A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21675 |
Resumo: | Os transtornos de compulsão alimentar no público infanto-juvenil é uma triste realidade da contemporaneidade isso porque e a tecnologia digital está ao alcance da maioria, e que a ‘internet’ com os computadores, smartphones, tabletes, com suas redes sociais e plataformas de jogos eletrônicos está ao alcance de muitas crianças e adolescentes, percebe-se que a questão de uma boa qualidade de vida relacionada aos maus hábitos alimentares e o sedentarismo desse público se tornam salientes e preocupantes, desencadeando transtornos alimentares e problemas de saúde precoce, como é o caso do TCA – Transtorno de Compulsão Alimentar. O objetivo principal deste estudo foi analisar a importância da educação e o acompanhamento nutricional e/ou alimentar realizado por profissionais e também a influência familiar nos hábitos das crianças e adolescentes, para o tratamento dos Transtornos de Compulsão Alimentar. Utilizou-se nesse trabalho a natureza aplicada de revisão de pesquisa bibliográfica – em que base de dados para composição dos textos foram consultadas, retiradas e adaptadas de outras literaturas e pesquisas científicas já realizadas, conforme o tema proposto. Concluiu-se que a educação alimentar e nutricional, bem como todo suporte de tratamento necessário, é essencial para que se implementem novos hábitos de vida saudável na rotina das crianças com esse tipo de distúrbio, e que a qualidade de vida e a saúde precisam ser enfatizadas em qualquer que seja o método educacional a ser aplicado fazendo com que a criança compreenda a importância de se alimentar corretamente, de movimentar o seu corpo e, como consequência, ser mais feliz consigo. |
id |
Ânima_c780d73aacb8ff6f6220ff2f63e6efd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21675 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentesThe relevance of nutrition and food education in combating binge eating disorders in children and adolescentsCompulsão alimentarEducação nutricionalOs transtornos de compulsão alimentar no público infanto-juvenil é uma triste realidade da contemporaneidade isso porque e a tecnologia digital está ao alcance da maioria, e que a ‘internet’ com os computadores, smartphones, tabletes, com suas redes sociais e plataformas de jogos eletrônicos está ao alcance de muitas crianças e adolescentes, percebe-se que a questão de uma boa qualidade de vida relacionada aos maus hábitos alimentares e o sedentarismo desse público se tornam salientes e preocupantes, desencadeando transtornos alimentares e problemas de saúde precoce, como é o caso do TCA – Transtorno de Compulsão Alimentar. O objetivo principal deste estudo foi analisar a importância da educação e o acompanhamento nutricional e/ou alimentar realizado por profissionais e também a influência familiar nos hábitos das crianças e adolescentes, para o tratamento dos Transtornos de Compulsão Alimentar. Utilizou-se nesse trabalho a natureza aplicada de revisão de pesquisa bibliográfica – em que base de dados para composição dos textos foram consultadas, retiradas e adaptadas de outras literaturas e pesquisas científicas já realizadas, conforme o tema proposto. Concluiu-se que a educação alimentar e nutricional, bem como todo suporte de tratamento necessário, é essencial para que se implementem novos hábitos de vida saudável na rotina das crianças com esse tipo de distúrbio, e que a qualidade de vida e a saúde precisam ser enfatizadas em qualquer que seja o método educacional a ser aplicado fazendo com que a criança compreenda a importância de se alimentar corretamente, de movimentar o seu corpo e, como consequência, ser mais feliz consigo.Binge eating disorders in children and adolescents is a sad reality of the contemporary age, because digital technology is within reach of the majority, and that the internet, together with computers, smartphones, tablets, with their social networks and electronic game platforms, is at reach of many children and adolescents, it is clear that the issue of a good quality of life related to bad eating habits and the sedentary lifestyle of this public become salient and worrisome, triggering eating disorders and early health problems, as is the case with TCA – Binge Eating Disorder. The main objective of this study was to analyze the importance of education and nutritional and/or food monitoring carried out by professionals, as well as the family influence on the habits of children and adolescents, for the treatment of Binge Eating Disorders. In this work, the applied nature of bibliographic research review was used – in which databases for the composition of texts were consulted, removed and adapted from other literature and scientific research already carried out, according to the proposed theme. It was concluded that food and nutrition education, as well as all necessary treatment support, is essential for the implementation of new healthy lifestyle habits in the routine of children with this type of disorder, and that the quality of life and health need to be emphasized in whatever educational method to be applied, making the child understand the importance of eating correctly, moving their body and, as a consequence, being happier with themselves.Martins, EmiliemeSilva, CrislaineSouza, KauanyAlmeida, Natasha2022-05-03T12:41:06Z2022-05-03T12:41:06Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21675Sao Pauloporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-24T12:08:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21675Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-24T12:08:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentes The relevance of nutrition and food education in combating binge eating disorders in children and adolescents |
title |
A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentes |
spellingShingle |
A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentes Silva, Crislaine Compulsão alimentar Educação nutricional |
title_short |
A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentes |
title_full |
A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentes |
title_fullStr |
A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentes |
title_full_unstemmed |
A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentes |
title_sort |
A relevância da educação nutricional e alimentar no combate dos transtornos de compulsão alimentar em crianças e adolescentes |
author |
Silva, Crislaine |
author_facet |
Silva, Crislaine Souza, Kauany Almeida, Natasha |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Kauany Almeida, Natasha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Emilieme |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Crislaine Souza, Kauany Almeida, Natasha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compulsão alimentar Educação nutricional |
topic |
Compulsão alimentar Educação nutricional |
description |
Os transtornos de compulsão alimentar no público infanto-juvenil é uma triste realidade da contemporaneidade isso porque e a tecnologia digital está ao alcance da maioria, e que a ‘internet’ com os computadores, smartphones, tabletes, com suas redes sociais e plataformas de jogos eletrônicos está ao alcance de muitas crianças e adolescentes, percebe-se que a questão de uma boa qualidade de vida relacionada aos maus hábitos alimentares e o sedentarismo desse público se tornam salientes e preocupantes, desencadeando transtornos alimentares e problemas de saúde precoce, como é o caso do TCA – Transtorno de Compulsão Alimentar. O objetivo principal deste estudo foi analisar a importância da educação e o acompanhamento nutricional e/ou alimentar realizado por profissionais e também a influência familiar nos hábitos das crianças e adolescentes, para o tratamento dos Transtornos de Compulsão Alimentar. Utilizou-se nesse trabalho a natureza aplicada de revisão de pesquisa bibliográfica – em que base de dados para composição dos textos foram consultadas, retiradas e adaptadas de outras literaturas e pesquisas científicas já realizadas, conforme o tema proposto. Concluiu-se que a educação alimentar e nutricional, bem como todo suporte de tratamento necessário, é essencial para que se implementem novos hábitos de vida saudável na rotina das crianças com esse tipo de distúrbio, e que a qualidade de vida e a saúde precisam ser enfatizadas em qualquer que seja o método educacional a ser aplicado fazendo com que a criança compreenda a importância de se alimentar corretamente, de movimentar o seu corpo e, como consequência, ser mais feliz consigo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14 2022-05-03T12:41:06Z 2022-05-03T12:41:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21675 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
44 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Sao Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415854627028992 |