Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Bruno Gonçalves Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavalcante, Maria Simone Andrade Moraes
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16031
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e está divido em três capítulos fundamentados por teóricos que respaldam o tema proposto, dentre diversos psicanalistas que abordam essa temática, destacam-se aqui quatro, por serem os pioneiros no atendimento clínico infantil, os quais são: Anna Freud, Melanie Klein, Winnicott e Françoise Dolto. O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos provocados pelo bullying e as possibilidades de escuta clínica na infância. Busca-se uma possível resposta para a pergunta norteadora: “como pode funcionar a clínica psicanalítica com crianças em situação de bullying”? O bullying se caracteriza por sucessivas agressões intencionais, verbais e/ou físicas, realizadas por um indivíduo ou por um grupo e acontece em qualquer contexto social, principalmente, nas escolas, onde, muitas vezes, as agressões são entendidas como simples brincadeiras; começa com apelidos ofensivos, mas, com o tempo, acarretará graves consequências às vítimas, a exemplo de queda no rendimento escolar e isolamento social. À medida que as ofensas e as humilhações aumentam, as vítimas podem desenvolver doenças psicossomáticas ou sofrem algum tipo de trauma psíquico. Nesse sentido, é importante que as crianças envolvidas nesse tipo de agressão tenham um acompanhamento ou um tratamento psicológico. A psicanálise infantil, por exemplo, promove às crianças um espaço de escuta. Trata-se de um lugar criado para elas se sentirem à vontade e, assim, serem capazes de externar suas dores, sua angústia e seus temores, por meio do brincar. Verifica-se que o lúdico é uma ferramenta indispensável estabelecida no meio psicanalítico na clínica infantil. Conclui-se, portanto, que a clínica psicanalítica com crianças que sofreram bullying se dá de igual modo em qualquer outra demanda, ou seja, o foco da análise é na criança e no seu sofrimento psíquico. Assim, é possível inferir que no atendimento com crianças o brincar é uma das técnicas mais eficazes e mais utilizadas pelos psicanalistas.
id Ânima_c18e6b3958743b2c4b71e6dc1c0df3db
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16031
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanáliseBullyingInfânciaEscuta clínica psicanalíticaEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e está divido em três capítulos fundamentados por teóricos que respaldam o tema proposto, dentre diversos psicanalistas que abordam essa temática, destacam-se aqui quatro, por serem os pioneiros no atendimento clínico infantil, os quais são: Anna Freud, Melanie Klein, Winnicott e Françoise Dolto. O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos provocados pelo bullying e as possibilidades de escuta clínica na infância. Busca-se uma possível resposta para a pergunta norteadora: “como pode funcionar a clínica psicanalítica com crianças em situação de bullying”? O bullying se caracteriza por sucessivas agressões intencionais, verbais e/ou físicas, realizadas por um indivíduo ou por um grupo e acontece em qualquer contexto social, principalmente, nas escolas, onde, muitas vezes, as agressões são entendidas como simples brincadeiras; começa com apelidos ofensivos, mas, com o tempo, acarretará graves consequências às vítimas, a exemplo de queda no rendimento escolar e isolamento social. À medida que as ofensas e as humilhações aumentam, as vítimas podem desenvolver doenças psicossomáticas ou sofrem algum tipo de trauma psíquico. Nesse sentido, é importante que as crianças envolvidas nesse tipo de agressão tenham um acompanhamento ou um tratamento psicológico. A psicanálise infantil, por exemplo, promove às crianças um espaço de escuta. Trata-se de um lugar criado para elas se sentirem à vontade e, assim, serem capazes de externar suas dores, sua angústia e seus temores, por meio do brincar. Verifica-se que o lúdico é uma ferramenta indispensável estabelecida no meio psicanalítico na clínica infantil. Conclui-se, portanto, que a clínica psicanalítica com crianças que sofreram bullying se dá de igual modo em qualquer outra demanda, ou seja, o foco da análise é na criança e no seu sofrimento psíquico. Assim, é possível inferir que no atendimento com crianças o brincar é uma das técnicas mais eficazes e mais utilizadas pelos psicanalistas.Souza, Carolina Rodrigues Alves deLobo, Bruno Gonçalves RibeiroCavalcante, Maria Simone Andrade Moraes2021-08-04T17:33:08Z2021-08-04T17:33:08Z2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55fapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16031ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-11-23T20:47:24Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16031Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-11-23T20:47:24Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise
title Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise
spellingShingle Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise
Lobo, Bruno Gonçalves Ribeiro
Bullying
Infância
Escuta clínica psicanalítica
title_short Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise
title_full Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise
title_fullStr Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise
title_full_unstemmed Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise
title_sort Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise
author Lobo, Bruno Gonçalves Ribeiro
author_facet Lobo, Bruno Gonçalves Ribeiro
Cavalcante, Maria Simone Andrade Moraes
author_role author
author2 Cavalcante, Maria Simone Andrade Moraes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Carolina Rodrigues Alves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Bruno Gonçalves Ribeiro
Cavalcante, Maria Simone Andrade Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Infância
Escuta clínica psicanalítica
topic Bullying
Infância
Escuta clínica psicanalítica
description Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e está divido em três capítulos fundamentados por teóricos que respaldam o tema proposto, dentre diversos psicanalistas que abordam essa temática, destacam-se aqui quatro, por serem os pioneiros no atendimento clínico infantil, os quais são: Anna Freud, Melanie Klein, Winnicott e Françoise Dolto. O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos provocados pelo bullying e as possibilidades de escuta clínica na infância. Busca-se uma possível resposta para a pergunta norteadora: “como pode funcionar a clínica psicanalítica com crianças em situação de bullying”? O bullying se caracteriza por sucessivas agressões intencionais, verbais e/ou físicas, realizadas por um indivíduo ou por um grupo e acontece em qualquer contexto social, principalmente, nas escolas, onde, muitas vezes, as agressões são entendidas como simples brincadeiras; começa com apelidos ofensivos, mas, com o tempo, acarretará graves consequências às vítimas, a exemplo de queda no rendimento escolar e isolamento social. À medida que as ofensas e as humilhações aumentam, as vítimas podem desenvolver doenças psicossomáticas ou sofrem algum tipo de trauma psíquico. Nesse sentido, é importante que as crianças envolvidas nesse tipo de agressão tenham um acompanhamento ou um tratamento psicológico. A psicanálise infantil, por exemplo, promove às crianças um espaço de escuta. Trata-se de um lugar criado para elas se sentirem à vontade e, assim, serem capazes de externar suas dores, sua angústia e seus temores, por meio do brincar. Verifica-se que o lúdico é uma ferramenta indispensável estabelecida no meio psicanalítico na clínica infantil. Conclui-se, portanto, que a clínica psicanalítica com crianças que sofreram bullying se dá de igual modo em qualquer outra demanda, ou seja, o foco da análise é na criança e no seu sofrimento psíquico. Assim, é possível inferir que no atendimento com crianças o brincar é uma das técnicas mais eficazes e mais utilizadas pelos psicanalistas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04T17:33:08Z
2021-08-04T17:33:08Z
2021-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16031
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55f
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415843376857088