Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios Souza, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira da Silva, Raianny, Simon, Nicolas
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25483
Resumo: Após muitos anos da Nintendo – empresa desenvolvedora e publicadora japonesas de jogos eletrônicos e consoles – ficar sem operação direta para venda de consoles no Brasil, em 2018 retomaram as atividades no mercado brasileiro por meio do mercado de cartões pré-pagos, assinatura de serviços online e vendas de jogos. Posteriormente, depois de um ano de operação com resultados sólidos e com futuro esperançoso, a Nintendo decidiu retornar ao mercado nacional com consoles e periféricos. E em parceria com a Blachawk Network, companhia responsável pela tecnologia e administração dos Cartões Presente, a Nintendo recebeu suporte direto e definição de uma estratégia clara e objetiva para fazer com que o lançamento do console fosse vinculado com as vendas de Cartões Presente. Em vista desse contexto, este documento visa relatar a lógica de funcionamento do mercado de venda de cartões presentes e como os resultados alcançados neste segmento resultaram em um grande passo para a Nintendo, originando ganhos positivos para o mercado de games e consoles no Brasil. Para atender o objetivo aventado, foram utilizados dados de vendas realizadas pela empresa e embasamento sobre um estudo de caso feito sobre o uso de cartões pré-pagos pela corporação. Além disso, utilizaremos alguns conceitos conhecidos na literatura para fazer correlações com concorrentes diretos para analisarmos se a estratégia aplicada foi suficiente para o conhecimento de marcar pelos consumidores foi o ideal. Faremos uma analise SWOT, em que seus pilares descrevem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, onde foi evidenciado a aderência ao planejamento estratégico segundo Oliveira (2018).
id Ânima_dbb0cec58412863627cfe3eaab3613a2
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25483
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no BrasilNintendoVídeo GameEstratégia OperacionalDesenvolvimento MercadológicoApós muitos anos da Nintendo – empresa desenvolvedora e publicadora japonesas de jogos eletrônicos e consoles – ficar sem operação direta para venda de consoles no Brasil, em 2018 retomaram as atividades no mercado brasileiro por meio do mercado de cartões pré-pagos, assinatura de serviços online e vendas de jogos. Posteriormente, depois de um ano de operação com resultados sólidos e com futuro esperançoso, a Nintendo decidiu retornar ao mercado nacional com consoles e periféricos. E em parceria com a Blachawk Network, companhia responsável pela tecnologia e administração dos Cartões Presente, a Nintendo recebeu suporte direto e definição de uma estratégia clara e objetiva para fazer com que o lançamento do console fosse vinculado com as vendas de Cartões Presente. Em vista desse contexto, este documento visa relatar a lógica de funcionamento do mercado de venda de cartões presentes e como os resultados alcançados neste segmento resultaram em um grande passo para a Nintendo, originando ganhos positivos para o mercado de games e consoles no Brasil. Para atender o objetivo aventado, foram utilizados dados de vendas realizadas pela empresa e embasamento sobre um estudo de caso feito sobre o uso de cartões pré-pagos pela corporação. Além disso, utilizaremos alguns conceitos conhecidos na literatura para fazer correlações com concorrentes diretos para analisarmos se a estratégia aplicada foi suficiente para o conhecimento de marcar pelos consumidores foi o ideal. Faremos uma analise SWOT, em que seus pilares descrevem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, onde foi evidenciado a aderência ao planejamento estratégico segundo Oliveira (2018).Luis Antonio, Ccopa YbarraRios Souza, Pedro HenriquePereira da Silva, RaiannySimon, Nicolas2022-08-09T11:48:26Z2022-08-09T11:48:26Z2022-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis14application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25483São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-08-09T11:48:28Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25483Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-08-09T11:48:28Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no Brasil
title Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no Brasil
spellingShingle Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no Brasil
Rios Souza, Pedro Henrique
Nintendo
Vídeo Game
Estratégia Operacional
Desenvolvimento Mercadológico
title_short Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no Brasil
title_full Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no Brasil
title_fullStr Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no Brasil
title_full_unstemmed Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no Brasil
title_sort Estratégia do Mercado de Cartões Pré-pagos na Reentrada da Nintendo no Brasil
author Rios Souza, Pedro Henrique
author_facet Rios Souza, Pedro Henrique
Pereira da Silva, Raianny
Simon, Nicolas
author_role author
author2 Pereira da Silva, Raianny
Simon, Nicolas
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luis Antonio, Ccopa Ybarra
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios Souza, Pedro Henrique
Pereira da Silva, Raianny
Simon, Nicolas
dc.subject.por.fl_str_mv Nintendo
Vídeo Game
Estratégia Operacional
Desenvolvimento Mercadológico
topic Nintendo
Vídeo Game
Estratégia Operacional
Desenvolvimento Mercadológico
description Após muitos anos da Nintendo – empresa desenvolvedora e publicadora japonesas de jogos eletrônicos e consoles – ficar sem operação direta para venda de consoles no Brasil, em 2018 retomaram as atividades no mercado brasileiro por meio do mercado de cartões pré-pagos, assinatura de serviços online e vendas de jogos. Posteriormente, depois de um ano de operação com resultados sólidos e com futuro esperançoso, a Nintendo decidiu retornar ao mercado nacional com consoles e periféricos. E em parceria com a Blachawk Network, companhia responsável pela tecnologia e administração dos Cartões Presente, a Nintendo recebeu suporte direto e definição de uma estratégia clara e objetiva para fazer com que o lançamento do console fosse vinculado com as vendas de Cartões Presente. Em vista desse contexto, este documento visa relatar a lógica de funcionamento do mercado de venda de cartões presentes e como os resultados alcançados neste segmento resultaram em um grande passo para a Nintendo, originando ganhos positivos para o mercado de games e consoles no Brasil. Para atender o objetivo aventado, foram utilizados dados de vendas realizadas pela empresa e embasamento sobre um estudo de caso feito sobre o uso de cartões pré-pagos pela corporação. Além disso, utilizaremos alguns conceitos conhecidos na literatura para fazer correlações com concorrentes diretos para analisarmos se a estratégia aplicada foi suficiente para o conhecimento de marcar pelos consumidores foi o ideal. Faremos uma analise SWOT, em que seus pilares descrevem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, onde foi evidenciado a aderência ao planejamento estratégico segundo Oliveira (2018).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-09T11:48:26Z
2022-08-09T11:48:26Z
2022-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25483
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415798341566464