Separar-se ou não? a reconciliação como opção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiggers, Karina Buss
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10315
Resumo: A mediação familiar é um serviço alternativo ao processo litigioso. Proporciona um espaço de clarificação dos conflitos e expansão da consciência dos mediados em relação a diversos fatores envolvidos na separação conjugal. Neste processo de conscientização, sentimentos podem ser manifestados como o desejo de reconciliação. O objetivo desta pesquisa foi compreender as justificativas para a reconciliação de homens e mulheres que desistiram do divórcio durante a mediação familiar. Quando se trata de relacionamento conjugal um leque de especificidades se abre. Para isto, foi necessário investigar o que as pessoas consideram necessário para o êxito na relação, bem como suas crenças acerca da separação, além de questionar diretamente os motivos para a reconciliação. Foram entrevistados quatro sujeitos, dois homens e duas mulheres, identificados como requerentes, ou seja, aqueles que solicitaram o serviço de mediação em um Fórum da Grande Florianópolis. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo, tendo caráter qualitativo e exploratório. Os conteúdos advindos das entrevistas foram definidos a partir de categorias formuladas a posteriori. Os entrevistados referiram alguns aspectos como respeito, fidelidade e diálogo como fundamentais para que a relação perdure. Todos esses fatores foram discutidos a partir das perspectivas e formas de entendimento expostas. A influência que os filhos têm para que o casamento se mantenha como uma base sólida foi algo predominante em todas as entrevistas. Verificou-se também que a separação é buscada como uma alternativa diante de conflitos, entretanto, o desejo prioritário identificado não foi o de separação, e sim o de mudanças na relação conjugal. A separação tendo uma conotação negativa foi observada a partir das falas dos entrevistados e problematizou-se a inferência dessas crenças na relação. A partir da análise e discussão dos dados pode-se verificar a complexidade presente nas relações conjugais e a importância de se realizar pesquisas compreendendo essas temáticas.
id Ânima_d3192d5817343e597f04f0ce9ad89a96
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10315
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Separar-se ou não? a reconciliação como opçãoReconciliaçãoSeparaçãoMediação familiarA mediação familiar é um serviço alternativo ao processo litigioso. Proporciona um espaço de clarificação dos conflitos e expansão da consciência dos mediados em relação a diversos fatores envolvidos na separação conjugal. Neste processo de conscientização, sentimentos podem ser manifestados como o desejo de reconciliação. O objetivo desta pesquisa foi compreender as justificativas para a reconciliação de homens e mulheres que desistiram do divórcio durante a mediação familiar. Quando se trata de relacionamento conjugal um leque de especificidades se abre. Para isto, foi necessário investigar o que as pessoas consideram necessário para o êxito na relação, bem como suas crenças acerca da separação, além de questionar diretamente os motivos para a reconciliação. Foram entrevistados quatro sujeitos, dois homens e duas mulheres, identificados como requerentes, ou seja, aqueles que solicitaram o serviço de mediação em um Fórum da Grande Florianópolis. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo, tendo caráter qualitativo e exploratório. Os conteúdos advindos das entrevistas foram definidos a partir de categorias formuladas a posteriori. Os entrevistados referiram alguns aspectos como respeito, fidelidade e diálogo como fundamentais para que a relação perdure. Todos esses fatores foram discutidos a partir das perspectivas e formas de entendimento expostas. A influência que os filhos têm para que o casamento se mantenha como uma base sólida foi algo predominante em todas as entrevistas. Verificou-se também que a separação é buscada como uma alternativa diante de conflitos, entretanto, o desejo prioritário identificado não foi o de separação, e sim o de mudanças na relação conjugal. A separação tendo uma conotação negativa foi observada a partir das falas dos entrevistados e problematizou-se a inferência dessas crenças na relação. A partir da análise e discussão dos dados pode-se verificar a complexidade presente nas relações conjugais e a importância de se realizar pesquisas compreendendo essas temáticas.Pretto, ZuleicaWiggers, Karina Buss2017-10-23T17:50:24Z2020-11-29T04:22:46Z2017-10-23T17:50:24Z2020-11-29T04:22:46Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10315Psicologia - Pedra BrancaPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T06:02:21Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10315Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:02:21Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Separar-se ou não? a reconciliação como opção
title Separar-se ou não? a reconciliação como opção
spellingShingle Separar-se ou não? a reconciliação como opção
Wiggers, Karina Buss
Reconciliação
Separação
Mediação familiar
title_short Separar-se ou não? a reconciliação como opção
title_full Separar-se ou não? a reconciliação como opção
title_fullStr Separar-se ou não? a reconciliação como opção
title_full_unstemmed Separar-se ou não? a reconciliação como opção
title_sort Separar-se ou não? a reconciliação como opção
author Wiggers, Karina Buss
author_facet Wiggers, Karina Buss
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pretto, Zuleica
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiggers, Karina Buss
dc.subject.por.fl_str_mv Reconciliação
Separação
Mediação familiar
topic Reconciliação
Separação
Mediação familiar
description A mediação familiar é um serviço alternativo ao processo litigioso. Proporciona um espaço de clarificação dos conflitos e expansão da consciência dos mediados em relação a diversos fatores envolvidos na separação conjugal. Neste processo de conscientização, sentimentos podem ser manifestados como o desejo de reconciliação. O objetivo desta pesquisa foi compreender as justificativas para a reconciliação de homens e mulheres que desistiram do divórcio durante a mediação familiar. Quando se trata de relacionamento conjugal um leque de especificidades se abre. Para isto, foi necessário investigar o que as pessoas consideram necessário para o êxito na relação, bem como suas crenças acerca da separação, além de questionar diretamente os motivos para a reconciliação. Foram entrevistados quatro sujeitos, dois homens e duas mulheres, identificados como requerentes, ou seja, aqueles que solicitaram o serviço de mediação em um Fórum da Grande Florianópolis. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo, tendo caráter qualitativo e exploratório. Os conteúdos advindos das entrevistas foram definidos a partir de categorias formuladas a posteriori. Os entrevistados referiram alguns aspectos como respeito, fidelidade e diálogo como fundamentais para que a relação perdure. Todos esses fatores foram discutidos a partir das perspectivas e formas de entendimento expostas. A influência que os filhos têm para que o casamento se mantenha como uma base sólida foi algo predominante em todas as entrevistas. Verificou-se também que a separação é buscada como uma alternativa diante de conflitos, entretanto, o desejo prioritário identificado não foi o de separação, e sim o de mudanças na relação conjugal. A separação tendo uma conotação negativa foi observada a partir das falas dos entrevistados e problematizou-se a inferência dessas crenças na relação. A partir da análise e discussão dos dados pode-se verificar a complexidade presente nas relações conjugais e a importância de se realizar pesquisas compreendendo essas temáticas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-10-23T17:50:24Z
2017-10-23T17:50:24Z
2020-11-29T04:22:46Z
2020-11-29T04:22:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10315
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415808339738624