Unificação do ICMS interestadual para produtos importados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10669 |
Resumo: | A Resolução 13, oriunda do Projeto de Resolução do Senado 72, aprovada em abril de 2012, unifica a alíquota de ICMS interestadual para produtos importados em 4%. O principal argumento utilizado pelos defensores da unificação é de que os benefícios fiscais oferecidos a produtos importados acabam por desvalorizar a indústria nacional, uma vez que o produto brasileiro tinha uma carga tributária mais elevada. Já os que são contra a Resolução 13, afirmam que o problema não está no incentivo às importações, e sim, nos altos impostos pagos para a produção no Brasil. Portanto, após a aprovação desta Resolução, alterações acontecem no cenário do comércio exterior de Santa Catarina. Programas de incentivos fiscais perdem seus poderes de atuação e empresas catarinenses, principalmente as tradings companies, tem que buscar alternativas para conseguirem se manter. O presente trabalho mostra os dois lados envolvidos nestas alterações e apresenta um estudo a cerca dos efeitos que estas alterações levarão para as empresas instaladas em Santa Catarina |
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Unificação do ICMS interestadual para produtos importadosImposto sobre circulação de mercadorias e serviçosImportação - ImpostosA Resolução 13, oriunda do Projeto de Resolução do Senado 72, aprovada em abril de 2012, unifica a alíquota de ICMS interestadual para produtos importados em 4%. O principal argumento utilizado pelos defensores da unificação é de que os benefícios fiscais oferecidos a produtos importados acabam por desvalorizar a indústria nacional, uma vez que o produto brasileiro tinha uma carga tributária mais elevada. Já os que são contra a Resolução 13, afirmam que o problema não está no incentivo às importações, e sim, nos altos impostos pagos para a produção no Brasil. Portanto, após a aprovação desta Resolução, alterações acontecem no cenário do comércio exterior de Santa Catarina. Programas de incentivos fiscais perdem seus poderes de atuação e empresas catarinenses, principalmente as tradings companies, tem que buscar alternativas para conseguirem se manter. O presente trabalho mostra os dois lados envolvidos nestas alterações e apresenta um estudo a cerca dos efeitos que estas alterações levarão para as empresas instaladas em Santa CatarinaResolution 13, derived from the Project Senate Resolution 72 , aproved in April 2012, unifies the interstate ICMS aliquot for imported products at 4% . The main argument used by advocates of unification is that the tax benefits offered to imported products basically devalue the domestic industry, since the Brazilian product had a higher tax burden. Those who are against Resolution 13, say that the problem is not the incentive to imports, but, the high taxes paid to produce in Brazil. Therefore, after the adoption of this resolution, changes occur in the setting of foreign trade of Santa Catarina. Tax incentive programs lose their powers of acting and Santa Catarina companies, especially trading companies, have to look for alternatives to stay on the market. The present work shows the two sides involved in these changes and presents a study about the effects that these changes will lead to the companies located in Santa CatarinaMacedo, Kátia Regina deSilva, José Victor Rebelato da2016-11-30T15:04:38Z2020-11-29T05:07:59Z2016-11-30T15:04:38Z2020-11-29T05:07:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1545https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10669Relações Internacionais - Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T06:49:57Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10669Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:49:57Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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A Resolução 13, oriunda do Projeto de Resolução do Senado 72, aprovada em abril de 2012, unifica a alíquota de ICMS interestadual para produtos importados em 4%. O principal argumento utilizado pelos defensores da unificação é de que os benefícios fiscais oferecidos a produtos importados acabam por desvalorizar a indústria nacional, uma vez que o produto brasileiro tinha uma carga tributária mais elevada. Já os que são contra a Resolução 13, afirmam que o problema não está no incentivo às importações, e sim, nos altos impostos pagos para a produção no Brasil. Portanto, após a aprovação desta Resolução, alterações acontecem no cenário do comércio exterior de Santa Catarina. Programas de incentivos fiscais perdem seus poderes de atuação e empresas catarinenses, principalmente as tradings companies, tem que buscar alternativas para conseguirem se manter. O presente trabalho mostra os dois lados envolvidos nestas alterações e apresenta um estudo a cerca dos efeitos que estas alterações levarão para as empresas instaladas em Santa Catarina |
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