Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vida, Thais
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Laura, Simões, Raphaela, Braga, José Luiz, Drumond, Karolayne
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21212
Resumo: Introdução: As doenças isquêmicas do coração, constituem a doença cardiovascular mais prevalente, sendo a principal causa de morte em todo mundo. Portanto, requer manejo e tratamento imediato. Sobre a miocardite, estudos sugerem que ela é importante causa de morte súbita e inesperada. Estudos verificaram que 13,2% dos pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) apresentam coronárias normais ou desobstruídas, esta entidade clínica foi denominada MINOCA (Infarto do Miocárdio com Artérias Coronárias Não-Obstrutivas). Esta tem grande importância pois possui um quadro clínico complexo, está associada ao aumento do risco de eventos cardiovasculares. Objetivos: Comparar dados de pacientes com MINOCA diagnosticados com miocardite e isquemia miocárdica, e encontrar alterações que possibilitem o diagnóstico diferencial através de alterações clínicas, exames laboratoriais e de imagem. Material e métodos: Trata-se de estudo observacional transversal através de dados coletados de pacientes admitidos no Hospital Mater Dei de Belo Horizonte com suspeita de SCA no período de 2010 a 2021. Resultados: Na realização deste estudo foram selecionados 111 pacientes, com idade média de 55,9 anos. Sendo a hipertensão arterial sistêmica a comorbidade mais presente na população. A FEVE média verificada foi de 57,3. Dos selecionados, 65% apresentaram padrão de isquemia e 35 % com padrão de miocardite pela RMC. A análise demonstrou que dislipidemia e FEVE tiveram diferenças significativas entre os grupos. Sobre as características eletrocardiográficas entre os grupos, não se observou diferença significativa. Conclusão: A FEVE e a dislipidemia demonstraram uma diferença significativa em relação ao diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia em pacientes com MINOCA.
id Ânima_e4f546489fedb1ccee4696764fb9d87b
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21212
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.Isquemia MiocárdicaMiocarditeDiagnóstico DiferencialIntrodução: As doenças isquêmicas do coração, constituem a doença cardiovascular mais prevalente, sendo a principal causa de morte em todo mundo. Portanto, requer manejo e tratamento imediato. Sobre a miocardite, estudos sugerem que ela é importante causa de morte súbita e inesperada. Estudos verificaram que 13,2% dos pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) apresentam coronárias normais ou desobstruídas, esta entidade clínica foi denominada MINOCA (Infarto do Miocárdio com Artérias Coronárias Não-Obstrutivas). Esta tem grande importância pois possui um quadro clínico complexo, está associada ao aumento do risco de eventos cardiovasculares. Objetivos: Comparar dados de pacientes com MINOCA diagnosticados com miocardite e isquemia miocárdica, e encontrar alterações que possibilitem o diagnóstico diferencial através de alterações clínicas, exames laboratoriais e de imagem. Material e métodos: Trata-se de estudo observacional transversal através de dados coletados de pacientes admitidos no Hospital Mater Dei de Belo Horizonte com suspeita de SCA no período de 2010 a 2021. Resultados: Na realização deste estudo foram selecionados 111 pacientes, com idade média de 55,9 anos. Sendo a hipertensão arterial sistêmica a comorbidade mais presente na população. A FEVE média verificada foi de 57,3. Dos selecionados, 65% apresentaram padrão de isquemia e 35 % com padrão de miocardite pela RMC. A análise demonstrou que dislipidemia e FEVE tiveram diferenças significativas entre os grupos. Sobre as características eletrocardiográficas entre os grupos, não se observou diferença significativa. Conclusão: A FEVE e a dislipidemia demonstraram uma diferença significativa em relação ao diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia em pacientes com MINOCA.Barros, MárcioVida, ThaisFerreira, LauraSimões, RaphaelaBraga, José LuizDrumond, Karolayne2022-02-15T17:39:56Z2022-02-15T17:39:56Z2021-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis28application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21212VespasianoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-02-15T21:09:49Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21212Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-02-15T21:09:49Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.
title Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.
spellingShingle Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.
Vida, Thais
Isquemia Miocárdica
Miocardite
Diagnóstico Diferencial
title_short Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.
title_full Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.
title_fullStr Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.
title_full_unstemmed Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.
title_sort Análise de variáveis clínicas e laboratoriais no diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia miocárdica em pacientes com minoca.
author Vida, Thais
author_facet Vida, Thais
Ferreira, Laura
Simões, Raphaela
Braga, José Luiz
Drumond, Karolayne
author_role author
author2 Ferreira, Laura
Simões, Raphaela
Braga, José Luiz
Drumond, Karolayne
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Márcio
dc.contributor.author.fl_str_mv Vida, Thais
Ferreira, Laura
Simões, Raphaela
Braga, José Luiz
Drumond, Karolayne
dc.subject.por.fl_str_mv Isquemia Miocárdica
Miocardite
Diagnóstico Diferencial
topic Isquemia Miocárdica
Miocardite
Diagnóstico Diferencial
description Introdução: As doenças isquêmicas do coração, constituem a doença cardiovascular mais prevalente, sendo a principal causa de morte em todo mundo. Portanto, requer manejo e tratamento imediato. Sobre a miocardite, estudos sugerem que ela é importante causa de morte súbita e inesperada. Estudos verificaram que 13,2% dos pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) apresentam coronárias normais ou desobstruídas, esta entidade clínica foi denominada MINOCA (Infarto do Miocárdio com Artérias Coronárias Não-Obstrutivas). Esta tem grande importância pois possui um quadro clínico complexo, está associada ao aumento do risco de eventos cardiovasculares. Objetivos: Comparar dados de pacientes com MINOCA diagnosticados com miocardite e isquemia miocárdica, e encontrar alterações que possibilitem o diagnóstico diferencial através de alterações clínicas, exames laboratoriais e de imagem. Material e métodos: Trata-se de estudo observacional transversal através de dados coletados de pacientes admitidos no Hospital Mater Dei de Belo Horizonte com suspeita de SCA no período de 2010 a 2021. Resultados: Na realização deste estudo foram selecionados 111 pacientes, com idade média de 55,9 anos. Sendo a hipertensão arterial sistêmica a comorbidade mais presente na população. A FEVE média verificada foi de 57,3. Dos selecionados, 65% apresentaram padrão de isquemia e 35 % com padrão de miocardite pela RMC. A análise demonstrou que dislipidemia e FEVE tiveram diferenças significativas entre os grupos. Sobre as características eletrocardiográficas entre os grupos, não se observou diferença significativa. Conclusão: A FEVE e a dislipidemia demonstraram uma diferença significativa em relação ao diagnóstico diferencial entre miocardite e isquemia em pacientes com MINOCA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
2022-02-15T17:39:56Z
2022-02-15T17:39:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21212
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 28
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Vespasiano
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415825188257792