Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro Conviver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queren Correa Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31129
Resumo: Acompanhando o atual cenário global da demanda pela longevidade, em paralelo com as acentuadas estatísticas a respeito do envelhecimento populacional, torna-se imprescindível para a arquitetura compreender como o meio físico pode ser capaz de conduzir a vida longeva com qualidade e bem-estar. Dos equipamentos voltados ao atendimento da população de maior maturidade etária, evidenciam-se os Centros Dia e Centros de Convivência. Estes contemplam performances multidirecionais, desde atividades físicas, até ações de integração e sociabilidade. Ademais, o presente trabalho, busca explorar a integração das duas modalidades a partir da abordagem do conceito de intergeracionalidade. Portanto, o espaço a ser concebido têm como protagonista o adulto com idade além dos 60 anos, entretanto, estende seu acesso a coadjuvantes de outras faixas etárias, com maior enfoque em grupo infanto juvenil, considerando: crianças da terceira fase (6 - 12 anos), adolescentes e jovens. Isto posto, este trabalho buscará compreender como alcançar espacialidades que atendam às demandas dos seniores, ao passo que, oportunizam vivências cooperativas entre gerações, a minimizar cenários de segregação e isolamento social destas. Resultando, por fim, em uma proposta projetual de um Centro Sênior Intergeracional na cidade de Jaraguá do Sul.
id Ânima_d01e5f170f772d2e40f27375291d2e5c
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31129
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro ConviverCentro diacentro de convivênciacentro conviversênioridososintergeracionalidadeintergeraçãointegraçãoarquiteturaAcompanhando o atual cenário global da demanda pela longevidade, em paralelo com as acentuadas estatísticas a respeito do envelhecimento populacional, torna-se imprescindível para a arquitetura compreender como o meio físico pode ser capaz de conduzir a vida longeva com qualidade e bem-estar. Dos equipamentos voltados ao atendimento da população de maior maturidade etária, evidenciam-se os Centros Dia e Centros de Convivência. Estes contemplam performances multidirecionais, desde atividades físicas, até ações de integração e sociabilidade. Ademais, o presente trabalho, busca explorar a integração das duas modalidades a partir da abordagem do conceito de intergeracionalidade. Portanto, o espaço a ser concebido têm como protagonista o adulto com idade além dos 60 anos, entretanto, estende seu acesso a coadjuvantes de outras faixas etárias, com maior enfoque em grupo infanto juvenil, considerando: crianças da terceira fase (6 - 12 anos), adolescentes e jovens. Isto posto, este trabalho buscará compreender como alcançar espacialidades que atendam às demandas dos seniores, ao passo que, oportunizam vivências cooperativas entre gerações, a minimizar cenários de segregação e isolamento social destas. Resultando, por fim, em uma proposta projetual de um Centro Sênior Intergeracional na cidade de Jaraguá do Sul.Farias, BrunoQueren Correa Lopes2023-01-11T17:20:57Z2023-01-11T17:20:57Z2022-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31129Jaraguá do SulAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-11T17:20:59Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31129Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-11T17:20:59Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro Conviver
title Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro Conviver
spellingShingle Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro Conviver
Queren Correa Lopes
Centro dia
centro de convivência
centro conviver
sênior
idosos
intergeracionalidade
intergeração
integração
arquitetura
title_short Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro Conviver
title_full Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro Conviver
title_fullStr Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro Conviver
title_full_unstemmed Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro Conviver
title_sort Centro sênior Inter geracional: Centro Dia & Centro Conviver
author Queren Correa Lopes
author_facet Queren Correa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Bruno
dc.contributor.author.fl_str_mv Queren Correa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Centro dia
centro de convivência
centro conviver
sênior
idosos
intergeracionalidade
intergeração
integração
arquitetura
topic Centro dia
centro de convivência
centro conviver
sênior
idosos
intergeracionalidade
intergeração
integração
arquitetura
description Acompanhando o atual cenário global da demanda pela longevidade, em paralelo com as acentuadas estatísticas a respeito do envelhecimento populacional, torna-se imprescindível para a arquitetura compreender como o meio físico pode ser capaz de conduzir a vida longeva com qualidade e bem-estar. Dos equipamentos voltados ao atendimento da população de maior maturidade etária, evidenciam-se os Centros Dia e Centros de Convivência. Estes contemplam performances multidirecionais, desde atividades físicas, até ações de integração e sociabilidade. Ademais, o presente trabalho, busca explorar a integração das duas modalidades a partir da abordagem do conceito de intergeracionalidade. Portanto, o espaço a ser concebido têm como protagonista o adulto com idade além dos 60 anos, entretanto, estende seu acesso a coadjuvantes de outras faixas etárias, com maior enfoque em grupo infanto juvenil, considerando: crianças da terceira fase (6 - 12 anos), adolescentes e jovens. Isto posto, este trabalho buscará compreender como alcançar espacialidades que atendam às demandas dos seniores, ao passo que, oportunizam vivências cooperativas entre gerações, a minimizar cenários de segregação e isolamento social destas. Resultando, por fim, em uma proposta projetual de um Centro Sênior Intergeracional na cidade de Jaraguá do Sul.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2023-01-11T17:20:57Z
2023-01-11T17:20:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31129
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Jaraguá do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415826113101824