Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Militz, Gilberto Garcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6109
Resumo: O objetivo geral é verificar quem pode ser responsabilizado pelo dano moral causado nos sites de relacionamento. O trabalho faz uma apresentação dos direitos fundamentais e dos direitos da personalidade e um panorama geral da responsabilidade civil, seus elementos ¿ em especial o dano moral ¿ e suas excludentes. Por fim, faz uma análise doutrinária e jurisprudencial acerca da responsabilidade civil dos provedores de internet e da responsabilidade civil pelo dano moral causado nos sites de relacionamento. Para discorrer sobre o assunto utilizou-se o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento monográfico. Para a investigação foi utilizado o método bibliográfico e documental: o primeiro foi utilizado para discorrer sobre os direitos fundamentais, os direitos da personalidade, a responsabilidade civil e suas generalidades, a internet e a responsabilidade civil dos provedores de internet; já o segundo foi utilizado para a elaboração do último capítulo, onde, através de fichas de catalogação, foi organizada a coleta de jurisprudências acerca de dano moral causado nos sites de relacionamento para se estabelecer quem é o responsável pelo dano. Constatou-se que a maioria dos Tribunais pesquisados aplica o Código de Defesa do Consumidor aos provedores mantenedores dos sites de relacionamento, mas apenas os responsabiliza pelo dano moral nas hipóteses em que forem omissos após serem notificados em relação aos conteúdos ofensivos postados em seus sites, e que os usuários ofensores sempre respondem pelo dano moral que causarem por intermédio do conteúdo ofensivo que postarem. A partir dessas constatações, extrai-se a compreensão de que os provedores de sites de relacionamento não são responsabilizados pelo conteúdo postado pelos usuários, porque a natureza do serviço por eles prestado (postagem de informações em tempo real) não possibilita que identifiquem previamente a ocorrência de eventual ofensa a direitos da personalidade.
id Ânima_e39da0c5748f3bb1d52cfba242a39b8e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6109
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamentoResponsabilidade (Direito)Dano moralSites da WebInternet (Redes de computação) - LegislaçãoO objetivo geral é verificar quem pode ser responsabilizado pelo dano moral causado nos sites de relacionamento. O trabalho faz uma apresentação dos direitos fundamentais e dos direitos da personalidade e um panorama geral da responsabilidade civil, seus elementos ¿ em especial o dano moral ¿ e suas excludentes. Por fim, faz uma análise doutrinária e jurisprudencial acerca da responsabilidade civil dos provedores de internet e da responsabilidade civil pelo dano moral causado nos sites de relacionamento. Para discorrer sobre o assunto utilizou-se o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento monográfico. Para a investigação foi utilizado o método bibliográfico e documental: o primeiro foi utilizado para discorrer sobre os direitos fundamentais, os direitos da personalidade, a responsabilidade civil e suas generalidades, a internet e a responsabilidade civil dos provedores de internet; já o segundo foi utilizado para a elaboração do último capítulo, onde, através de fichas de catalogação, foi organizada a coleta de jurisprudências acerca de dano moral causado nos sites de relacionamento para se estabelecer quem é o responsável pelo dano. Constatou-se que a maioria dos Tribunais pesquisados aplica o Código de Defesa do Consumidor aos provedores mantenedores dos sites de relacionamento, mas apenas os responsabiliza pelo dano moral nas hipóteses em que forem omissos após serem notificados em relação aos conteúdos ofensivos postados em seus sites, e que os usuários ofensores sempre respondem pelo dano moral que causarem por intermédio do conteúdo ofensivo que postarem. A partir dessas constatações, extrai-se a compreensão de que os provedores de sites de relacionamento não são responsabilizados pelo conteúdo postado pelos usuários, porque a natureza do serviço por eles prestado (postagem de informações em tempo real) não possibilita que identifiquem previamente a ocorrência de eventual ofensa a direitos da personalidade.Bittencourt Júnior, José PauloMilitz, Gilberto Garcia2016-11-30T15:00:59Z2020-11-27T03:36:21Z2016-11-30T15:00:59Z2020-11-27T03:36:21Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1256https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6109Direito - Tubarãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T21:05:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6109Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T21:05:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamento
title Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamento
spellingShingle Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamento
Militz, Gilberto Garcia
Responsabilidade (Direito)
Dano moral
Sites da Web
Internet (Redes de computação) - Legislação
title_short Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamento
title_full Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamento
title_fullStr Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamento
title_full_unstemmed Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamento
title_sort Responsabilidade civil por dano moral causado nos sites de relacionamento
author Militz, Gilberto Garcia
author_facet Militz, Gilberto Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt Júnior, José Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Militz, Gilberto Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade (Direito)
Dano moral
Sites da Web
Internet (Redes de computação) - Legislação
topic Responsabilidade (Direito)
Dano moral
Sites da Web
Internet (Redes de computação) - Legislação
description O objetivo geral é verificar quem pode ser responsabilizado pelo dano moral causado nos sites de relacionamento. O trabalho faz uma apresentação dos direitos fundamentais e dos direitos da personalidade e um panorama geral da responsabilidade civil, seus elementos ¿ em especial o dano moral ¿ e suas excludentes. Por fim, faz uma análise doutrinária e jurisprudencial acerca da responsabilidade civil dos provedores de internet e da responsabilidade civil pelo dano moral causado nos sites de relacionamento. Para discorrer sobre o assunto utilizou-se o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento monográfico. Para a investigação foi utilizado o método bibliográfico e documental: o primeiro foi utilizado para discorrer sobre os direitos fundamentais, os direitos da personalidade, a responsabilidade civil e suas generalidades, a internet e a responsabilidade civil dos provedores de internet; já o segundo foi utilizado para a elaboração do último capítulo, onde, através de fichas de catalogação, foi organizada a coleta de jurisprudências acerca de dano moral causado nos sites de relacionamento para se estabelecer quem é o responsável pelo dano. Constatou-se que a maioria dos Tribunais pesquisados aplica o Código de Defesa do Consumidor aos provedores mantenedores dos sites de relacionamento, mas apenas os responsabiliza pelo dano moral nas hipóteses em que forem omissos após serem notificados em relação aos conteúdos ofensivos postados em seus sites, e que os usuários ofensores sempre respondem pelo dano moral que causarem por intermédio do conteúdo ofensivo que postarem. A partir dessas constatações, extrai-se a compreensão de que os provedores de sites de relacionamento não são responsabilizados pelo conteúdo postado pelos usuários, porque a natureza do serviço por eles prestado (postagem de informações em tempo real) não possibilita que identifiquem previamente a ocorrência de eventual ofensa a direitos da personalidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-30T15:00:59Z
2016-11-30T15:00:59Z
2020-11-27T03:36:21Z
2020-11-27T03:36:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1256
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6109
identifier_str_mv 1256
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415823710814208