Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HASSE, Rebeca Marcondes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12413
Resumo: As orlas de praia são espaços livres públicos, de grande interesse econômico, ecológico e sociocultural. Logo, seu entorno pode passar por grandes e rápidas transformações, consequentes da pressão da ocupação antrópica desordenada. O entorno imediato das orlas, devido ao valor cênico, costuma ser ocupado por populações de renda mais elevada, com condomínios fechados e espaços livres particulares, gerando áreas de segunda residência. Muitas vezes não são incentivados outros espaços livres públicos. Já outros ambientes associados ao litoral, como os rios, costumam ser menos valorizados e até deteriorados, com a sobreposição de ocupações. O presente trabalho tem por objetivo propor diretrizes de intervenções urbanísticas e paisagísticas, para um recorte do distrito de Ingleses do Rio Vermelho, com o intuito de aprimorar o sistema de espaços livres através da infraestrutura verde. Proporcionando espaços de convívio, lazer e conservação, para contribuir com a qualidade de vida de forma ampla e para além do recorte. O recorte de intervenção, Ingleses Centro-Norte, foi definido de acordo com o método de classificação de Unidades de Paisagem orientado pelo Projeto Orla (2012). O recorte, apresenta como principais características ser uma planície alagável, entremeada pelo Rio Capivari, com parte de faixa de restinga preservada na orla, uma urbanização de baixa densidade e domicílios excedentes, com áreas de segunda residência. O recorte, foi definido, por conter os principais espaços livres remanescentes no distrito, em meio a mancha urbanizada. Entre esses, o Rio Capivari foi identificado com um potencial de corredor verde, que deveria ser conectado a ruas verdes para se integrar ao tecido urbanizado. Dessa forma, aprimorando o sistema de espaços livres.
id Ânima_c08dba59f4184e7620c361f94e27d0d4
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12413
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-NorteArquitetura e UrbanismoCorredores VerdesInfraestrutura VerdeIngleses do Rio VermelhoOrla de praiaRio CapivariRuas VerdesSistema de Espaços LivresUnidades de PaisagemAs orlas de praia são espaços livres públicos, de grande interesse econômico, ecológico e sociocultural. Logo, seu entorno pode passar por grandes e rápidas transformações, consequentes da pressão da ocupação antrópica desordenada. O entorno imediato das orlas, devido ao valor cênico, costuma ser ocupado por populações de renda mais elevada, com condomínios fechados e espaços livres particulares, gerando áreas de segunda residência. Muitas vezes não são incentivados outros espaços livres públicos. Já outros ambientes associados ao litoral, como os rios, costumam ser menos valorizados e até deteriorados, com a sobreposição de ocupações. O presente trabalho tem por objetivo propor diretrizes de intervenções urbanísticas e paisagísticas, para um recorte do distrito de Ingleses do Rio Vermelho, com o intuito de aprimorar o sistema de espaços livres através da infraestrutura verde. Proporcionando espaços de convívio, lazer e conservação, para contribuir com a qualidade de vida de forma ampla e para além do recorte. O recorte de intervenção, Ingleses Centro-Norte, foi definido de acordo com o método de classificação de Unidades de Paisagem orientado pelo Projeto Orla (2012). O recorte, apresenta como principais características ser uma planície alagável, entremeada pelo Rio Capivari, com parte de faixa de restinga preservada na orla, uma urbanização de baixa densidade e domicílios excedentes, com áreas de segunda residência. O recorte, foi definido, por conter os principais espaços livres remanescentes no distrito, em meio a mancha urbanizada. Entre esses, o Rio Capivari foi identificado com um potencial de corredor verde, que deveria ser conectado a ruas verdes para se integrar ao tecido urbanizado. Dessa forma, aprimorando o sistema de espaços livres.AZEVEDO, Silas MatiasHASSE, Rebeca Marcondes2020-08-22T14:29:07Z2020-12-02T19:36:01Z2020-08-22T14:29:07Z2020-12-02T19:36:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f. (TCCI); 6 f. (TCCII)application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12413Arquitetura - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-20T20:08:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12413Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-20T20:08:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-Norte
title Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-Norte
spellingShingle Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-Norte
HASSE, Rebeca Marcondes
Arquitetura e Urbanismo
Corredores Verdes
Infraestrutura Verde
Ingleses do Rio Vermelho
Orla de praia
Rio Capivari
Ruas Verdes
Sistema de Espaços Livres
Unidades de Paisagem
title_short Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-Norte
title_full Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-Norte
title_fullStr Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-Norte
title_full_unstemmed Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-Norte
title_sort Plano Verde: Sistema de Espaços Livres Públicos nos Ingleses Centro-Norte
author HASSE, Rebeca Marcondes
author_facet HASSE, Rebeca Marcondes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AZEVEDO, Silas Matias
dc.contributor.author.fl_str_mv HASSE, Rebeca Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
Corredores Verdes
Infraestrutura Verde
Ingleses do Rio Vermelho
Orla de praia
Rio Capivari
Ruas Verdes
Sistema de Espaços Livres
Unidades de Paisagem
topic Arquitetura e Urbanismo
Corredores Verdes
Infraestrutura Verde
Ingleses do Rio Vermelho
Orla de praia
Rio Capivari
Ruas Verdes
Sistema de Espaços Livres
Unidades de Paisagem
description As orlas de praia são espaços livres públicos, de grande interesse econômico, ecológico e sociocultural. Logo, seu entorno pode passar por grandes e rápidas transformações, consequentes da pressão da ocupação antrópica desordenada. O entorno imediato das orlas, devido ao valor cênico, costuma ser ocupado por populações de renda mais elevada, com condomínios fechados e espaços livres particulares, gerando áreas de segunda residência. Muitas vezes não são incentivados outros espaços livres públicos. Já outros ambientes associados ao litoral, como os rios, costumam ser menos valorizados e até deteriorados, com a sobreposição de ocupações. O presente trabalho tem por objetivo propor diretrizes de intervenções urbanísticas e paisagísticas, para um recorte do distrito de Ingleses do Rio Vermelho, com o intuito de aprimorar o sistema de espaços livres através da infraestrutura verde. Proporcionando espaços de convívio, lazer e conservação, para contribuir com a qualidade de vida de forma ampla e para além do recorte. O recorte de intervenção, Ingleses Centro-Norte, foi definido de acordo com o método de classificação de Unidades de Paisagem orientado pelo Projeto Orla (2012). O recorte, apresenta como principais características ser uma planície alagável, entremeada pelo Rio Capivari, com parte de faixa de restinga preservada na orla, uma urbanização de baixa densidade e domicílios excedentes, com áreas de segunda residência. O recorte, foi definido, por conter os principais espaços livres remanescentes no distrito, em meio a mancha urbanizada. Entre esses, o Rio Capivari foi identificado com um potencial de corredor verde, que deveria ser conectado a ruas verdes para se integrar ao tecido urbanizado. Dessa forma, aprimorando o sistema de espaços livres.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-22T14:29:07Z
2020-12-02T19:36:01Z
2020-08-22T14:29:07Z
2020-12-02T19:36:01Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12413
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arquitetura - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f. (TCCI); 6 f. (TCCII)
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415842630270976