Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Déda, Cainan
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24223
Resumo: RESUMO Os defensivos agrícolas são também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Contudo, devido ao uso incorreto e à intensificação agrícola, a biodiversidade foi prejudicada, com a redução da disponibilidade e qualidade da água, do ar e dos alimentos. Desse modo, objetivouse, com este trabalho, interpretar dados relativos sobre o uso dos defensivos agrícolas no Brasil e os impactos causados ao meio ambiente e à população. Para tanto, a metodologia aplicada foi a de revisão integrativa de literatura, e a escolha dos artigos para a sua composição foi mediante as bases de dados eletrônicas: Google Scholar, EMBRAPA, SciELO e BDPA. Obteve-se 28 estudos, após a leitura e análise dos artigos, considerando o ano de publicação, bem como o (s) objetivo (s) e resultados/conclusão. Os componentes mais discutidos nos estudos foram: 51,85% tratavam sobre a poluição do solo, ar e água, pelo uso do defensivo agrícola; 18,53% sobre o uso inadequado do agrotóxico; 15,32% sobre o impacto pelo uso da química na saúde pública; e 14,3% sobre o princípio ativo que estão presentes nos defensivos químicos que estão à venda no mercado. Os resultados deste estudo apresentaram uma análise e discussão crítica sobre os impactos que os defensivos agrícolas podem causar ao solo, à água, à flora e à saúde humana, visto que vários fatores contribuem para a mudança dos sistemas de produção e gestão, tais como: falta de conhecimento dos produtores, falta de fiscalização técnica, medo de aumento de custos e queda de receitas, falta de controle e monitoramento na área. Portanto, é necessário orientar esses produtores sobre como usar e manejar adequadamente os agrotóxicos.
id Ânima_cb72bb417fef163bf40b5651faf13863
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24223
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúdeimpacto no ambientesaúde publicaagrotóxicosdefensivos agrícolastoxidadeRESUMO Os defensivos agrícolas são também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Contudo, devido ao uso incorreto e à intensificação agrícola, a biodiversidade foi prejudicada, com a redução da disponibilidade e qualidade da água, do ar e dos alimentos. Desse modo, objetivouse, com este trabalho, interpretar dados relativos sobre o uso dos defensivos agrícolas no Brasil e os impactos causados ao meio ambiente e à população. Para tanto, a metodologia aplicada foi a de revisão integrativa de literatura, e a escolha dos artigos para a sua composição foi mediante as bases de dados eletrônicas: Google Scholar, EMBRAPA, SciELO e BDPA. Obteve-se 28 estudos, após a leitura e análise dos artigos, considerando o ano de publicação, bem como o (s) objetivo (s) e resultados/conclusão. Os componentes mais discutidos nos estudos foram: 51,85% tratavam sobre a poluição do solo, ar e água, pelo uso do defensivo agrícola; 18,53% sobre o uso inadequado do agrotóxico; 15,32% sobre o impacto pelo uso da química na saúde pública; e 14,3% sobre o princípio ativo que estão presentes nos defensivos químicos que estão à venda no mercado. Os resultados deste estudo apresentaram uma análise e discussão crítica sobre os impactos que os defensivos agrícolas podem causar ao solo, à água, à flora e à saúde humana, visto que vários fatores contribuem para a mudança dos sistemas de produção e gestão, tais como: falta de conhecimento dos produtores, falta de fiscalização técnica, medo de aumento de custos e queda de receitas, falta de controle e monitoramento na área. Portanto, é necessário orientar esses produtores sobre como usar e manejar adequadamente os agrotóxicos.Oliveira de Carvalho , Fabio LuizDéda, Cainan2022-07-05T01:05:55Z2022-07-05T01:05:55Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24223Simão DiasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-05T01:05:57Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24223Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-05T01:05:57Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúde
title Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúde
spellingShingle Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúde
Déda, Cainan
impacto no ambiente
saúde publica
agrotóxicos
defensivos agrícolas
toxidade
title_short Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúde
title_full Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúde
title_fullStr Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúde
title_full_unstemmed Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúde
title_sort Uso dos defensivos agrícolas e seus impactos ao meio-ambiente e á saúde
author Déda, Cainan
author_facet Déda, Cainan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira de Carvalho , Fabio Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Déda, Cainan
dc.subject.por.fl_str_mv impacto no ambiente
saúde publica
agrotóxicos
defensivos agrícolas
toxidade
topic impacto no ambiente
saúde publica
agrotóxicos
defensivos agrícolas
toxidade
description RESUMO Os defensivos agrícolas são também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários. Contudo, devido ao uso incorreto e à intensificação agrícola, a biodiversidade foi prejudicada, com a redução da disponibilidade e qualidade da água, do ar e dos alimentos. Desse modo, objetivouse, com este trabalho, interpretar dados relativos sobre o uso dos defensivos agrícolas no Brasil e os impactos causados ao meio ambiente e à população. Para tanto, a metodologia aplicada foi a de revisão integrativa de literatura, e a escolha dos artigos para a sua composição foi mediante as bases de dados eletrônicas: Google Scholar, EMBRAPA, SciELO e BDPA. Obteve-se 28 estudos, após a leitura e análise dos artigos, considerando o ano de publicação, bem como o (s) objetivo (s) e resultados/conclusão. Os componentes mais discutidos nos estudos foram: 51,85% tratavam sobre a poluição do solo, ar e água, pelo uso do defensivo agrícola; 18,53% sobre o uso inadequado do agrotóxico; 15,32% sobre o impacto pelo uso da química na saúde pública; e 14,3% sobre o princípio ativo que estão presentes nos defensivos químicos que estão à venda no mercado. Os resultados deste estudo apresentaram uma análise e discussão crítica sobre os impactos que os defensivos agrícolas podem causar ao solo, à água, à flora e à saúde humana, visto que vários fatores contribuem para a mudança dos sistemas de produção e gestão, tais como: falta de conhecimento dos produtores, falta de fiscalização técnica, medo de aumento de custos e queda de receitas, falta de controle e monitoramento na área. Portanto, é necessário orientar esses produtores sobre como usar e manejar adequadamente os agrotóxicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05T01:05:55Z
2022-07-05T01:05:55Z
2022-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24223
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Simão Dias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415856437919744