Responsabilidade civil no uso de inteligência artificial em veículos automotores autômatos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19798 |
Resumo: | A inteligência artificial é uma tecnologia ainda em pleno desenvolvimento, mas que já repercute em diversas discussões nos mais variados contextos: ético, social, econômico e, notoriamente, jurídico. Portanto, a sua utilização especificamente nos veículos automotores autônomos é ainda mais perceptível e próxima, sendo que exemplos destes avanços de automações, assim como, as suas consequências e questionamentos já estão sendo debatidos ao redor do mundo. Logo, neste contexto, a elaboração de um trabalho que visa responder e esclarecer de forma sucinta justamente à questão de quais são os desafios que os automóveis autônomos trazem ao instituto da responsabilidade civil e quais as possíveis respostas para as incertezas em relação ao tema, ganha uma especial relevância. Isto posto, o foco principal elaborado neste trabalho se dá nas teorias e propostas práticas analisadas em torno da problemática da responsabilidade civil oriunda de eventuais danos ocasionados por veículos autônomos que possuem embarcados em seu dispositivo a tecnologia da inteligência artificial. Sendo assim, será utilizado o método exploratório de pesquisa bibliográfica e documental, o qual fornece suficiente sustentação de posições doutrinárias abordadas sobre os problemas da inteligência artificial na condução de automóveis autônomos, bem como, observações de experiências já verificadas em países internacionais, para, assim, poder estabelecer as particularidades dos ordenamentos jurídicos, em especial do brasileiro, que podem ser eficazes ou não a este assunto. Por fim, o presente trabalho tem como propósito geral verificar os pontos de pressão gerados pelo uso da inteligência artificial no ordenamento jurídico pátrio e quais as soluções e desafios que deverão ser o centro das atenções para que o direito não perca o controle das inúmeras tecnologias que estão em acelerada evolução, ou seja, em melhores palavras, este trabalho de conclusão de curso procura identificar e estruturar a necessidade de alterações no ordenamento jurídico brasileiro, assim como, apresentar uma provável resolução para esta lacuna, tendo em consideração a importância dos reflexos da responsabilidade civil na reparação de eventuais danos causados pelo uso de inteligência artificial em veículos automotores autômatos. |
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Responsabilidade civil no uso de inteligência artificial em veículos automotores autômatosResponsabilidade CivilInteligência ArtificialVeículos AutônomosA inteligência artificial é uma tecnologia ainda em pleno desenvolvimento, mas que já repercute em diversas discussões nos mais variados contextos: ético, social, econômico e, notoriamente, jurídico. Portanto, a sua utilização especificamente nos veículos automotores autônomos é ainda mais perceptível e próxima, sendo que exemplos destes avanços de automações, assim como, as suas consequências e questionamentos já estão sendo debatidos ao redor do mundo. Logo, neste contexto, a elaboração de um trabalho que visa responder e esclarecer de forma sucinta justamente à questão de quais são os desafios que os automóveis autônomos trazem ao instituto da responsabilidade civil e quais as possíveis respostas para as incertezas em relação ao tema, ganha uma especial relevância. Isto posto, o foco principal elaborado neste trabalho se dá nas teorias e propostas práticas analisadas em torno da problemática da responsabilidade civil oriunda de eventuais danos ocasionados por veículos autônomos que possuem embarcados em seu dispositivo a tecnologia da inteligência artificial. Sendo assim, será utilizado o método exploratório de pesquisa bibliográfica e documental, o qual fornece suficiente sustentação de posições doutrinárias abordadas sobre os problemas da inteligência artificial na condução de automóveis autônomos, bem como, observações de experiências já verificadas em países internacionais, para, assim, poder estabelecer as particularidades dos ordenamentos jurídicos, em especial do brasileiro, que podem ser eficazes ou não a este assunto. Por fim, o presente trabalho tem como propósito geral verificar os pontos de pressão gerados pelo uso da inteligência artificial no ordenamento jurídico pátrio e quais as soluções e desafios que deverão ser o centro das atenções para que o direito não perca o controle das inúmeras tecnologias que estão em acelerada evolução, ou seja, em melhores palavras, este trabalho de conclusão de curso procura identificar e estruturar a necessidade de alterações no ordenamento jurídico brasileiro, assim como, apresentar uma provável resolução para esta lacuna, tendo em consideração a importância dos reflexos da responsabilidade civil na reparação de eventuais danos causados pelo uso de inteligência artificial em veículos automotores autômatos.Artificial intelligence is a technology that is still in full development, but that has already had repercussions in several discussions in the most varied contexts: ethical, social, economic and, notoriously, legal. Therefore, its use specifically in autonomous automotive vehicles is even more noticeable and closer, and examples of these advances in automation, as well as their consequences and questions are already being debated around the world. Therefore, in this context, the elaboration of a work that aims to answer and clarify in a succinct way precisely the question of what are the challenges that autonomous cars bring to the civil liability institute and what are the possible answers to the uncertainties related to the subject, wins a special relevance. That said, the main focus developed in this work is on the theories and practical proposals analyzed around the issue of civil liability arising from any damage caused by autonomous vehicles that have the artificial intelligence technology embedded in their device. Therefore, the exploratory method of bibliographic and documentary research will be used, which provides sufficient support for doctrinal positions addressed on the problems of artificial intelligence in driving autonomous cars, as well as observations of experiences already verified in international countries, to, thus , to be able to establish the particularities of the legal systems, especially the Brazilian one, which may or may not be effective in this matter. Finally, the present work has the general purpose of verifying the pressure points generated by the use of artificial intelligence in the national legal system and what solutions and challenges should be the center of attention so that the law does not lose control of the numerous technologies that are in rapid evolution, that is, in better words, this course conclusion work seeks to identify and structure the need for changes in the Brazilian legal system, as well as to propose a solution to the gap, taking into account the importance of the consequences of responsibility in the repair of any damage caused by the use of artificial intelligence in automaton motor vehicles.Damas, Tatiana FirminoMüller, João Miguel Heidemann2021-12-17T12:43:30Z2021-12-17T12:43:30Z2021-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis103 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19798Braço do NorteAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-17T12:43:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19798Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-17T12:43:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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