Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piazza, Mariana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25100
Resumo: O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, com a interação da Etnomatemática, trazendo a cultura do plantio de arroz na concepção do Ensino Matemático. Destacando algumas considerações do campo, aplicável em sala de aula, por meio da mitigação do crescimento do arroz irrigado do Sul do Estado de Santa Catarina. A perspectiva de Modelagem foi realizada tendo Bassanezi (2006) como principal referencial teórico, bem como o complemento do mesmo, a etnomatemática, referenciada por Ubiratan D'Ambrosio, além da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), quando tratado do crescimento do arroz. Tendo-se por objetivo possibilitar reflexões sobre a importância de considerar o meio cultural do aluno, pois aprender vai além dos conceitos comumente aplicados em sala de aula. De tal modo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e um estudo do crescimento do arroz considerando toda a janela de produção, de modo a aplicar uma situação-problema na prática. Como resultados, aponta-se o desenvolvimento da modelagem matemática do crescimento da planta e, também, média móvel no contexto do estudo da matemática, contribuindo para a formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.
id Ânima_baeb94f3e2be2408af68e78c044c0798
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25100
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa CatarinaModelagem MatemáticaArroz irrigadoEtnomatemáticaO presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, com a interação da Etnomatemática, trazendo a cultura do plantio de arroz na concepção do Ensino Matemático. Destacando algumas considerações do campo, aplicável em sala de aula, por meio da mitigação do crescimento do arroz irrigado do Sul do Estado de Santa Catarina. A perspectiva de Modelagem foi realizada tendo Bassanezi (2006) como principal referencial teórico, bem como o complemento do mesmo, a etnomatemática, referenciada por Ubiratan D'Ambrosio, além da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), quando tratado do crescimento do arroz. Tendo-se por objetivo possibilitar reflexões sobre a importância de considerar o meio cultural do aluno, pois aprender vai além dos conceitos comumente aplicados em sala de aula. De tal modo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e um estudo do crescimento do arroz considerando toda a janela de produção, de modo a aplicar uma situação-problema na prática. Como resultados, aponta-se o desenvolvimento da modelagem matemática do crescimento da planta e, também, média móvel no contexto do estudo da matemática, contribuindo para a formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.Selhorst, MárioPiazza, Mariana2022-07-20T18:11:50Z2022-07-20T18:11:50Z2022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25100NOVA VENEZAAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-20T18:11:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25100Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-20T18:11:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina
title Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina
spellingShingle Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina
Piazza, Mariana
Modelagem Matemática
Arroz irrigado
Etnomatemática
title_short Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina
title_full Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina
title_fullStr Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina
title_full_unstemmed Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina
title_sort Modelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa Catarina
author Piazza, Mariana
author_facet Piazza, Mariana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Selhorst, Mário
dc.contributor.author.fl_str_mv Piazza, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Arroz irrigado
Etnomatemática
topic Modelagem Matemática
Arroz irrigado
Etnomatemática
description O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, com a interação da Etnomatemática, trazendo a cultura do plantio de arroz na concepção do Ensino Matemático. Destacando algumas considerações do campo, aplicável em sala de aula, por meio da mitigação do crescimento do arroz irrigado do Sul do Estado de Santa Catarina. A perspectiva de Modelagem foi realizada tendo Bassanezi (2006) como principal referencial teórico, bem como o complemento do mesmo, a etnomatemática, referenciada por Ubiratan D'Ambrosio, além da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), quando tratado do crescimento do arroz. Tendo-se por objetivo possibilitar reflexões sobre a importância de considerar o meio cultural do aluno, pois aprender vai além dos conceitos comumente aplicados em sala de aula. De tal modo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e um estudo do crescimento do arroz considerando toda a janela de produção, de modo a aplicar uma situação-problema na prática. Como resultados, aponta-se o desenvolvimento da modelagem matemática do crescimento da planta e, também, média móvel no contexto do estudo da matemática, contribuindo para a formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20T18:11:50Z
2022-07-20T18:11:50Z
2022-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25100
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv NOVA VENEZA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415848433090560