O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabella Feijó
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27962
Resumo: O presente estudo objetivou compreender o processo de luto pela morte de cães de estimação a partir da perspectiva de suas tutoras. Para tal, buscou-se caracterizar a relação das tutoras com o cão, bem como o processo de morte no animal a partir da percepção das mesmas e identificar as implicações psicossociais em decorrência da morte do cão. O estudo é descritivo, exploratório e transversal, de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete mulheres que vivenciaram a perda do cão no período de 04 meses até 03 anos. A análise foi realizada por meio da Teoria Fundamentada nos dados (Grounded Theory). Conseguiu-se abordar a relação de cada tutora com seu animal de estimação; sendo possível caracterizar o vínculo de todas as participantes com seus animais como de muita proximidade, em que aspectos como cuidado, responsabilidades e afetos permeavam a relação. Notou-se que o processo de morte do animal tem forte potencial de desorganização e é gerador de intenso sofrimento psíquico, possuindo inúmeras implicações psicossociais. Portanto, constatou-se a relevância que os cães de estimação possuem na vida de suas tutoras, a necessidade de uma ampliação no olhar da sociedade para essa questão e a importância do desenvolvimento de outras pesquisas que abordem a presente temática.
id Ânima_cccf1d3d0d367a47c38d19eeaed340d7
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27962
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutorasCãoLutoPsicologiaO presente estudo objetivou compreender o processo de luto pela morte de cães de estimação a partir da perspectiva de suas tutoras. Para tal, buscou-se caracterizar a relação das tutoras com o cão, bem como o processo de morte no animal a partir da percepção das mesmas e identificar as implicações psicossociais em decorrência da morte do cão. O estudo é descritivo, exploratório e transversal, de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete mulheres que vivenciaram a perda do cão no período de 04 meses até 03 anos. A análise foi realizada por meio da Teoria Fundamentada nos dados (Grounded Theory). Conseguiu-se abordar a relação de cada tutora com seu animal de estimação; sendo possível caracterizar o vínculo de todas as participantes com seus animais como de muita proximidade, em que aspectos como cuidado, responsabilidades e afetos permeavam a relação. Notou-se que o processo de morte do animal tem forte potencial de desorganização e é gerador de intenso sofrimento psíquico, possuindo inúmeras implicações psicossociais. Portanto, constatou-se a relevância que os cães de estimação possuem na vida de suas tutoras, a necessidade de uma ampliação no olhar da sociedade para essa questão e a importância do desenvolvimento de outras pesquisas que abordem a presente temática.Scherer, Alessandra d'AvilaSantos, Isabella Feijó2022-12-09T11:02:19Z2022-12-09T11:02:19Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27962FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-09T11:02:21Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/27962Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-09T11:02:21Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutoras
title O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutoras
spellingShingle O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutoras
Santos, Isabella Feijó
Cão
Luto
Psicologia
title_short O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutoras
title_full O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutoras
title_fullStr O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutoras
title_full_unstemmed O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutoras
title_sort O processo de luto pela morte de cães de estimação na perspectiva de suas tutoras
author Santos, Isabella Feijó
author_facet Santos, Isabella Feijó
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scherer, Alessandra d'Avila
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isabella Feijó
dc.subject.por.fl_str_mv Cão
Luto
Psicologia
topic Cão
Luto
Psicologia
description O presente estudo objetivou compreender o processo de luto pela morte de cães de estimação a partir da perspectiva de suas tutoras. Para tal, buscou-se caracterizar a relação das tutoras com o cão, bem como o processo de morte no animal a partir da percepção das mesmas e identificar as implicações psicossociais em decorrência da morte do cão. O estudo é descritivo, exploratório e transversal, de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete mulheres que vivenciaram a perda do cão no período de 04 meses até 03 anos. A análise foi realizada por meio da Teoria Fundamentada nos dados (Grounded Theory). Conseguiu-se abordar a relação de cada tutora com seu animal de estimação; sendo possível caracterizar o vínculo de todas as participantes com seus animais como de muita proximidade, em que aspectos como cuidado, responsabilidades e afetos permeavam a relação. Notou-se que o processo de morte do animal tem forte potencial de desorganização e é gerador de intenso sofrimento psíquico, possuindo inúmeras implicações psicossociais. Portanto, constatou-se a relevância que os cães de estimação possuem na vida de suas tutoras, a necessidade de uma ampliação no olhar da sociedade para essa questão e a importância do desenvolvimento de outras pesquisas que abordem a presente temática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09T11:02:19Z
2022-12-09T11:02:19Z
2022-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27962
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415818619977728