Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Jhúlia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23417
Resumo: O Jornalismo de entretenimento ou infotenimento, assim nomeado hoje, surgiu no final da década de 1980, começou a ser discutido com mais frequência a partir dos anos de 1990, quando passou a ser utilizando profissionais da área da comunicação, manifesta-se por meio de notícias que trazem informação e entretimento no mesmo espaço. O entretenimento cobre, principalmente, assuntos relacionados a celebridades, moda, esportes, estilo de vida, ou seja, assuntos ligados ao interesse público do consumidor. Já na televisão é notável o crescimento do entretenimento. Os jornais estão deixando a seriedade das bancadas de lado para ganhar mais interação e identificação com seu público e também trazendo matérias que compõem o entretenimento, como uso de fotos e vídeos, infográficos, além de outros recursos, deixando a informação mais dinâmica, sem precisar perder seu valor-noticia. Esse acréscimo de matérias que entretêm fez surgir uma das mais recentes especialidades jornalísticas, chamada jornalismo de INFOtenimento (isto é, aquele conteúdo editorial que fornece informação e diversão ao leitor e, ao mesmo tempo, constitui uma prestação de serviço). Por ser híbrido, encontra-se fracionado, aparecendo ora implícita, ora explicitamente. (DEJAVITE, 2006, p.15) O Infotenimento ainda acaba sendo pouco conhecido, já que há poucas publicações que tratam do assunto, mas cada vez mais se percebe apresentadores de programas esportivos mais dinâmicos e com tom mais bem-humorado enquanto apresentam suas matérias. Na plataforma Youtube, maior portal de compartilhamentos de conteúdo audiovisual online no panorama brasileiro, não é diferente. Com mais liberdade e informação instantânea, os canais esportivos buscam cada vez mais o infotenimento como forma de atrair seu público alvo. Por exemplo, o objeto empírico escolhido para essa pesquisa, foi canal Desimpedidos.
id Ânima_b2f9986dac9c72869d66ebc9c8dc6dac
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23417
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal DesimpedidosInfotenimentoEntretenimentoYouTubeJornalismo esportivoDesimpedidosValor-notíciaO Jornalismo de entretenimento ou infotenimento, assim nomeado hoje, surgiu no final da década de 1980, começou a ser discutido com mais frequência a partir dos anos de 1990, quando passou a ser utilizando profissionais da área da comunicação, manifesta-se por meio de notícias que trazem informação e entretimento no mesmo espaço. O entretenimento cobre, principalmente, assuntos relacionados a celebridades, moda, esportes, estilo de vida, ou seja, assuntos ligados ao interesse público do consumidor. Já na televisão é notável o crescimento do entretenimento. Os jornais estão deixando a seriedade das bancadas de lado para ganhar mais interação e identificação com seu público e também trazendo matérias que compõem o entretenimento, como uso de fotos e vídeos, infográficos, além de outros recursos, deixando a informação mais dinâmica, sem precisar perder seu valor-noticia. Esse acréscimo de matérias que entretêm fez surgir uma das mais recentes especialidades jornalísticas, chamada jornalismo de INFOtenimento (isto é, aquele conteúdo editorial que fornece informação e diversão ao leitor e, ao mesmo tempo, constitui uma prestação de serviço). Por ser híbrido, encontra-se fracionado, aparecendo ora implícita, ora explicitamente. (DEJAVITE, 2006, p.15) O Infotenimento ainda acaba sendo pouco conhecido, já que há poucas publicações que tratam do assunto, mas cada vez mais se percebe apresentadores de programas esportivos mais dinâmicos e com tom mais bem-humorado enquanto apresentam suas matérias. Na plataforma Youtube, maior portal de compartilhamentos de conteúdo audiovisual online no panorama brasileiro, não é diferente. Com mais liberdade e informação instantânea, os canais esportivos buscam cada vez mais o infotenimento como forma de atrair seu público alvo. Por exemplo, o objeto empírico escolhido para essa pesquisa, foi canal Desimpedidos.DINIZ, FelipeSILVEIRA, Jhúlia2022-06-28T22:38:36Z2022-06-28T22:38:36Z2022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23417Porto AlegreAtribuição-NãoComercial 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-28T22:38:38Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23417Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-28T22:38:38Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos
title Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos
spellingShingle Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos
SILVEIRA, Jhúlia
Infotenimento
Entretenimento
YouTube
Jornalismo esportivo
Desimpedidos
Valor-notícia
title_short Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos
title_full Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos
title_fullStr Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos
title_full_unstemmed Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos
title_sort Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos
author SILVEIRA, Jhúlia
author_facet SILVEIRA, Jhúlia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DINIZ, Felipe
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Jhúlia
dc.subject.por.fl_str_mv Infotenimento
Entretenimento
YouTube
Jornalismo esportivo
Desimpedidos
Valor-notícia
topic Infotenimento
Entretenimento
YouTube
Jornalismo esportivo
Desimpedidos
Valor-notícia
description O Jornalismo de entretenimento ou infotenimento, assim nomeado hoje, surgiu no final da década de 1980, começou a ser discutido com mais frequência a partir dos anos de 1990, quando passou a ser utilizando profissionais da área da comunicação, manifesta-se por meio de notícias que trazem informação e entretimento no mesmo espaço. O entretenimento cobre, principalmente, assuntos relacionados a celebridades, moda, esportes, estilo de vida, ou seja, assuntos ligados ao interesse público do consumidor. Já na televisão é notável o crescimento do entretenimento. Os jornais estão deixando a seriedade das bancadas de lado para ganhar mais interação e identificação com seu público e também trazendo matérias que compõem o entretenimento, como uso de fotos e vídeos, infográficos, além de outros recursos, deixando a informação mais dinâmica, sem precisar perder seu valor-noticia. Esse acréscimo de matérias que entretêm fez surgir uma das mais recentes especialidades jornalísticas, chamada jornalismo de INFOtenimento (isto é, aquele conteúdo editorial que fornece informação e diversão ao leitor e, ao mesmo tempo, constitui uma prestação de serviço). Por ser híbrido, encontra-se fracionado, aparecendo ora implícita, ora explicitamente. (DEJAVITE, 2006, p.15) O Infotenimento ainda acaba sendo pouco conhecido, já que há poucas publicações que tratam do assunto, mas cada vez mais se percebe apresentadores de programas esportivos mais dinâmicos e com tom mais bem-humorado enquanto apresentam suas matérias. Na plataforma Youtube, maior portal de compartilhamentos de conteúdo audiovisual online no panorama brasileiro, não é diferente. Com mais liberdade e informação instantânea, os canais esportivos buscam cada vez mais o infotenimento como forma de atrair seu público alvo. Por exemplo, o objeto empírico escolhido para essa pesquisa, foi canal Desimpedidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28T22:38:36Z
2022-06-28T22:38:36Z
2022-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23417
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.coverage.none.fl_str_mv Porto Alegre
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415821388218368