Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23417 |
Resumo: | O Jornalismo de entretenimento ou infotenimento, assim nomeado hoje, surgiu no final da década de 1980, começou a ser discutido com mais frequência a partir dos anos de 1990, quando passou a ser utilizando profissionais da área da comunicação, manifesta-se por meio de notícias que trazem informação e entretimento no mesmo espaço. O entretenimento cobre, principalmente, assuntos relacionados a celebridades, moda, esportes, estilo de vida, ou seja, assuntos ligados ao interesse público do consumidor. Já na televisão é notável o crescimento do entretenimento. Os jornais estão deixando a seriedade das bancadas de lado para ganhar mais interação e identificação com seu público e também trazendo matérias que compõem o entretenimento, como uso de fotos e vídeos, infográficos, além de outros recursos, deixando a informação mais dinâmica, sem precisar perder seu valor-noticia. Esse acréscimo de matérias que entretêm fez surgir uma das mais recentes especialidades jornalísticas, chamada jornalismo de INFOtenimento (isto é, aquele conteúdo editorial que fornece informação e diversão ao leitor e, ao mesmo tempo, constitui uma prestação de serviço). Por ser híbrido, encontra-se fracionado, aparecendo ora implícita, ora explicitamente. (DEJAVITE, 2006, p.15) O Infotenimento ainda acaba sendo pouco conhecido, já que há poucas publicações que tratam do assunto, mas cada vez mais se percebe apresentadores de programas esportivos mais dinâmicos e com tom mais bem-humorado enquanto apresentam suas matérias. Na plataforma Youtube, maior portal de compartilhamentos de conteúdo audiovisual online no panorama brasileiro, não é diferente. Com mais liberdade e informação instantânea, os canais esportivos buscam cada vez mais o infotenimento como forma de atrair seu público alvo. Por exemplo, o objeto empírico escolhido para essa pesquisa, foi canal Desimpedidos. |
id |
Ânima_b2f9986dac9c72869d66ebc9c8dc6dac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23417 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal DesimpedidosInfotenimentoEntretenimentoYouTubeJornalismo esportivoDesimpedidosValor-notíciaO Jornalismo de entretenimento ou infotenimento, assim nomeado hoje, surgiu no final da década de 1980, começou a ser discutido com mais frequência a partir dos anos de 1990, quando passou a ser utilizando profissionais da área da comunicação, manifesta-se por meio de notícias que trazem informação e entretimento no mesmo espaço. O entretenimento cobre, principalmente, assuntos relacionados a celebridades, moda, esportes, estilo de vida, ou seja, assuntos ligados ao interesse público do consumidor. Já na televisão é notável o crescimento do entretenimento. Os jornais estão deixando a seriedade das bancadas de lado para ganhar mais interação e identificação com seu público e também trazendo matérias que compõem o entretenimento, como uso de fotos e vídeos, infográficos, além de outros recursos, deixando a informação mais dinâmica, sem precisar perder seu valor-noticia. Esse acréscimo de matérias que entretêm fez surgir uma das mais recentes especialidades jornalísticas, chamada jornalismo de INFOtenimento (isto é, aquele conteúdo editorial que fornece informação e diversão ao leitor e, ao mesmo tempo, constitui uma prestação de serviço). Por ser híbrido, encontra-se fracionado, aparecendo ora implícita, ora explicitamente. (DEJAVITE, 2006, p.15) O Infotenimento ainda acaba sendo pouco conhecido, já que há poucas publicações que tratam do assunto, mas cada vez mais se percebe apresentadores de programas esportivos mais dinâmicos e com tom mais bem-humorado enquanto apresentam suas matérias. Na plataforma Youtube, maior portal de compartilhamentos de conteúdo audiovisual online no panorama brasileiro, não é diferente. Com mais liberdade e informação instantânea, os canais esportivos buscam cada vez mais o infotenimento como forma de atrair seu público alvo. Por exemplo, o objeto empírico escolhido para essa pesquisa, foi canal Desimpedidos.DINIZ, FelipeSILVEIRA, Jhúlia2022-06-28T22:38:36Z2022-06-28T22:38:36Z2022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23417Porto AlegreAtribuição-NãoComercial 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-28T22:38:38Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23417Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-28T22:38:38Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos |
title |
Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos |
spellingShingle |
Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos SILVEIRA, Jhúlia Infotenimento Entretenimento YouTube Jornalismo esportivo Desimpedidos Valor-notícia |
title_short |
Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos |
title_full |
Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos |
title_fullStr |
Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos |
title_full_unstemmed |
Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos |
title_sort |
Infotenimento: critérios de valor-notícia do jornalismo esportivo no canal Desimpedidos |
author |
SILVEIRA, Jhúlia |
author_facet |
SILVEIRA, Jhúlia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DINIZ, Felipe |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, Jhúlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infotenimento Entretenimento YouTube Jornalismo esportivo Desimpedidos Valor-notícia |
topic |
Infotenimento Entretenimento YouTube Jornalismo esportivo Desimpedidos Valor-notícia |
description |
O Jornalismo de entretenimento ou infotenimento, assim nomeado hoje, surgiu no final da década de 1980, começou a ser discutido com mais frequência a partir dos anos de 1990, quando passou a ser utilizando profissionais da área da comunicação, manifesta-se por meio de notícias que trazem informação e entretimento no mesmo espaço. O entretenimento cobre, principalmente, assuntos relacionados a celebridades, moda, esportes, estilo de vida, ou seja, assuntos ligados ao interesse público do consumidor. Já na televisão é notável o crescimento do entretenimento. Os jornais estão deixando a seriedade das bancadas de lado para ganhar mais interação e identificação com seu público e também trazendo matérias que compõem o entretenimento, como uso de fotos e vídeos, infográficos, além de outros recursos, deixando a informação mais dinâmica, sem precisar perder seu valor-noticia. Esse acréscimo de matérias que entretêm fez surgir uma das mais recentes especialidades jornalísticas, chamada jornalismo de INFOtenimento (isto é, aquele conteúdo editorial que fornece informação e diversão ao leitor e, ao mesmo tempo, constitui uma prestação de serviço). Por ser híbrido, encontra-se fracionado, aparecendo ora implícita, ora explicitamente. (DEJAVITE, 2006, p.15) O Infotenimento ainda acaba sendo pouco conhecido, já que há poucas publicações que tratam do assunto, mas cada vez mais se percebe apresentadores de programas esportivos mais dinâmicos e com tom mais bem-humorado enquanto apresentam suas matérias. Na plataforma Youtube, maior portal de compartilhamentos de conteúdo audiovisual online no panorama brasileiro, não é diferente. Com mais liberdade e informação instantânea, os canais esportivos buscam cada vez mais o infotenimento como forma de atrair seu público alvo. Por exemplo, o objeto empírico escolhido para essa pesquisa, foi canal Desimpedidos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28T22:38:36Z 2022-06-28T22:38:36Z 2022-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23417 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53 application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Porto Alegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415821388218368 |