Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Júlia Bernardes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7032
Resumo: O objetivo do presente trabalho é estudar a guarda compartilhada e demonstrar os aspectos positivos e negativos da obrigatoriedade desta espécie de guarda a partir da Lei 13.058/2014. Verifica-se a evolução do conceito de família, a ruptura do poder familiar e suas implicações e, ao final, as vantagens e desvantagens da guarda compartilhada obrigatória. Nesta pesquisa, será utilizado o método de pesquisa dedutivo, desta forma a análise do caso será feita do geral para o especifico. O método de procedimento será o monográfico e a técnica de pesquisa, a bibliográfica fundamentada em leis e doutrinas. Ao final do trabalho, foi possível concluir que deve-se sempre priorizar o melhor interesse do menor na instituição da guarda compartilhada, cujo os aspectos positivos são muito maiores do que os negativos. A partir do momento em que há possibilidade do menor manter a convivência que havia antes da dissolução familiar, demonstra uma grande vantagem. As decisões referentes ao cotidiano do menor, quando tomadas em conjunto facilitam a rotina e a criação dos filhos e demonstrando que a guarda compartilhada não é a divisão de dias igualitários para os genitores, mas sim a qualidade do tempo com eles.
id Ânima_ccb9338b5ed43aa0b2529378fec6896d
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7032
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativosGuarda compartilhadaO objetivo do presente trabalho é estudar a guarda compartilhada e demonstrar os aspectos positivos e negativos da obrigatoriedade desta espécie de guarda a partir da Lei 13.058/2014. Verifica-se a evolução do conceito de família, a ruptura do poder familiar e suas implicações e, ao final, as vantagens e desvantagens da guarda compartilhada obrigatória. Nesta pesquisa, será utilizado o método de pesquisa dedutivo, desta forma a análise do caso será feita do geral para o especifico. O método de procedimento será o monográfico e a técnica de pesquisa, a bibliográfica fundamentada em leis e doutrinas. Ao final do trabalho, foi possível concluir que deve-se sempre priorizar o melhor interesse do menor na instituição da guarda compartilhada, cujo os aspectos positivos são muito maiores do que os negativos. A partir do momento em que há possibilidade do menor manter a convivência que havia antes da dissolução familiar, demonstra uma grande vantagem. As decisões referentes ao cotidiano do menor, quando tomadas em conjunto facilitam a rotina e a criação dos filhos e demonstrando que a guarda compartilhada não é a divisão de dias igualitários para os genitores, mas sim a qualidade do tempo com eles.Luca, Patrícia Russi deSouza, Júlia Bernardes2018-12-14T22:56:38Z2020-11-27T05:32:48Z2018-12-14T22:56:38Z2020-11-27T05:32:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7032Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T22:14:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7032Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:14:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativos
title Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativos
spellingShingle Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativos
Souza, Júlia Bernardes
Guarda compartilhada
title_short Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativos
title_full Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativos
title_fullStr Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativos
title_full_unstemmed Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativos
title_sort Guarda compartilhada: aspectos positivos e negativos
author Souza, Júlia Bernardes
author_facet Souza, Júlia Bernardes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luca, Patrícia Russi de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Júlia Bernardes
dc.subject.por.fl_str_mv Guarda compartilhada
topic Guarda compartilhada
description O objetivo do presente trabalho é estudar a guarda compartilhada e demonstrar os aspectos positivos e negativos da obrigatoriedade desta espécie de guarda a partir da Lei 13.058/2014. Verifica-se a evolução do conceito de família, a ruptura do poder familiar e suas implicações e, ao final, as vantagens e desvantagens da guarda compartilhada obrigatória. Nesta pesquisa, será utilizado o método de pesquisa dedutivo, desta forma a análise do caso será feita do geral para o especifico. O método de procedimento será o monográfico e a técnica de pesquisa, a bibliográfica fundamentada em leis e doutrinas. Ao final do trabalho, foi possível concluir que deve-se sempre priorizar o melhor interesse do menor na instituição da guarda compartilhada, cujo os aspectos positivos são muito maiores do que os negativos. A partir do momento em que há possibilidade do menor manter a convivência que havia antes da dissolução familiar, demonstra uma grande vantagem. As decisões referentes ao cotidiano do menor, quando tomadas em conjunto facilitam a rotina e a criação dos filhos e demonstrando que a guarda compartilhada não é a divisão de dias igualitários para os genitores, mas sim a qualidade do tempo com eles.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14T22:56:38Z
2018-12-14T22:56:38Z
2018
2020-11-27T05:32:48Z
2020-11-27T05:32:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7032
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415844324769792