A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Raphael
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24320
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade, apontar que o Anexo 14 (Agentes Biológicos) da Norma Regulamentadora nº 15 não se enquadra nos parâmetros caracterizadores para percepção do adicional de insalubridade elencados no art. 189 da Consolidação das Leis do Trabalho. Isto porque, (i) o conceito de atividade insalubre/insalubridade não se encaixa aos agentes biológicos, (ii) que a Norma Regulamentadora não descreve qual limite de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos, ou ainda, os limites de tolerância aos agentes agressivos, tempo máximo de exposição do empregado a esses agentes, e mais quais são os agentes nocivos causadores de insalubridade conforme determina os art. 189 c/c 190 e 192 da CLT. Para sustentar este trabalho, o desenvolvimento pautou-se aos olhos do Estudo Técnico publicado em 2019 pela Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho e pela Resposta à consulta Pública do Estudo Técnico, que não derrui a tese sugestiva de que o Anexo 14 da NR 15 deve ser revogada por completo.
id Ânima_c83622799b573534d388e115767b88b8
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24320
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.Norma Regulamentadora 15, anexo nº XIVO presente trabalho tem como finalidade, apontar que o Anexo 14 (Agentes Biológicos) da Norma Regulamentadora nº 15 não se enquadra nos parâmetros caracterizadores para percepção do adicional de insalubridade elencados no art. 189 da Consolidação das Leis do Trabalho. Isto porque, (i) o conceito de atividade insalubre/insalubridade não se encaixa aos agentes biológicos, (ii) que a Norma Regulamentadora não descreve qual limite de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos, ou ainda, os limites de tolerância aos agentes agressivos, tempo máximo de exposição do empregado a esses agentes, e mais quais são os agentes nocivos causadores de insalubridade conforme determina os art. 189 c/c 190 e 192 da CLT. Para sustentar este trabalho, o desenvolvimento pautou-se aos olhos do Estudo Técnico publicado em 2019 pela Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho e pela Resposta à consulta Pública do Estudo Técnico, que não derrui a tese sugestiva de que o Anexo 14 da NR 15 deve ser revogada por completo.Pereira, ClênioDornelles, Raphael2022-07-06T19:54:44Z2022-07-06T19:54:44Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24320BlumenauAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-06T19:54:45Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24320Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-06T19:54:45Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
title A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
spellingShingle A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
Dornelles, Raphael
Norma Regulamentadora 15, anexo nº XIV
title_short A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
title_full A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
title_fullStr A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
title_full_unstemmed A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
title_sort A (i)legalidade da Norma Reguladora 15, anexo nº XIV aos olhos do Estudo Técnico da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO.
author Dornelles, Raphael
author_facet Dornelles, Raphael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Clênio
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Norma Regulamentadora 15, anexo nº XIV
topic Norma Regulamentadora 15, anexo nº XIV
description O presente trabalho tem como finalidade, apontar que o Anexo 14 (Agentes Biológicos) da Norma Regulamentadora nº 15 não se enquadra nos parâmetros caracterizadores para percepção do adicional de insalubridade elencados no art. 189 da Consolidação das Leis do Trabalho. Isto porque, (i) o conceito de atividade insalubre/insalubridade não se encaixa aos agentes biológicos, (ii) que a Norma Regulamentadora não descreve qual limite de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos, ou ainda, os limites de tolerância aos agentes agressivos, tempo máximo de exposição do empregado a esses agentes, e mais quais são os agentes nocivos causadores de insalubridade conforme determina os art. 189 c/c 190 e 192 da CLT. Para sustentar este trabalho, o desenvolvimento pautou-se aos olhos do Estudo Técnico publicado em 2019 pela Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho e pela Resposta à consulta Pública do Estudo Técnico, que não derrui a tese sugestiva de que o Anexo 14 da NR 15 deve ser revogada por completo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06T19:54:44Z
2022-07-06T19:54:44Z
2022-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24320
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.coverage.none.fl_str_mv Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415822682161152