Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Emanuella Guse
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16264
Resumo: Nous cherchons à analyser la macro-structure discursive, la proposition du programme de Santa Catarina se concentre sur les lignes directrices pour l’enseignement secondaire en langue et littérature portugaise dans le monde de l’enseignement secondaire. Cette analyse permet de reconnaître les genres textuels et discoursifs prédominant dans ce document et comment ils sont importants pour l’enseignement et l’apprentissageen salle de classe. La recherche a développée une approche qualitative bibliographique et documentaire,ce qui implique la lecture des bibliographies spécifiques dans le domaine des lettres de la littérature et de l’analyse du discours. Premièrement pourl’ analyse de la macro-structure discursive de la proposition du programmede Santa Catarina l’incorporation oul’exclusion des œuvres et d’auteurs qui ont été analysés. Motsclés : Genres textuels. Littérature et culture de Santa Catarina. Langue Portugaise.
id Ânima_decaf797cf7e2d168e3925ed51edc1fc
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16264
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médioGêneros textuaisLíngua PortuguesaCultura catarinenseLiteratura catarinenseNous cherchons à analyser la macro-structure discursive, la proposition du programme de Santa Catarina se concentre sur les lignes directrices pour l’enseignement secondaire en langue et littérature portugaise dans le monde de l’enseignement secondaire. Cette analyse permet de reconnaître les genres textuels et discoursifs prédominant dans ce document et comment ils sont importants pour l’enseignement et l’apprentissageen salle de classe. La recherche a développée une approche qualitative bibliographique et documentaire,ce qui implique la lecture des bibliographies spécifiques dans le domaine des lettres de la littérature et de l’analyse du discours. Premièrement pourl’ analyse de la macro-structure discursive de la proposition du programmede Santa Catarina l’incorporation oul’exclusion des œuvres et d’auteurs qui ont été analysés. Motsclés : Genres textuels. Littérature et culture de Santa Catarina. Langue Portugaise.Buscamos analisar a macroestrutura discursiva da Proposta Curricular de Santa Catarina, com enfoque nas Diretrizes (LDB) para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura na modalidade de Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa é identificar quais obras e autores catarinenses são indicados para o ensino de Língua e Literatura no Ensino Médio que constam e se constam na PCSC (2014) e a valorização de obras e autores da Literatura Regional no ensino-aprendizagem. Essa análise permite o reconhecimento dos gêneros textuais/discursivos predominantes no referido documento e como são mobilizados esses gêneros para o estudo em sala de aula. A pesquisa desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, envolvendo a leitura de bibliografia específica das áreas de Letras, Literatura e de Análise do Discurso. Para a análise da macroestrutura discursiva da Proposta Curricular de Santa Catarina, foi analisada a incorporação ou exclusão das obras e autores.Siebert, SilvâniaMendes, Emanuella Guse2020-12-16T12:24:43Z2021-08-04T18:00:40Z2020-12-16T12:24:43Z2021-08-04T18:00:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16264Letras Língua Portuguesa - TubarãoUniversidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL- Campus Tubarão.Attribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T09:39:17Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16264Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T09:39:17Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
title Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
spellingShingle Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
Mendes, Emanuella Guse
Gêneros textuais
Língua Portuguesa
Cultura catarinense
Literatura catarinense
title_short Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
title_full Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
title_fullStr Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
title_full_unstemmed Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
title_sort Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
author Mendes, Emanuella Guse
author_facet Mendes, Emanuella Guse
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siebert, Silvânia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Emanuella Guse
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Língua Portuguesa
Cultura catarinense
Literatura catarinense
topic Gêneros textuais
Língua Portuguesa
Cultura catarinense
Literatura catarinense
description Nous cherchons à analyser la macro-structure discursive, la proposition du programme de Santa Catarina se concentre sur les lignes directrices pour l’enseignement secondaire en langue et littérature portugaise dans le monde de l’enseignement secondaire. Cette analyse permet de reconnaître les genres textuels et discoursifs prédominant dans ce document et comment ils sont importants pour l’enseignement et l’apprentissageen salle de classe. La recherche a développée une approche qualitative bibliographique et documentaire,ce qui implique la lecture des bibliographies spécifiques dans le domaine des lettres de la littérature et de l’analyse du discours. Premièrement pourl’ analyse de la macro-structure discursive de la proposition du programmede Santa Catarina l’incorporation oul’exclusion des œuvres et d’auteurs qui ont été analysés. Motsclés : Genres textuels. Littérature et culture de Santa Catarina. Langue Portugaise.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T12:24:43Z
2020-12-16T12:24:43Z
2020
2021-08-04T18:00:40Z
2021-08-04T18:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16264
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Letras Língua Portuguesa - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL- Campus Tubarão.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415801957056512