Os riscos da automedicação durante a gestação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Daiane
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14632
Resumo: Para a Organização Mundial de Saúde, a automedicação é a seleção e uso de medicamentos para tratar sintomas e doenças autorreferidas sem orientação adequada de um profissional de saúde. Os AINES estão entre os principais fármacos utilizados nesta prática, categorizados como uma classe de anti inflamatários não esteriodal, que agem por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX), diminuindo a produção de prostaglandinas. Neste contexto, o uso de anti-inflamatórios durante a gestação acarreta danos para a mãe e o feto em desenvolvimento, como malformação fetal, hemorragias e aborto. Portanto, esta revisão tem como objetivo avaliar o uso irracional de AINES e os desfechos negativos na gestação. Para tanto, foi realizada uma revisão do estado da arte nas bases de dados do Google acadêmico e PubMed/MedLine, com estudos identificados no período de 2005 a 2020. Para a identificação dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “medicamentos”, “gestação”, “gravidez”, “efeitos colaterais”, “AINES”, “anti-inflamatório não esteroidal”. Após a triagem dos estudos e análise, constatou-se que 31,57% das causas de teratogenicidade ocorrem devido os AINES, 26,31% efeitos adversos causados por medicamentos devem-se somente a esta classe de fármacos, 52% das alterações fisiológicas durante o período gestacional são causadas pela prática do uso dos AINES. Por fim, pela análise dos artigos, pode-se inferir que a prática da automedicação com AINES pode causar complicações à saúde, impactando na qualidade de vida e crescimento fetal.
id Ânima_e00d202eee73b3f07bfa2a0360969e43
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14632
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Os riscos da automedicação durante a gestaçãoAutomedicaçãoMedicamentosGestaçãoAINESPara a Organização Mundial de Saúde, a automedicação é a seleção e uso de medicamentos para tratar sintomas e doenças autorreferidas sem orientação adequada de um profissional de saúde. Os AINES estão entre os principais fármacos utilizados nesta prática, categorizados como uma classe de anti inflamatários não esteriodal, que agem por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX), diminuindo a produção de prostaglandinas. Neste contexto, o uso de anti-inflamatórios durante a gestação acarreta danos para a mãe e o feto em desenvolvimento, como malformação fetal, hemorragias e aborto. Portanto, esta revisão tem como objetivo avaliar o uso irracional de AINES e os desfechos negativos na gestação. Para tanto, foi realizada uma revisão do estado da arte nas bases de dados do Google acadêmico e PubMed/MedLine, com estudos identificados no período de 2005 a 2020. Para a identificação dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “medicamentos”, “gestação”, “gravidez”, “efeitos colaterais”, “AINES”, “anti-inflamatório não esteroidal”. Após a triagem dos estudos e análise, constatou-se que 31,57% das causas de teratogenicidade ocorrem devido os AINES, 26,31% efeitos adversos causados por medicamentos devem-se somente a esta classe de fármacos, 52% das alterações fisiológicas durante o período gestacional são causadas pela prática do uso dos AINES. Por fim, pela análise dos artigos, pode-se inferir que a prática da automedicação com AINES pode causar complicações à saúde, impactando na qualidade de vida e crescimento fetal.Souza, CarlosRabelo, Daiane2021-07-15T20:28:05Z2021-07-15T20:28:05Z2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14632ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-22T14:25:46Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14632Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-22T14:25:46Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os riscos da automedicação durante a gestação
title Os riscos da automedicação durante a gestação
spellingShingle Os riscos da automedicação durante a gestação
Rabelo, Daiane
Automedicação
Medicamentos
Gestação
AINES
title_short Os riscos da automedicação durante a gestação
title_full Os riscos da automedicação durante a gestação
title_fullStr Os riscos da automedicação durante a gestação
title_full_unstemmed Os riscos da automedicação durante a gestação
title_sort Os riscos da automedicação durante a gestação
author Rabelo, Daiane
author_facet Rabelo, Daiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Daiane
dc.subject.por.fl_str_mv Automedicação
Medicamentos
Gestação
AINES
topic Automedicação
Medicamentos
Gestação
AINES
description Para a Organização Mundial de Saúde, a automedicação é a seleção e uso de medicamentos para tratar sintomas e doenças autorreferidas sem orientação adequada de um profissional de saúde. Os AINES estão entre os principais fármacos utilizados nesta prática, categorizados como uma classe de anti inflamatários não esteriodal, que agem por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX), diminuindo a produção de prostaglandinas. Neste contexto, o uso de anti-inflamatórios durante a gestação acarreta danos para a mãe e o feto em desenvolvimento, como malformação fetal, hemorragias e aborto. Portanto, esta revisão tem como objetivo avaliar o uso irracional de AINES e os desfechos negativos na gestação. Para tanto, foi realizada uma revisão do estado da arte nas bases de dados do Google acadêmico e PubMed/MedLine, com estudos identificados no período de 2005 a 2020. Para a identificação dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “medicamentos”, “gestação”, “gravidez”, “efeitos colaterais”, “AINES”, “anti-inflamatório não esteroidal”. Após a triagem dos estudos e análise, constatou-se que 31,57% das causas de teratogenicidade ocorrem devido os AINES, 26,31% efeitos adversos causados por medicamentos devem-se somente a esta classe de fármacos, 52% das alterações fisiológicas durante o período gestacional são causadas pela prática do uso dos AINES. Por fim, pela análise dos artigos, pode-se inferir que a prática da automedicação com AINES pode causar complicações à saúde, impactando na qualidade de vida e crescimento fetal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15T20:28:05Z
2021-07-15T20:28:05Z
2021-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14632
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415820918456320