Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stüepp, Manuela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26082
Resumo: As infecções pelo Vírus Herpes Simples são as responsáveis pelas infecções sexualmente transmissíveis mais comuns em nível global, com amplo espectro de acometimento clínico. A infecção não tem tratamento, porém, existem terapias que auxiliam na rápida remissão dos sinais e diminuem os quadros de recidiva, como os fármacos, laserterapia e anestésicos. Todavia, a literatura ainda evidencia a busca por outras formas mais eficazes, como a Cannabis. Assim, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica para distinguir o efeito terapêutico ou estimulante da Cannabis na lesão herpética. Uma busca de literatura foi realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO, Scopus, Embase, Web of Science e Google Acadêmico em agosto de 2020. Os artigos foram anexados e agrupados no programa EndNote® online. Posteriormente, as referências identificadas por meio deste processo foram verificadas quanto aos critérios de seleção. O revisor coletou e extraiu as informações necessárias dos estudos selecionados. Os dados coletados foram: autor, país, ano de publicação, tipo de estudo, tamanho da amostra, objetivo, dados coletados, resultados mais relevantes e conclusão. A busca identificou 170 artigos e, após análise de título e resumo, foram selecionados 24 artigos. Realizada a leitura na íntegra dos 24 estudos, considerando os critérios de elegibilidade foram incluídos 12 artigos para esta revisão integrativa. Destes, 10 estudos tratavam sobre o potencial estimulador da Cannabis enquanto 2 tratavam sobre seu potencial terapêutico. 9 estudos foram realizados in vivo, 2 foram realizados in vitro e 1 fez associação de ambos os tipos. Conclui-se que não existe um consenso na literatura mundial em relação aos efeitos dos canabinoides nas lesões herpéticas. A ausência de ensaios clínicos para apoiar o uso dos canabinoides no tratamento da infecção herpética impede seu uso como opção terapêutica, tendo em vista que a literatura ainda aponta riscos potenciais graves no uso da Cannabis, evidenciando uma incerteza sobre o mecanismo de ação de seu efeito estimulador.
id Ânima_bcde124d37a18a01ef14c3a4166bf9b2
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26082
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticasCannabisHerpes simplesHSV-1HSV-2TratamentoAs infecções pelo Vírus Herpes Simples são as responsáveis pelas infecções sexualmente transmissíveis mais comuns em nível global, com amplo espectro de acometimento clínico. A infecção não tem tratamento, porém, existem terapias que auxiliam na rápida remissão dos sinais e diminuem os quadros de recidiva, como os fármacos, laserterapia e anestésicos. Todavia, a literatura ainda evidencia a busca por outras formas mais eficazes, como a Cannabis. Assim, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica para distinguir o efeito terapêutico ou estimulante da Cannabis na lesão herpética. Uma busca de literatura foi realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO, Scopus, Embase, Web of Science e Google Acadêmico em agosto de 2020. Os artigos foram anexados e agrupados no programa EndNote® online. Posteriormente, as referências identificadas por meio deste processo foram verificadas quanto aos critérios de seleção. O revisor coletou e extraiu as informações necessárias dos estudos selecionados. Os dados coletados foram: autor, país, ano de publicação, tipo de estudo, tamanho da amostra, objetivo, dados coletados, resultados mais relevantes e conclusão. A busca identificou 170 artigos e, após análise de título e resumo, foram selecionados 24 artigos. Realizada a leitura na íntegra dos 24 estudos, considerando os critérios de elegibilidade foram incluídos 12 artigos para esta revisão integrativa. Destes, 10 estudos tratavam sobre o potencial estimulador da Cannabis enquanto 2 tratavam sobre seu potencial terapêutico. 9 estudos foram realizados in vivo, 2 foram realizados in vitro e 1 fez associação de ambos os tipos. Conclui-se que não existe um consenso na literatura mundial em relação aos efeitos dos canabinoides nas lesões herpéticas. A ausência de ensaios clínicos para apoiar o uso dos canabinoides no tratamento da infecção herpética impede seu uso como opção terapêutica, tendo em vista que a literatura ainda aponta riscos potenciais graves no uso da Cannabis, evidenciando uma incerteza sobre o mecanismo de ação de seu efeito estimulador.De Medeiros, GláuciaStüepp, Manuela2022-10-29T00:16:47Z2022-10-29T00:16:47Z2021-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26082TubarãoAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-18T07:54:46Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26082Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-18T07:54:46Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticas
title Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticas
spellingShingle Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticas
Stüepp, Manuela
Cannabis
Herpes simples
HSV-1
HSV-2
Tratamento
title_short Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticas
title_full Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticas
title_fullStr Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticas
title_full_unstemmed Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticas
title_sort Efeito terapêutico x estimulante dos canabinoides nas lesões herpéticas
author Stüepp, Manuela
author_facet Stüepp, Manuela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Medeiros, Gláucia
dc.contributor.author.fl_str_mv Stüepp, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Cannabis
Herpes simples
HSV-1
HSV-2
Tratamento
topic Cannabis
Herpes simples
HSV-1
HSV-2
Tratamento
description As infecções pelo Vírus Herpes Simples são as responsáveis pelas infecções sexualmente transmissíveis mais comuns em nível global, com amplo espectro de acometimento clínico. A infecção não tem tratamento, porém, existem terapias que auxiliam na rápida remissão dos sinais e diminuem os quadros de recidiva, como os fármacos, laserterapia e anestésicos. Todavia, a literatura ainda evidencia a busca por outras formas mais eficazes, como a Cannabis. Assim, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão integrativa da literatura científica para distinguir o efeito terapêutico ou estimulante da Cannabis na lesão herpética. Uma busca de literatura foi realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO, Scopus, Embase, Web of Science e Google Acadêmico em agosto de 2020. Os artigos foram anexados e agrupados no programa EndNote® online. Posteriormente, as referências identificadas por meio deste processo foram verificadas quanto aos critérios de seleção. O revisor coletou e extraiu as informações necessárias dos estudos selecionados. Os dados coletados foram: autor, país, ano de publicação, tipo de estudo, tamanho da amostra, objetivo, dados coletados, resultados mais relevantes e conclusão. A busca identificou 170 artigos e, após análise de título e resumo, foram selecionados 24 artigos. Realizada a leitura na íntegra dos 24 estudos, considerando os critérios de elegibilidade foram incluídos 12 artigos para esta revisão integrativa. Destes, 10 estudos tratavam sobre o potencial estimulador da Cannabis enquanto 2 tratavam sobre seu potencial terapêutico. 9 estudos foram realizados in vivo, 2 foram realizados in vitro e 1 fez associação de ambos os tipos. Conclui-se que não existe um consenso na literatura mundial em relação aos efeitos dos canabinoides nas lesões herpéticas. A ausência de ensaios clínicos para apoiar o uso dos canabinoides no tratamento da infecção herpética impede seu uso como opção terapêutica, tendo em vista que a literatura ainda aponta riscos potenciais graves no uso da Cannabis, evidenciando uma incerteza sobre o mecanismo de ação de seu efeito estimulador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
2022-10-29T00:16:47Z
2022-10-29T00:16:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26082
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415834647461888