Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Adriano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14497
Resumo: A depressão é um dos maiores danos à saúde mental existente no mundo, sendo o terceiro maior acometimento digno de afastamento ao trabalho. Assim, como: malefícios funcionais, sociais, intelectuais e financeiros. Seu principal sinal é o resultado de: crescente solidão, afastamento de pessoas ou grupo social, raiva, sentimentos negativos e insegurança quanto ao futuro. As causas são multifatoriais, porém de difícil diagnóstico clínico. O público vulnerável é idoso; no entanto, não descarta todos os demais grupos sociais, em todas as idades, gêneros e classe financeira. No período da pandemia, sendo decretada pela organização mundial de saúde (OMS), no dia 11 de março de 2020, após calamidade e catástrofe a saúde, identificado em Wuhan, província Hubel na China. A pandemia trouxe diversos acometimentos ao mundo em geral, como: desemprego, fome, medo, morte, insegurança, agressões às mulheres, mitos, Fakes News. E tudo isso, contribuiu de forma alarmante para os agravos psicológicos como depressão e ansiedade. Desta forma, o objetivo desse estudo é identificar os índices crescentes da depressão e ansiedade durante a pandemia e, o uso de possíveis substâncias como solução e melhoria da qualidade de vida. É de perfil revisão integrativa, com estudos mais recentes com tema semelhante nas redes: Pubmed, Scielo, Bireme, Lilacs, Medline. Foi possível identificar que os agravos psicológicos obtiveram grandes índices em todos os públicos; principalmente, aos profissionais da saúde que atuaram frente à pandemia. O medicamento mais aceito foi o uso de fluoxetina, sendo o de maior prescrição médica. Portanto, fica claro que a depressão passou a ter dados maiores que os casos de contaminação de COVID-19, acometendo todos os públicos no período de isolamento social – deferido por decretos a fim de controlar o surto viral. PALAVRAS-CHAVE: Medicamentos. Pandemia. Doenças do Sistema Nervoso Central. Saúde Mental.
id Ânima_cb20465a2690ebd49694ccefcae21b11
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14497
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vidaAnxiety and depression in the pandemic: the use of substances in the search for quality of lifeMedicamentosPandemiaDoença do Sistema Nervoso CentralSaúde MentalA depressão é um dos maiores danos à saúde mental existente no mundo, sendo o terceiro maior acometimento digno de afastamento ao trabalho. Assim, como: malefícios funcionais, sociais, intelectuais e financeiros. Seu principal sinal é o resultado de: crescente solidão, afastamento de pessoas ou grupo social, raiva, sentimentos negativos e insegurança quanto ao futuro. As causas são multifatoriais, porém de difícil diagnóstico clínico. O público vulnerável é idoso; no entanto, não descarta todos os demais grupos sociais, em todas as idades, gêneros e classe financeira. No período da pandemia, sendo decretada pela organização mundial de saúde (OMS), no dia 11 de março de 2020, após calamidade e catástrofe a saúde, identificado em Wuhan, província Hubel na China. A pandemia trouxe diversos acometimentos ao mundo em geral, como: desemprego, fome, medo, morte, insegurança, agressões às mulheres, mitos, Fakes News. E tudo isso, contribuiu de forma alarmante para os agravos psicológicos como depressão e ansiedade. Desta forma, o objetivo desse estudo é identificar os índices crescentes da depressão e ansiedade durante a pandemia e, o uso de possíveis substâncias como solução e melhoria da qualidade de vida. É de perfil revisão integrativa, com estudos mais recentes com tema semelhante nas redes: Pubmed, Scielo, Bireme, Lilacs, Medline. Foi possível identificar que os agravos psicológicos obtiveram grandes índices em todos os públicos; principalmente, aos profissionais da saúde que atuaram frente à pandemia. O medicamento mais aceito foi o uso de fluoxetina, sendo o de maior prescrição médica. Portanto, fica claro que a depressão passou a ter dados maiores que os casos de contaminação de COVID-19, acometendo todos os públicos no período de isolamento social – deferido por decretos a fim de controlar o surto viral. PALAVRAS-CHAVE: Medicamentos. Pandemia. Doenças do Sistema Nervoso Central. Saúde Mental.Kovacevic, FabioCarvalho, Adriano2021-07-14T00:03:55Z2021-07-14T00:03:55Z2021-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14497ParipirangaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-22T14:39:02Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14497Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-22T14:39:02Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida
Anxiety and depression in the pandemic: the use of substances in the search for quality of life
title Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida
spellingShingle Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida
Carvalho, Adriano
Medicamentos
Pandemia
Doença do Sistema Nervoso Central
Saúde Mental
title_short Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida
title_full Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida
title_fullStr Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida
title_full_unstemmed Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida
title_sort Ansiedade e depressão na pandemia: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida
author Carvalho, Adriano
author_facet Carvalho, Adriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kovacevic, Fabio
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Medicamentos
Pandemia
Doença do Sistema Nervoso Central
Saúde Mental
topic Medicamentos
Pandemia
Doença do Sistema Nervoso Central
Saúde Mental
description A depressão é um dos maiores danos à saúde mental existente no mundo, sendo o terceiro maior acometimento digno de afastamento ao trabalho. Assim, como: malefícios funcionais, sociais, intelectuais e financeiros. Seu principal sinal é o resultado de: crescente solidão, afastamento de pessoas ou grupo social, raiva, sentimentos negativos e insegurança quanto ao futuro. As causas são multifatoriais, porém de difícil diagnóstico clínico. O público vulnerável é idoso; no entanto, não descarta todos os demais grupos sociais, em todas as idades, gêneros e classe financeira. No período da pandemia, sendo decretada pela organização mundial de saúde (OMS), no dia 11 de março de 2020, após calamidade e catástrofe a saúde, identificado em Wuhan, província Hubel na China. A pandemia trouxe diversos acometimentos ao mundo em geral, como: desemprego, fome, medo, morte, insegurança, agressões às mulheres, mitos, Fakes News. E tudo isso, contribuiu de forma alarmante para os agravos psicológicos como depressão e ansiedade. Desta forma, o objetivo desse estudo é identificar os índices crescentes da depressão e ansiedade durante a pandemia e, o uso de possíveis substâncias como solução e melhoria da qualidade de vida. É de perfil revisão integrativa, com estudos mais recentes com tema semelhante nas redes: Pubmed, Scielo, Bireme, Lilacs, Medline. Foi possível identificar que os agravos psicológicos obtiveram grandes índices em todos os públicos; principalmente, aos profissionais da saúde que atuaram frente à pandemia. O medicamento mais aceito foi o uso de fluoxetina, sendo o de maior prescrição médica. Portanto, fica claro que a depressão passou a ter dados maiores que os casos de contaminação de COVID-19, acometendo todos os públicos no período de isolamento social – deferido por decretos a fim de controlar o surto viral. PALAVRAS-CHAVE: Medicamentos. Pandemia. Doenças do Sistema Nervoso Central. Saúde Mental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14T00:03:55Z
2021-07-14T00:03:55Z
2021-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14497
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415839783387136