Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Samuel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19531
Resumo: Este trabalho trata da possibilidade jurídica da cessão temporária e onerosa do útero, mais conhecida como barriga de aluguel. A pesquisa é exploratória, com abordagem de investigação qualitativa, sendo sua coleta de dados através do meio bibliográfico, tendo por análise as leis pertinentes que protegem o direito de filiação, principalmente quando percorre sobre o processo de barriga de aluguel, na forma remunerada. Desde os primórdios, por muito tempo se entendeu que a única forma de gerar uma criança seria por gestação biológica, e que se não fosse desta forma, uma mulher não poderia ser mãe. Com a modernização, este processo foi facilitado, com a possibilidade de adoção, fertilização in vitro, e a mais polêmica, mas não menos importante, barriga de aluguel. A problemática diz respeito à inexistência de lei específica no ordenamento jurídico que impeça a mulher em ser barriga de aluguel de forma onerosa no Brasil. O objetivo central do trabalho é analisar esta lacuna, considerando que há mulheres que querem ajudar outras com contraprestação, uma vez que, atualmente, há países que regulamentaram estas modalidades. Introduziremos com o histórico de discussão sobre o assunto, assim como os conceitos e disposições jurídicas, explanando sobre o que foi debatido no exterior com ênfase nos resultados concretos e comparando com o nacional. E da mesma forma, apresentamos o que as mulheres dispostas a serem barriga de aluguel e os demais interessados nesse contrato julgam acerca do tema, além de se trazer as discussões jurídicas sobre o tema. Propõe-se, assim, uma reflexão a respeito da disponibilidade das mulheres com os direitos fundamentais, da autonomia sobre o próprio corpo. Há divergências quanto aos debates no ordenamento jurídico em se tratando de barriga de aluguel, visto que uns dizem que não veem problemas, enquanto outros veem isso como uma coisificação da maternidade.
id Ânima_cdef64cec3403e23d25d0107dca863e1
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19531
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no BrasilSurrender belly: the legal possibility of transferring the uterus for consideration in Brazilbarriga de aluguel; direito; onerosaEste trabalho trata da possibilidade jurídica da cessão temporária e onerosa do útero, mais conhecida como barriga de aluguel. A pesquisa é exploratória, com abordagem de investigação qualitativa, sendo sua coleta de dados através do meio bibliográfico, tendo por análise as leis pertinentes que protegem o direito de filiação, principalmente quando percorre sobre o processo de barriga de aluguel, na forma remunerada. Desde os primórdios, por muito tempo se entendeu que a única forma de gerar uma criança seria por gestação biológica, e que se não fosse desta forma, uma mulher não poderia ser mãe. Com a modernização, este processo foi facilitado, com a possibilidade de adoção, fertilização in vitro, e a mais polêmica, mas não menos importante, barriga de aluguel. A problemática diz respeito à inexistência de lei específica no ordenamento jurídico que impeça a mulher em ser barriga de aluguel de forma onerosa no Brasil. O objetivo central do trabalho é analisar esta lacuna, considerando que há mulheres que querem ajudar outras com contraprestação, uma vez que, atualmente, há países que regulamentaram estas modalidades. Introduziremos com o histórico de discussão sobre o assunto, assim como os conceitos e disposições jurídicas, explanando sobre o que foi debatido no exterior com ênfase nos resultados concretos e comparando com o nacional. E da mesma forma, apresentamos o que as mulheres dispostas a serem barriga de aluguel e os demais interessados nesse contrato julgam acerca do tema, além de se trazer as discussões jurídicas sobre o tema. Propõe-se, assim, uma reflexão a respeito da disponibilidade das mulheres com os direitos fundamentais, da autonomia sobre o próprio corpo. Há divergências quanto aos debates no ordenamento jurídico em se tratando de barriga de aluguel, visto que uns dizem que não veem problemas, enquanto outros veem isso como uma coisificação da maternidade.Damasceno, CamilaAmorim, Samuel2021-12-16T19:08:04Z2021-12-16T19:08:04Z2021-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19531Tubarão- Santa CatarinaAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-16T19:08:05Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19531Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T19:08:05Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no Brasil
Surrender belly: the legal possibility of transferring the uterus for consideration in Brazil
title Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no Brasil
spellingShingle Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no Brasil
Amorim, Samuel
barriga de aluguel; direito; onerosa
title_short Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no Brasil
title_full Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no Brasil
title_fullStr Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no Brasil
title_full_unstemmed Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no Brasil
title_sort Barriga de aluguel: a possibilidade jurídica da cessão onerosa de útero no Brasil
author Amorim, Samuel
author_facet Amorim, Samuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Damasceno, Camila
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv barriga de aluguel; direito; onerosa
topic barriga de aluguel; direito; onerosa
description Este trabalho trata da possibilidade jurídica da cessão temporária e onerosa do útero, mais conhecida como barriga de aluguel. A pesquisa é exploratória, com abordagem de investigação qualitativa, sendo sua coleta de dados através do meio bibliográfico, tendo por análise as leis pertinentes que protegem o direito de filiação, principalmente quando percorre sobre o processo de barriga de aluguel, na forma remunerada. Desde os primórdios, por muito tempo se entendeu que a única forma de gerar uma criança seria por gestação biológica, e que se não fosse desta forma, uma mulher não poderia ser mãe. Com a modernização, este processo foi facilitado, com a possibilidade de adoção, fertilização in vitro, e a mais polêmica, mas não menos importante, barriga de aluguel. A problemática diz respeito à inexistência de lei específica no ordenamento jurídico que impeça a mulher em ser barriga de aluguel de forma onerosa no Brasil. O objetivo central do trabalho é analisar esta lacuna, considerando que há mulheres que querem ajudar outras com contraprestação, uma vez que, atualmente, há países que regulamentaram estas modalidades. Introduziremos com o histórico de discussão sobre o assunto, assim como os conceitos e disposições jurídicas, explanando sobre o que foi debatido no exterior com ênfase nos resultados concretos e comparando com o nacional. E da mesma forma, apresentamos o que as mulheres dispostas a serem barriga de aluguel e os demais interessados nesse contrato julgam acerca do tema, além de se trazer as discussões jurídicas sobre o tema. Propõe-se, assim, uma reflexão a respeito da disponibilidade das mulheres com os direitos fundamentais, da autonomia sobre o próprio corpo. Há divergências quanto aos debates no ordenamento jurídico em se tratando de barriga de aluguel, visto que uns dizem que não veem problemas, enquanto outros veem isso como uma coisificação da maternidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T19:08:04Z
2021-12-16T19:08:04Z
2021-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19531
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão- Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415857394221056