"Nóis prantemo e nóis vamo cuiê": análise de aspectos linguísticos na obra “Mané Tomé, o Liberto”, de Aristides Fraga Lima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jeane Tereza Rosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17215
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise sobre a importância da literatura no contexto educacional, apontando as variações linguísticas presentes na obra “Mané Tomé, o Liberto” de Aristides Fraga Lima. Nota-se a pertinência da pesquisa ao propor uma aula mais significativa, abrindo espaço para o conhecimento das variações linguísticas presentes nos textos literários, levando em consideração o contexto social, histórico e cultural que permeia a discussão. Como aparato metodológico a pesquisa científica é de nível básico e de abordagem qualificativa, cujo objetivo é de caráter exploratório, no que tange ao tipo de pesquisa é de cunho bibliográfico, debruçando-se em embasamentos teóricos. Vale salientar que o presente estudo teve como objetivo geral: discutir a relevância da aplicação da obra “Mané Tomé, o Liberto”, de Aristides Fraga Lima, com o intuito de promover a valorização da literatura local e incentivar a aprendizagem significativa, mediante o contexto regional, social, histórico e os aspectos linguísticos concernentes a obra. Já os objetivos específicos são: analisar a relação da literatura com os aspectos linguísticos presentes na obra “Mané Tomé, o Liberto”; destacar a importância da obra “Mané Tomé, o Liberto” como ferramenta pedagógica para análise das variações linguísticas; acrescentar a proposta aos documentos de língua portuguesa no município de Paripiranga (BA). Portanto, o presente estudo, possibilitou promover uma discussão acerca da importância da valorização da literatura local, bem como a inserção da obra de Aristides Fraga Lima no ensino de língua portuguesa no município de Paripiranga, considerando que a obra “Mané Tomé o Liberto”, apresenta uma série de fatores que contribuem para uma prática inovadora, capaz de mobilizar a aprendizagem significativa ao abranger uma gama de conhecimentos, principalmente, referente aos aspectos linguísticos, culturais, históricos e sociais, que foram o foco principal desta pesquisa.
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