Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8231 |
Resumo: | This research had as its purpose the comprehension about automation technologies used in aircraft, and how they contribute or not to increase flight safety. It is characterized as an exploratory research with bibliographic and documentary procedures, from books, articles, reports, regulations and laws. The approach used was quantitative. Data analysis was performed through documents and studies carried out on the aeronautics sector, according to the theoretical fundamentals, as well as accident investigation reports. The conclusion is that the use of cockpit automation systems has numerous benefits that contribute to increase efficiency and safety, but when the level of automation is above certain limits, it can lead to risky situations. |
id |
Ânima_db5d6b40a76a39041da74b1c22b10f37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8231 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automaçãoTo what extent does the automation contribute to filght safety? A review of air crashes that were related with automation teclonogies.AutomaçãoAcidentes aeronáuticosSegurança de vooThis research had as its purpose the comprehension about automation technologies used in aircraft, and how they contribute or not to increase flight safety. It is characterized as an exploratory research with bibliographic and documentary procedures, from books, articles, reports, regulations and laws. The approach used was quantitative. Data analysis was performed through documents and studies carried out on the aeronautics sector, according to the theoretical fundamentals, as well as accident investigation reports. The conclusion is that the use of cockpit automation systems has numerous benefits that contribute to increase efficiency and safety, but when the level of automation is above certain limits, it can lead to risky situations.Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as tecnologias de automação utilizadas em aeronaves, e de que forma podem contribuir ou não para o aumento da segurança de voo. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi quantitativa. A análise dos dados foi feita por meio documentos e estudos realizados sobre o setor aeronáutico, de acordo com a fundamentação teórica, bem como a análise de relatórios de acidentes aeronáuticos. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que o uso de sistemas de automação na cabine de comando traz inúmeros benefícios que contribuem para o aumento da eficiência e segurança de voo, mas que, quando utilizados além de um certo nível, podem conduzir a situações de risco.Silva, Orlando FlavioSilva, Reginaldo Demartine da2020-07-14T17:26:54Z2020-11-28T23:33:07Z2020-07-14T17:26:54Z2020-11-28T23:33:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8231Ciências Aeronáuticas - Unisul VirtualPalhoçaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T19:24:28Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8231Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T19:24:28Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação To what extent does the automation contribute to filght safety? A review of air crashes that were related with automation teclonogies. |
title |
Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação |
spellingShingle |
Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação Silva, Reginaldo Demartine da Automação Acidentes aeronáuticos Segurança de voo |
title_short |
Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação |
title_full |
Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação |
title_fullStr |
Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação |
title_full_unstemmed |
Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação |
title_sort |
Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação |
author |
Silva, Reginaldo Demartine da |
author_facet |
Silva, Reginaldo Demartine da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Orlando Flavio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Reginaldo Demartine da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automação Acidentes aeronáuticos Segurança de voo |
topic |
Automação Acidentes aeronáuticos Segurança de voo |
description |
This research had as its purpose the comprehension about automation technologies used in aircraft, and how they contribute or not to increase flight safety. It is characterized as an exploratory research with bibliographic and documentary procedures, from books, articles, reports, regulations and laws. The approach used was quantitative. Data analysis was performed through documents and studies carried out on the aeronautics sector, according to the theoretical fundamentals, as well as accident investigation reports. The conclusion is that the use of cockpit automation systems has numerous benefits that contribute to increase efficiency and safety, but when the level of automation is above certain limits, it can lead to risky situations. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-07-14T17:26:54Z 2020-11-28T23:33:07Z 2020-07-14T17:26:54Z 2020-11-28T23:33:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8231 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciências Aeronáuticas - Unisul Virtual |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415794302451712 |