalque
title_full_unstemmed Uso de geossintéticos para estabilização de recalque
title_sort Uso de geossintéticos para estabilização de recalque
author Buss, Lucas
author_facet Buss, Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Lucimara
dc.contributor.author.fl_str_mv Buss, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Geossintéticos
Solos moles
Aceleração de recalque
topic Geossintéticos
Solos moles
Aceleração de recalque
description O uso e ocupação dos solos em regiões que contenha solos moles apresenta um grande desafio para a engenharia, por apresentarem características construtivas desfavoráveis, possuindo baixa consistência, baixa permeabilidade e alta compressibilidade. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo o estudo do uso de geossintéticos para aceleração de recalque de solos moles. Para isso, será apresentado a revisão da caracterização dos solos moles com foco nas principais características geomecânicas que influenciarão no recalque, o comportamento e utilização de geossintéticos, além dos principais métodos utilizados. Para elaboração da pesquisa bibliográfica, utilizou-se artigos, normas, livros, entre outros que estão referenciados ao longo do trabalho. Para realização da metodologia buscou-se delimitar a área de estudo e realizar ensaios de caracterização geotécnica, possibilitando a obtenção de cenários que permitam avaliar o desempenho do uso de geossintéticos para aceleração de recalques de solos moles. As análises de compressibilidade determinaram longos períodos para que as deformações atingissem o adensamento almejado em projeto, e de forma a atender o cronograma de obra e proporcionar estabilidade deste solo foram dimensionados drenos verticais para a aceleração do recalque.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09T23:03:13Z
2022-12-09T23:03:13Z
2022-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28068
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415800720785408