A mulher e o luto :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Robenise de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10222
Resumo: A morte do cônjuge é, em geral, algo muito significativo para a família e, principalmente, para a esposa, que se depara com uma nova realidade dentro do contexto familiar. Visando uma melhor compreensão acerca desse fenômeno, a presente pesquisa tem como objetivo principal compreender a maneira que a mulher vivencia o processo de luto decorrente do adoecimento seguido da morte do cônjuge. Para isso, descreve-se a relação conjugal antes do adoecimento, identificando a maneira que foi vivenciada a perda antecipada no processo de adoecimento e explorando o processo de luto vivenciado desde o momento do diagnóstico. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas entrevistas com duas mulheres que perderam seus cônjuges por morte de adoecimento. A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho exploratório com delineamento em estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro para entrevista semi-estruturada. Foram analisados os dados através de categorias selecionadas a partir dos objetivos da pesquisa e do conteúdo das entrevistas, sendo fundamentado através de referencial teórico. Na análise dos dados puderam-se identificar categorias relacionadas à relação conjugal, a perda antecipada supostamente vivenciada por elas e o processo de luto. Ao longo da análise verificou-se que a relação conjugal sofreu muitas mudanças após o adoecimento, principalmente no que se refere aos novos papéis desempenhados pelo casal. Foi possível verificar a perda antecipada a partir do diagnóstico da doença e também o processo de luto que, foi iniciado a partir do prognóstico terminal.
id Ânima_d88f339573d2cd3b8792841eb6b650cd
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10222
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A mulher e o luto :Morte - Aspectos psicológicosMulheres - PsicologiaRelações homem-mulherLuto - Aspectos psicológicosA morte do cônjuge é, em geral, algo muito significativo para a família e, principalmente, para a esposa, que se depara com uma nova realidade dentro do contexto familiar. Visando uma melhor compreensão acerca desse fenômeno, a presente pesquisa tem como objetivo principal compreender a maneira que a mulher vivencia o processo de luto decorrente do adoecimento seguido da morte do cônjuge. Para isso, descreve-se a relação conjugal antes do adoecimento, identificando a maneira que foi vivenciada a perda antecipada no processo de adoecimento e explorando o processo de luto vivenciado desde o momento do diagnóstico. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas entrevistas com duas mulheres que perderam seus cônjuges por morte de adoecimento. A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho exploratório com delineamento em estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro para entrevista semi-estruturada. Foram analisados os dados através de categorias selecionadas a partir dos objetivos da pesquisa e do conteúdo das entrevistas, sendo fundamentado através de referencial teórico. Na análise dos dados puderam-se identificar categorias relacionadas à relação conjugal, a perda antecipada supostamente vivenciada por elas e o processo de luto. Ao longo da análise verificou-se que a relação conjugal sofreu muitas mudanças após o adoecimento, principalmente no que se refere aos novos papéis desempenhados pelo casal. Foi possível verificar a perda antecipada a partir do diagnóstico da doença e também o processo de luto que, foi iniciado a partir do prognóstico terminal.Maliska, Maurício EugênioMello, Robenise de2016-11-30T15:03:52Z2020-11-29T04:11:03Z2016-11-30T15:03:52Z2020-11-29T04:11:03Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf335https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10222Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T05:49:26Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10222Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T05:49:26Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mulher e o luto :
title A mulher e o luto :
spellingShingle A mulher e o luto :
Mello, Robenise de
Morte - Aspectos psicológicos
Mulheres - Psicologia
Relações homem-mulher
Luto - Aspectos psicológicos
title_short A mulher e o luto :
title_full A mulher e o luto :
title_fullStr A mulher e o luto :
title_full_unstemmed A mulher e o luto :
title_sort A mulher e o luto :
author Mello, Robenise de
author_facet Mello, Robenise de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maliska, Maurício Eugênio
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Robenise de
dc.subject.por.fl_str_mv Morte - Aspectos psicológicos
Mulheres - Psicologia
Relações homem-mulher
Luto - Aspectos psicológicos
topic Morte - Aspectos psicológicos
Mulheres - Psicologia
Relações homem-mulher
Luto - Aspectos psicológicos
description A morte do cônjuge é, em geral, algo muito significativo para a família e, principalmente, para a esposa, que se depara com uma nova realidade dentro do contexto familiar. Visando uma melhor compreensão acerca desse fenômeno, a presente pesquisa tem como objetivo principal compreender a maneira que a mulher vivencia o processo de luto decorrente do adoecimento seguido da morte do cônjuge. Para isso, descreve-se a relação conjugal antes do adoecimento, identificando a maneira que foi vivenciada a perda antecipada no processo de adoecimento e explorando o processo de luto vivenciado desde o momento do diagnóstico. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas entrevistas com duas mulheres que perderam seus cônjuges por morte de adoecimento. A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho exploratório com delineamento em estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro para entrevista semi-estruturada. Foram analisados os dados através de categorias selecionadas a partir dos objetivos da pesquisa e do conteúdo das entrevistas, sendo fundamentado através de referencial teórico. Na análise dos dados puderam-se identificar categorias relacionadas à relação conjugal, a perda antecipada supostamente vivenciada por elas e o processo de luto. Ao longo da análise verificou-se que a relação conjugal sofreu muitas mudanças após o adoecimento, principalmente no que se refere aos novos papéis desempenhados pelo casal. Foi possível verificar a perda antecipada a partir do diagnóstico da doença e também o processo de luto que, foi iniciado a partir do prognóstico terminal.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2016-11-30T15:03:52Z
2016-11-30T15:03:52Z
2020-11-29T04:11:03Z
2020-11-29T04:11:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 335
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10222
identifier_str_mv 335
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415815018119168