Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9187 |
Resumo: | Logaritmos e exponenciais são assuntos desafiadores a serem ministrados aos estudantes do ensino médio, visto que a maioria apresenta grande dificuldade de compreensão, pois geralmente são apresentados de forma mecânica, não estabelecendo uma ligação entre esses assuntos e suas reais aplicações. O presente trabalho propõe uma abordagem dos conteúdos de logaritmos e exponenciais através de atividades contextualizadas, utilizando como motivação as suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento, oferecendo assim, possibilidades de trabalho interdisciplinar. O trabalho inicia-se com uma breve história da invenção dos logaritmos, sua definição e propriedades, seguido de aplicações em diversas áreas do conhecimento. Ressalta e justifica ainda, o uso de importantes tendências em educação matemática: a contextualização, a interdisciplinaridade, a resolução de problemas e a modelagem matemática. E, por fim, traz uma proposta de atividade no âmbito de uma de suas aplicações, o crescimento populacional, o qual observa a presença e o crescimento da bactéria Escherichia coli presentes na urina de pacientes de um laboratório do sul de Santa Catarina, através do teste laboratorial denominado Urocultura, que é considerado o padrão-ouro para a confirmação do quadro de uma infecção do trato urinário, e neste contexto sugere-se possibilidades de trabalho. |
id |
Ânima_e19c10ef5cd4029d5358354ab2145db0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9187 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadasLogaritmosExponenciaisAplicaçõesLogaritmos e exponenciais são assuntos desafiadores a serem ministrados aos estudantes do ensino médio, visto que a maioria apresenta grande dificuldade de compreensão, pois geralmente são apresentados de forma mecânica, não estabelecendo uma ligação entre esses assuntos e suas reais aplicações. O presente trabalho propõe uma abordagem dos conteúdos de logaritmos e exponenciais através de atividades contextualizadas, utilizando como motivação as suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento, oferecendo assim, possibilidades de trabalho interdisciplinar. O trabalho inicia-se com uma breve história da invenção dos logaritmos, sua definição e propriedades, seguido de aplicações em diversas áreas do conhecimento. Ressalta e justifica ainda, o uso de importantes tendências em educação matemática: a contextualização, a interdisciplinaridade, a resolução de problemas e a modelagem matemática. E, por fim, traz uma proposta de atividade no âmbito de uma de suas aplicações, o crescimento populacional, o qual observa a presença e o crescimento da bactéria Escherichia coli presentes na urina de pacientes de um laboratório do sul de Santa Catarina, através do teste laboratorial denominado Urocultura, que é considerado o padrão-ouro para a confirmação do quadro de uma infecção do trato urinário, e neste contexto sugere-se possibilidades de trabalho.Garcia, Vanessa Soares SandriniNascimento, Giulia2019-12-10T23:08:09Z2020-11-29T01:55:24Z2019-12-10T23:08:09Z2020-11-29T01:55:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9187Matemática - TubarãoTubarãoAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:52:05Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9187Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:52:05Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas |
title |
Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas |
spellingShingle |
Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas Nascimento, Giulia Logaritmos Exponenciais Aplicações |
title_short |
Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas |
title_full |
Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas |
title_fullStr |
Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas |
title_full_unstemmed |
Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas |
title_sort |
Aplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadas |
author |
Nascimento, Giulia |
author_facet |
Nascimento, Giulia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Vanessa Soares Sandrini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Giulia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logaritmos Exponenciais Aplicações |
topic |
Logaritmos Exponenciais Aplicações |
description |
Logaritmos e exponenciais são assuntos desafiadores a serem ministrados aos estudantes do ensino médio, visto que a maioria apresenta grande dificuldade de compreensão, pois geralmente são apresentados de forma mecânica, não estabelecendo uma ligação entre esses assuntos e suas reais aplicações. O presente trabalho propõe uma abordagem dos conteúdos de logaritmos e exponenciais através de atividades contextualizadas, utilizando como motivação as suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento, oferecendo assim, possibilidades de trabalho interdisciplinar. O trabalho inicia-se com uma breve história da invenção dos logaritmos, sua definição e propriedades, seguido de aplicações em diversas áreas do conhecimento. Ressalta e justifica ainda, o uso de importantes tendências em educação matemática: a contextualização, a interdisciplinaridade, a resolução de problemas e a modelagem matemática. E, por fim, traz uma proposta de atividade no âmbito de uma de suas aplicações, o crescimento populacional, o qual observa a presença e o crescimento da bactéria Escherichia coli presentes na urina de pacientes de um laboratório do sul de Santa Catarina, através do teste laboratorial denominado Urocultura, que é considerado o padrão-ouro para a confirmação do quadro de uma infecção do trato urinário, e neste contexto sugere-se possibilidades de trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10T23:08:09Z 2019-12-10T23:08:09Z 2019 2020-11-29T01:55:24Z 2020-11-29T01:55:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9187 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matemática - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
60 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415850225106944 |