Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pistorello, Ciane Meneguzzi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12066
Resumo: Os direitos trabalhistas estão previstos tanto na Constituição Federal como na Consolidação das Leis do Trabalho (Lei 13.467/17), legislações que combinadas servem como base para dar o devido cumprimento ao princípio constitucional da igualdade, o qual é imprescindível para a efetiva garantia dos direitos arduamente conquistados pelas mulheres neste âmbito. Ocorre que, diante da alteração da CLT, existe uma enorme incerteza quanto ao real cumprimento de sua finalidade, que é a garantia da proteção aos direitos do trabalhador, principalmente no que se refere às relações de trabalho que envolva a mulher, pois se sabe que esta possui necessidades inerentes a sua identidade de gênero. Por este motivo se faz importante à análise das mudanças inseridas na lei 13.467/17 a fim de verificar a sua eficiência, pois com o decorrer do tempo deve-se buscar somente aperfeiçoar a legislação que rege estas relações. Aliás, como a reforma ocorreu para modificar, também, as normas judicias que envolvem a matéria, busca-se entender como os Tribunais passarão a se posicionar sobre o assunto e como o entendimento jurisprudencial poderá garantir os direitos femininos até hoje conquistados, impedindo a sua restrição. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que maneira a Reforma trabalhista impactou na modificação e evolução dos direitos trabalhistas femininos, que durante muitos anos vêm sendo conquistados custosamente. Assim, pretende-se verificar se estas modificações de fato trouxeram benefícios para as mulheres ou se, com a reforma, os direitos adquiridos passaram a ser reprimidos ou tiveram a sua evolução estagnada.
id Ânima_bb9de7ba196588533c7aaaf1478e5c63
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12066
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhistaReforma trabalhistaDireitos trabalhistas da mulherEvolução nas relações de trabalhoImpactos da reforma sobre o movimento feminista e o princípio constitucional da igualdadeOs direitos trabalhistas estão previstos tanto na Constituição Federal como na Consolidação das Leis do Trabalho (Lei 13.467/17), legislações que combinadas servem como base para dar o devido cumprimento ao princípio constitucional da igualdade, o qual é imprescindível para a efetiva garantia dos direitos arduamente conquistados pelas mulheres neste âmbito. Ocorre que, diante da alteração da CLT, existe uma enorme incerteza quanto ao real cumprimento de sua finalidade, que é a garantia da proteção aos direitos do trabalhador, principalmente no que se refere às relações de trabalho que envolva a mulher, pois se sabe que esta possui necessidades inerentes a sua identidade de gênero. Por este motivo se faz importante à análise das mudanças inseridas na lei 13.467/17 a fim de verificar a sua eficiência, pois com o decorrer do tempo deve-se buscar somente aperfeiçoar a legislação que rege estas relações. Aliás, como a reforma ocorreu para modificar, também, as normas judicias que envolvem a matéria, busca-se entender como os Tribunais passarão a se posicionar sobre o assunto e como o entendimento jurisprudencial poderá garantir os direitos femininos até hoje conquistados, impedindo a sua restrição. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que maneira a Reforma trabalhista impactou na modificação e evolução dos direitos trabalhistas femininos, que durante muitos anos vêm sendo conquistados custosamente. Assim, pretende-se verificar se estas modificações de fato trouxeram benefícios para as mulheres ou se, com a reforma, os direitos adquiridos passaram a ser reprimidos ou tiveram a sua evolução estagnada.Costa, Patrícia Santos ePistorello, Ciane Meneguzzi2019-08-01T18:47:20Z2020-12-02T15:29:18Z2019-08-01T18:47:20Z2020-12-02T15:29:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12066Direito do Trabalho e Processo do Trabalho - Unisul VirtualCaxias do SulAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-03T06:31:23Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12066Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-03T06:31:23Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhista
title Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhista
spellingShingle Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhista
Pistorello, Ciane Meneguzzi
Reforma trabalhista
Direitos trabalhistas da mulher
Evolução nas relações de trabalho
Impactos da reforma sobre o movimento feminista e o princípio constitucional da igualdade
title_short Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhista
title_full Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhista
title_fullStr Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhista
title_full_unstemmed Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhista
title_sort Movimento do feminismo e o direito da mulher após a reforma trabalhista
author Pistorello, Ciane Meneguzzi
author_facet Pistorello, Ciane Meneguzzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Patrícia Santos e
dc.contributor.author.fl_str_mv Pistorello, Ciane Meneguzzi
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma trabalhista
Direitos trabalhistas da mulher
Evolução nas relações de trabalho
Impactos da reforma sobre o movimento feminista e o princípio constitucional da igualdade
topic Reforma trabalhista
Direitos trabalhistas da mulher
Evolução nas relações de trabalho
Impactos da reforma sobre o movimento feminista e o princípio constitucional da igualdade
description Os direitos trabalhistas estão previstos tanto na Constituição Federal como na Consolidação das Leis do Trabalho (Lei 13.467/17), legislações que combinadas servem como base para dar o devido cumprimento ao princípio constitucional da igualdade, o qual é imprescindível para a efetiva garantia dos direitos arduamente conquistados pelas mulheres neste âmbito. Ocorre que, diante da alteração da CLT, existe uma enorme incerteza quanto ao real cumprimento de sua finalidade, que é a garantia da proteção aos direitos do trabalhador, principalmente no que se refere às relações de trabalho que envolva a mulher, pois se sabe que esta possui necessidades inerentes a sua identidade de gênero. Por este motivo se faz importante à análise das mudanças inseridas na lei 13.467/17 a fim de verificar a sua eficiência, pois com o decorrer do tempo deve-se buscar somente aperfeiçoar a legislação que rege estas relações. Aliás, como a reforma ocorreu para modificar, também, as normas judicias que envolvem a matéria, busca-se entender como os Tribunais passarão a se posicionar sobre o assunto e como o entendimento jurisprudencial poderá garantir os direitos femininos até hoje conquistados, impedindo a sua restrição. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que maneira a Reforma trabalhista impactou na modificação e evolução dos direitos trabalhistas femininos, que durante muitos anos vêm sendo conquistados custosamente. Assim, pretende-se verificar se estas modificações de fato trouxeram benefícios para as mulheres ou se, com a reforma, os direitos adquiridos passaram a ser reprimidos ou tiveram a sua evolução estagnada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01T18:47:20Z
2019-08-01T18:47:20Z
2019
2020-12-02T15:29:18Z
2020-12-02T15:29:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12066
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito do Trabalho e Processo do Trabalho - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 34 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415834074939392