Rock'n roll: a dança da ideologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3247 |
Resumo: | El Rock’n Roll surgió luego de la Segunda Guerra Mundial y su propuesta era contestar los tradicionales costumbres de su época. Desta forma, este trabajo busca demonstrar que aunque comprendido como siendo uma marca de la contracultura, lo que se observa és que muchas letras de música produzidas por estes artistas rebeldes son incoherentes com los ideales que ellos mismos se proponen a contestar. Realmente, el comportamiento, los estilos de vida, a parte de las creaciones musicales, son marcas de revolución y criatividad em el movimiento rock’n roll, pero, al mismo tiempo, las letras de las músicas reafirman sentidos relacionados a um discurso Hebrew y uma moralidad burguesa, em las cuales las nociones de amor, sexo, y el papel de la mujer estan relacionados al pecado y a la inmoralidad. Por outra parte, la felicidad y la sabedoria serian alcanzadas atraves de la renuncia a los plazeres del cuerpo. La teoria y la metodologia del análise del discurso de liña francesa serviran como instrumento para evidenciar este panorama heterogeneo que constituye al movimiento/discurso del rock’n roll, lo que contrasta com lo que tradicionalmente se instituyó y se instituye sobre él. Se buscará comprender la heterogenidad del discurso del rock, por médio de sus letras. |
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Rock'n roll: a dança da ideologiaRock’n rollDiscursoHeterogeneidadeEl Rock’n Roll surgió luego de la Segunda Guerra Mundial y su propuesta era contestar los tradicionales costumbres de su época. Desta forma, este trabajo busca demonstrar que aunque comprendido como siendo uma marca de la contracultura, lo que se observa és que muchas letras de música produzidas por estes artistas rebeldes son incoherentes com los ideales que ellos mismos se proponen a contestar. Realmente, el comportamiento, los estilos de vida, a parte de las creaciones musicales, son marcas de revolución y criatividad em el movimiento rock’n roll, pero, al mismo tiempo, las letras de las músicas reafirman sentidos relacionados a um discurso Hebrew y uma moralidad burguesa, em las cuales las nociones de amor, sexo, y el papel de la mujer estan relacionados al pecado y a la inmoralidad. Por outra parte, la felicidad y la sabedoria serian alcanzadas atraves de la renuncia a los plazeres del cuerpo. La teoria y la metodologia del análise del discurso de liña francesa serviran como instrumento para evidenciar este panorama heterogeneo que constituye al movimiento/discurso del rock’n roll, lo que contrasta com lo que tradicionalmente se instituyó y se instituye sobre él. Se buscará comprender la heterogenidad del discurso del rock, por médio de sus letras.O Rock’n roll surgiu após a Segunda Guerra Mundial e a sua proposta era a de contestar os velhos costumes da época. Assim, o que este trabalho quer mostrar é que mesmo entendido como um dos ícones da chamada contracultura, o que se observa em muitas das letras de músicas produzidas por estes artistas “rebeldes” é uma incongruência com os ideais que eles mesmos se põem a contestar. De fato, o comportamento, o estilo de vida, além das criações musicais são marcas de revolução e criatividade no movimento Rock’n roll , mas, ao mesmo tempo, as letras das músicas remetem a sentidos relacionados a um discurso judaico-cristão e a uma moral burguesa em que as noções de amor, sexo e o papel da mulher estão ligados ao pecado e à imoralidade, sendo que, em contrapartida, a felicidade e a sabedoria seriam alcançadas por meio da renúncia aos prazeres do corpo. A teoria e o método da Análise de Discurso, de linha francesa, servirão como instrumentos de análise para evidenciar este panorama heterogêneo que constitui o movimento/discurso do Rock’n roll, que contrasta com que freqüentemente se instituiu e se institui sobre ele. Buscar-se-á compreender a heterogeneidade ideológica que constitui o discurso do rock, por meio de suas letras.Martins, Marci FiletiCiappino, Cesar Andres2018-01-17T17:15:52Z2020-11-26T21:18:16Z2018-01-17T17:15:52Z2020-11-26T21:18:16Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3247Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemFlorianópolisporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T16:52:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3247Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:52:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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