Viabilidade técnica e econômica de sistemas à bateria como substituição de geradores a diesel no horário ponta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18847 |
Resumo: | Atualmente utiliza-se energia elétrica para realizar quase todas as tarefas diárias, como trabalhar, se alimentar e interagir com outras pessoas. A energia elétrica proporciona a comodidade de se poder utilizar diferentes tipos de equipamentos de uma forma relativamente simples, visto que hoje em dia ela está presente em quase todos os locais do mundo. Pode-se enfatizar que um sistema elétrico eficiente e desenvolvido se baseia em 3 pontos: geração, transmissão/distribuição e o consumo. A geração é responsável por obter energia através da matéria-prima ou recurso disponível e transformá-la em energia elétrica. Distribuição e transmissão são responsáveis por levar a energia gerada até os pontos de consumo. Em relação à parte final do processo, o consumo é quando a energia elétrica é utilizada para algum fim, seja para ligar uma televisão, carregar um notebook ou conectar algum equipamento. O processo de gerar energia elétrica vem enfrentando mudanças, visto que, nos dias de hoje, se busca uma maior economia atrelada ao comprometimento com a questão ambiental, seja motivada por obrigações impostas por órgãos ambientais ou por consciência própria. Combinar uma solução que alie economia e sustentabilidade é um dos fatores que demonstram a crescente busca e interesse nos sistemas fotovoltaicos, os quais utilizam a energia proveniente do sol para transformá-la diretamente em energia. Cada sistema fotovoltaico, seja ele on grid, off grid, híbrido ou não, tem suas particularidades e benefícios. Uma aplicação capaz de gerar e armazenar energia a partir do sol, substituindo os geradores a diesel no horário de ponta é o sistema híbrido, não dependendo, assim, exclusivamente, de uma concessionária de energia para prover serviços e aproveitando-se dos benefícios que essa forma de geração representa ao consumidor, buscando evitar os malefícios dos geradores a diesel. Através de um estudo de caso de um possível cliente, foi tratada a substituição dos geradores a diesel por um sistema de energia fotovoltaica com baterias, e, para isso, foi realizado um estudo de acordo com o histórico diário de cargas da empresa em questão. Para verificar e analisar a viabilidade técnica, ambiental e financeira do projeto, foram realizados três tipos diferentes de dimensionamento. O primeiro trata-se do gerador a diesel, o segundo é representado por um sistema com baterias utilizando-se energia da rede elétrica, enquanto o terceiro é o sistema híbrido, baterias e energia solar fotovoltaica, foco do projeto. Após análise referente à questão financeira, nota-se o payback elevado do sistema com bateiras, em contrapartida, destaca-se a diminuição considerável de poluição desse tipo de sistema. |
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